04 janeiro 2012

Rejeição - A Rejeição e a Sua Percepção

 
A Rejeição e a Sua Percepção

Se você tem uma raiz de rejeição em sua vida, pro­vavelmente aprendeu a responder às coisas da forma que Deus nunca planejou. Por exemplo, se entra num local e não lhe dão atenção imediata, você assume que todas as pessoas naquele lugar não gostam de você. Você se sente rejeitado simplesmente porque percebeu que não obteve atenção. Agora, na verdade, isso pode ser a coisa mais distante da realidade. É totalmente possível que as pessoas na sala simplesmente não tenham notado que você chegou!
Eu me lembro de quando uma das minhas funcionárias tinha sentimentos feridos porque achava que eu prestara mais atenção em outras do que nela em certo evento. Eu nunca a teria ofendido! Quando fiquei sabendo como essa moça se sentia, fui ao Senhor e disse: "Deus, ela se sentiu rejeitada, e eu nem mesmo a vi! Por que o Senhor não me faz ver pessoas como essa moça? Não quero machucar os sentimentos de ninguém"!
O Senhor me disse: "Você não a viu porque Eu não queria que a visse! Eu a ocultei de você porque ela pensa que precisa da sua atenção, mas sei que esta é a última coisa de que ela necessita! Estou tentando levá-la ao ponto em que ela não baseará seu valor em obter a atenção de outras pessoas". Isso me ensinou uma grande lição: freqüentemente o que nós pensamos não é o de que realmente precisamos.
Como uma pessoa com raiz de rejeição em sua vida tenta nos pressionar a dar-lhe atenção ou o suporte que ela quer, a tendência natural é tentarmos realmente dar-lhe isso. Pensamos que estamos ajudando e abençoando, mas, se não atentarmos para a direção de Deus, nossa atitude pode ser a última coisa de que a pessoa realmente precisa. Ao tentarmos lhe dar o que quer, podemos estar mantendo-a presa aos seus problemas bem mais tempo do que ficaria de outra forma. Com o objetivo de ser livre, devemos deixar que Deus tire seu "apoio". Isso pode fazê-la sentir-se muito insegura e desconfortável por um tempo, mas é necessário... A cura envolve dor! O amor real não aliviará a dor, caso a atitude de "enfrentar" signifique melhora a longo prazo.
Uma pessoa com raiz de rejeição não se sente bem a respeito de si mesma. Ela está operando com uma de­ficiência emocional, não aprendeu que seu valor é baseado naquilo que ela é em Cristo, e não na forma como outras pessoas reagem a si.
Uma das coisas que digo às pessoas em meus seminários é: "Não deixe que a maneira como as outras pessoas o tratam determine seu valor. Você deve crescer até ser confiante o suficiente para crer que tem dignidade ei valor. Se outras pessoas não pensam assim, elas é que estão com problemas".
Isso não significa que não temos coisas erradas conosco ou que não precisemos mudar! Mas, se tudo o que basta para o diabo destruir nosso valor é encontra» alguém que nos rejeite, então estaremos em grandes problemas. Sempre haverá aqueles que não gostam da forma como fazemos as coisas. Repito: Não deixe que a opinião de alguém determine seu valor.
Devemos deixar que Deus remova as percepções erradas que colorem nosso pensamento e substituí-las por percepções corretas e divinas a respeito de nós mesmos e dos outros.
Quando preparo uma mensagem para um seminário ou um livro, freqüentemente experimento parte daquilo que estou estudando com a finalidade de obter a mensagem. Deus usa minha experiência e me dá uma grande libertação pessoal, assim como uma informação de primeira mão para usar durante o ensino. Experiências pessoais me atingem para que eu possa compartilhar a revelação com os outros. Portanto, comumente, tenho várias oportunidades exclusivas que me ajudam a descobrir como percebemos as coisas de forma errada quando temos uma raiz de rejeição!
__,_._,___