30 janeiro 2012

NÃO COMPLIQUE DEMAIS AS COISAS TENTANDO 'ESPIRITUALIZÁ-LAS'!



NÃO COMPLIQUE DEMAIS AS COISAS TENTANDO 'ESPIRITUALIZÁ-LAS'!


O que você entende por "dependência de Deus" ou "fazer a vontade de Deus"?

Muitas pessoas acham que ser dependente de Deus ou fazer a vontade de Deus é nunca ter nenhuma iniciativa própria e deixar Deus "resolver tudo".

A partir dessa idéia surgem pessoas que afirmam não saírem de casa para o Banco, ou para fazer compras, ou mesmo para trabalhar sem que tenham feito uma oração e recebido alguma direção de Deus. Essas pessoas não escolhem um médico com quem se consultar, nem o carro que irão comprar, muito menos a pessoa com quem vão namorar ou casar sem que tenham alguma indicação de que aquela opção foi a que Deus inconfundivelmente escolheu.

Pessoas assim não fazem uma viagem sem antes ter alguma sensação, sinal, ou outra manifestação qualquer que lhes confira uma vontade específica de Deus. Não conseguem compartilhar uma boa idéia sem se ancorar em afirmações como: "Deus me falou", ou, "Estou sentindo que isso é de Deus".

Desculpe-me se vou ser direto demais, mas ao invés disso tudo parecer espiritualidade, muitas dessas atitudes me parecem mais infantilidade. É claro que eu creio que nossa vida deve ser pautada no relacionamento e na direção de Deus. Você deve lembrar tão bem quanto eu do exemplo do servo de Abraão que pediu ajuda para acertar na escolha da moça que seria a esposa de Isaque (Gênesis 24:1-67), ou do sinal que Gideão pediu como uma confirmação da sua chamada (Juízes 6:36-40).

Mas, você lembra-se de mais alguém na Bíblia que fez a mesma coisa que Gideão ou o servo de Abraão?

Então, por favor, não tome isso como algo que todos nós devemos fazer sempre antes de tomarmos qualquer decisão, pois caso pense desse jeito, qualquer dia você pode estar fazendo a seguinte oração: "Senhor, se for da tua vontade que eu vá trabalhar hoje, então eu quero que lá fora esteja chovendo!" ou "Senhor, se esse negócio vem de ti, eu quero que a pessoa sente-se na minha frente, assine todos os papéis e não me pergunte nada!"

São através das escolhas que fazemos diariamente que aprenderemos a ter o caráter de Cristo.

"Senhor, queres que eu compre o Fusca ou a Mercedes?" – Ora, a decisão é sua!  Qual o seu desejo? Qual dos dois você tem condições de comprar e manter?

Então, você "sente" e compra a Mercedes, e daqui a dois meses não consegue mais pagá-la. Pergunto: foi Deus quem fez essa escolha ou foi você? E onde fica o que você "sentiu" no dia da compra?

Já vi até alguns chegarem aos extremos orando assim: "Senhor, que refrigerante devo tomar?" - Dá pra acreditar nisso?

Você pede que Deus lhe dê uma namorada, mas se você não sair de casa, não prestar atenção nas suas amizades, não conversar com nenhuma moça, como você espera que Deus lhe dirija? Você acha que Deus vai "jogá-la" no seu colo ou na frente da sua casa?

Vamos ser francos: todos gostariam de conhecer, namorar, noivar com uma única pessoa antes de se casarem. Mas isso nem sempre acontecerá. Você terá de namorar, conhecer a pessoa, não brincar com os sentimentos dela, ver se seus valores e sonhos na vida podem ser compartilhados juntos, e nesse processo (que pode ser demorado) você descobrirá se essa é ou não a vontade de Deus.

Eu oro todos os dias para que Deus dirija os meus passos e para que eu possa saber qual a boa, perfeita e agradável vontade de Deus para minha vida... Ah, mas depois de orar, quantas vezes eu fico "forçando" as portas que Deus mantém fechadas! Quantas vezes eu me "recuso" a entrar pelas portas que Ele está "mansamente" me "convidando" para entrar.

Sim, você e eu corremos o risco de tomarmos decisões erradas, de nos precipitarmos, de "colocarmos a carroça na frente dos bois", mas isso faz parte da nossa humanidade. E são diante de muitas situações inusitadas que aprenderemos a caminhar descobrindo a vontade de Deus para nossas vidas.

Gosto muito de uma canção de Kléber Lucas chamada "DEUS CUIDA DE MIM!"

"Eu preciso aprender um pouco aqui. Eu preciso aprender um pouco ali. Eu preciso aprender mais de Deus. Porque ele é quem cuida de mim. Se uma porta se fecha aqui. Outras portas se abrem ali. Eu preciso aprender mais de Deus. Porque ele é quem cuida de mim. Deus cuida de mim.
Deus cuida de mim na sombra das suas asas. Deus cuida de mim, eu amo a sua casa. E não ando sozinho, não estou sozinho, pois sei: Deus cuida de mim.
Se na vida não tem direção É preciso tomar decisão
Eu sei que existe alguém que me ama
Ele quer me dar a mão."

Sim, eu preciso aprender a tomar minhas decisões discernindo a vontade de Deus para minha vida, mas isso se dará em um eterno aprendizado. Viver pela fé é aprender a viver quando não há milagres, nem sinais ou algo "extraordinário". É aprender a confiar que estou debaixo das asas do meu Senhor, e que Ele sempre cuida de mim!

Deus te abençoe!

Sérgio Müller