29 setembro 2011

Preparando os Filhos para o Casamento - parte 1

 

Autor(a): Pr. Davi Merkh

Talvez um dos perigos maiores que ameaça nossos filhos seja a falta de preparo que os próprios pais dão para seus filhos para o casamento.  Precisamos resgatar o envolvimento dos pais nos relacionamentos românticos de seus filhos.  Mas se isso há de acontecer, precisamos começar cedo--não adianta abaixar regras e padrões com seu filho jovem se não preparou o caminho antes, quando tinha 7 ou 8 anos!
Enquanto nos esforçamos muito para preparar nossos filhos para o vestibular, para a carreira e outras atividades importantes da vida, são poucos os pais que realmente se dedicam ao preparo dos seus filhos para o casamento.   Este treinamento começa cedo e continua até o dia em que nossa "princesa" (ou príncipe)  repete seus votos para seu "príncipe encantado" (ou princesa).
Pais e mães que querem o melhor para seus filhos devem se preocupar em ensiná-los habilidades essenciais para o bom funcionamento do lar.  Tanto homens quanto mulheres devem ter noções básicas de como cozinhar, costurar, lavar roupa, organizar seu dia, cuidar das contas bancárias, fazer consertos simples em casa e no carro e tomar decisões financeiras.  Todo pai digno do nome quer que seu filho seja mais bem-sucedido que ele. 
Mas se esse é o caso com habilidades materiais, quanto mais com habilidades morais!  Precisamos fazer tudo possível, usando toda arma no nosso arsenal paterno, para proteger e preparar nossos filhos para pureza moral e um casamento feliz.
Sugerimos algumas idéias para pais que querem assumir seu papel bíblico como guardiões do coração dos seus filhos.  Somos chamados para protegê-los, mas também prepará-los para a instituição mais sagrada e digna na face da terra--o casamento.
A Chave do Coração.
          Nestes dias em que parece quase impossível vencer a luta contra sensualidade, pais cristãos precisam tomar providências e serem pró-ativos (e não somente reativos) diante de uma cultura altamente sensual.  O coração é a fonte de vida (Pv. 4:23) e os pais têm a responsabilidade de proteger a pureza e inocência de seus filhos. 
Num momento oportuno, os pais devem sair com sua filha para uma noite especial só os três.  Depois da refeição entregam um presente para ela--um colar com um coração pendurado.  O pai deve explicar que o coração representa o coração da filha, que deve ser protegido a qualquer custo, e que Deus chamou o pai para ajudar nesta tarefa.  O alvo é que ela chegue no dia do casamento como um "jardim fechado" (Ct. 4:12).  Por isso, o pai guardará consigo a chave, representando a pureza moral da filha. 
A chave poderá ser entregue ao noivo como parte da cerimônia de casamento.  Nesta altura, quando o pai tradicionalmente entrega a noiva para o noivo, o pai também deve entregar a chave para ele.  A chave serve como testemunho simbólico de que ela foi guardada pura para o noivo, e que daqui em diante, ele será o protetor do coração da esposa.
"A chave do coração" serve como símbolo sempre presente na vida da moça na sua juventude do seu compromisso com os pais e com Deus.  Não é um amuleto que garante sua pureza, mas certamente será um passo na direção certa.
O Baú do Tesouro.
          Essa idéia é a versão masculina da "Chave do Coração".   Os pais (ou, se for necessário, somente o pai ou a mãe) devem sair com seu filho para uma atividade especial.  Parte da conversa deve voltar-se para a importância de pureza moral e a proteção do coração do jovem (Provérbios 7).  Ao terminar a conversa, os pais entregam um baú rústico e pequeno com fecho apropriado para colocar um cadeado.  Dentro há um pingente de ouro no formato de um coração.  O coração representa o coração do filho, que será guardado puro até o casamento.  O filho junto com seus pais devem fechar o baú com cadeado.  Os pais guardarão a chave, e o filho guarda o baú num ponto de destaque em seu quarto para servir de lembrança de seu compromisso diante de Deus e dos pais.
Assim como na idéia anterior, esse "memorial" também poderá fazer parte da cerimônia de casamento.  O coração poderá ser entregue à noiva pelo noivo, assim demonstrando o coração puro guardado para ela.

Continue lendo...
__
__,_._,___