26 setembro 2011

Perseverança Altruísta

 


*** Perseverança Altruísta ***

"Tem cuidado de ti mesmo e do teu ensino; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem." - I Timóteo 4:16.

Você já ouviu a história dos dois amigos que se perderam após uma avalanche na neve? Após a avalanche um deles ficou desacordado, mas ainda vivo. O outro amigo ciente de que seus músculos estavam se enrijecendo devido à baixa temperatura não sabia o que fazer. Voltaria para a base sozinho ou tentaria carregar o seu amigo? Ele não estava certo de que mesmo sozinho conseguiria chegar vivo à base pois o frio era intenso. O que fazer?

Naquele momento crítico ele tomou uma decisão altruísta: levaria seu companheiro em suas costas até a base e perseveraria até o fim. O fato é que o esforço físico exigido para caminhar e carregar o amigo fez com que a circulação sanguínea fosse mais intensa e isso trouxe calor ao seu corpo e ao corpo do amigo. Ambos se salvaram. Se ele não perseverasse ou fosse egoísta, talvez não tivesse chegado vivo à base e certamente seu amigo teria morrido.

A vida do cristão é de perseverança altruísta. "Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem", disse Paulo.

Nossa perseverança na carreira cristã não deve ter como alvo apenas a nossa salvação, mas também a salvação do nosso próximo. Que neste dia possamos perseverar altruisticamente e que sejamos salvos juntamente com aqueles que ajudarmos.

Oração: Deus Salvador, eu lhe dou graças por sua bondade e salvação, por altruisticamente ter enviado o Seu Filho para morrer por mim, um pecador. Às vezes me sinto fraco e fico na dúvida se devo prosseguir ou desistir. Ajuda-me a perseverar até o fim e ser salvo, como também as pessoas que me cercam. Salva-me hoje. Em nome de Jesus. Amém.
__,_._,___