23 setembro 2011

Conceito Bíblico de Maior



Conceito Bíblico de Maior  |  Pr. Olavo Feijó

Mateus 23:11 - O maior dentre vós será vosso servo.

No sermão em que cesura escribas e fariseus, Jesus define os valores que seus discípulos devem viver. No que se refere a prestígio espiritual, Ele afirma: "O maior entre vós será vosso servo" (Mateus 23:11).

A instituição da escravatura, que vem desde a antiguidade oriental e penetrou o mundo ocidental, estabeleceu a postura de que servir é ser inferior. Ter servos sempre foi um sinal de prosperidade e poder. Como este conceito permeou toda a estrutura humana da vida em sociedade, naturalmente também permeou as práticas da vida religiosa. O sermão de Jesus Cristo foi endereçado, exatamente, aos poderosos eclesiásticos, para quem servir os outros era sinal de indignidade.

É importante observar que, desde antes da Sua encarnação como Messias, as profecias a Seu respeito já se referiam a Ele como o "Servo Sofredor". Quanto a Jesus, Ele foi enfático: "o Filho do Homem não veio para ser servido, para para servir..." Só que a mensagem que ensina a dignidade espiritual do serviço não é fácil de ser digerida. Ela exige, no mínimo, compreensão e vivência da pessoa do Cristo. E ela flui dentro de nós, quando diminuímos nossa resistência ao poder transformador do Seu amor em nós. Sua realidade e praticidade tem até chamado a atenção de autores, escrevendo livros sobre o líder, como um servidor de sua empresa. Como cristãos, Cristo Jesus nos dá a última palavra: "o maior entre vós será vosso servo".