05 setembro 2011

Belém, desde a Eternidade





Belém, desde a Eternidade  |  Pr. Olavo Feijó

Miquéias 5:2 - E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.

Dentre as várias profecias que se cumpriram com a ocorrência do nascimento de Jesus, uma delas se refere à pequena cidade de Belém: "Mas tu, Belém Efrata... de ti é que me sairá Aquele que há de ser reinante em Israel... desde a eternidade" (Miqueias 5:2).

O profeta Miqueias, humano como nós, não possuía nenhuma capacidade que o habilitasse a conhecer o futuro, quando o Messias deveria nascer como homem. Muito menos ainda lhe era possível ver o passado, contemporâneo da eternidade do Senhor. Faz sentido, então, achar que os detalhes relacionados com o nascimento do Cristo encarnado devem ter sido revelados a ele.

Em nossa visão bíblica, o Revelador dos escritos de Miqueias transita livremente entre Sua realidade eterna e a nossa temporalidade humana. Nada de mais, então, que Ele tivesse escolhido Belém, "desde a eternidade". Também, nada de mais que Ele "nos tenha escolhido para ser Seus filhos, desde antes da fundação do mundo". A ínfima realidade do nosso aqui e agora só faz sentido, em última análise, quando aceitamos o fator de um Criador que não se limita, dentro de nossas quatro dimensões. Desde a Sua incompreensível eternidade, o Senhor continua nas Suas iniciativas de nos equacionar, para viver com Ele. Como Belém, nós também fomos escolhidos "desde a eternidade".