06 agosto 2011

PORQUE DEVO ME ALEGRAR ???

 
 
PORQUE DEVO ME ALEGRAR ???
 
"Ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó". (Salmos cap.103 vers.14).
 
A onisciência de Deus é causa de desconforto e mesmo de medo para aqueles que não tiveram seus pecados cobertos pela justiça de Cristo. Todavia, por 3 razões Sua onisciência é uma grande benção e um motivo de alegria entre os cristãos.
 
1) PORQUE DEUS SABE DE TODAS AS COISAS:  Deus conhece o pior de nós e ainda assim nos amou e salvou. Em nossos relacionamentos, com frequência tememos que algo em nós possa vir à luz para nos separar das pessoas. Se não é assim, porque somos tão cuidadosos em mostrar nosso melhor aos outros ??? Entretanto, Deus já conhece o pior de nós e mesmo assim continua a demonstrar Seu amor.
 
Não precisamos temer que algo dentro de nós surja e surpreenda Deus, que algum esqueleto saia de nosso armário para expor nosso passado constrangedor, ou que algum informante fale com clareza contra nós, para nos envergonhar. Não pode acontecer nada que já não seja conhecido por Deus. Confortemo-nos de que o Espírito Santo não habita em nós como um espião, a fim de descobrir nossas fraquezas e contá-las a Deus para nossa condenação. O Espírito Santo sabe que Cristo foi condenado em nosso lugar, e veio habitar em nós como (contador) e (caixa do banco) de Deus, para sempre nos lembrar de nosso saldo de crédito, e dar-nos os frutos de nossa herança, a fim de que possamos viver no triunfo que Ele adquiriu para nós.
 
2) PORQUE DEUS CONHECE O PIOR E O MELHOR DE NÓS:  A onisciência de Deus é uma grande é uma grande benção, porque o Senhor não apenas conhece o pior de nós, como também conhece o melhor, mesmo que esse melhor não seja conhecido por nenhuma outra pessoa. Há momentos em que agimos muito bem em alguma situação e ainda assim achamos que passamos despercebidos; ou fazemos o melhor possível, mas falhamos, pois nosso ato é mal interpretado.
 
Às vezes as coisas acontecem de uma forma que não planejamos, daí as pessoas questionam (mesmo nossos amigos): "Como o fulano pode fazer uma coisa dessas ? Eu tinha um conceito muito melhor dele". Elas não sabem da situação nem conhecem nosso coração. Mostram-se críticas, e nada que fazemos ou dizemos parece mudar a opinião delas. O Deus que sabe todas as coisas, também nos conhece e sabe que na realidade demos o melhor de que fomos capazes. O Senhor não nos julga nem nos condena.
 
3) PORQUE DEUS SABE MUITO BEM O QUE FAZER CONOSCO:  Deus estabeleceu o propósito para qual fomos criados, e com certeza nos conduzirá ao cumprimento de nosso desígnio em seu devido tempo.
 
Deus está determinado a tornar-nos como Jesus Cristo. Esse é o Seu propósito com a redenção. A redenção começa com o pré-conhecimento eletivo de Deus de Seu próprio povo, Sua predestinação para que seja conformado à imagem de Cristo. Além disso, a redenção inclui o chamado desses eleitos por Deus para a salvação, a justificação pela obra de Cristo e, por fim, a glorificação, como resultado de que os propósitos do Senhor para eles são totalmente atingidos.  
 
  Por vezes, ficamos desanimados na vida cristã, e por boas razões. Damos um passo à frente e recuamos meio. Somos bem-cucedidos uma vez, porém depois falhamos duas vezes. Vencemos a tentação, mas também caímos em muitas outras e várias vezes. Declaramos: "Não estou progredindo nem um pouco. Estou sendo pior este ano do que no ano passado. Deus deve estar desanimado comigo". No entanto, Deus não desiste de nós.  
 
 Esse é o ponto. Deus sabe de tudo. por isso, ainda que seja verdade que Ele tem total conhecimento de nossos fracassos e vitórias, ainda que as vitórias sejam poucas, o Senhor tem conhecimento total de muito mais do que isso. Ele sabe o que seremos um dia, quando, pela Sua graça, ficarmos semelhantes à imagem de Jesus Cristo. Isso é certo. Portanto, devemos pôr nossa confiança nessa verdade, embora os desalentos sejam muitos.
 
Quando estamos diante do Pai, com nossos pecados expostos, mas justificados por Cristo, ficamos perante qualquer um sem temer que nos conheça como somos de verdade. E podemos ter a ousadia de fazer o que é certo, mesmo que isso seja mal interpretado ou ridicularizado. Podemos ser pessoas de palavra porque Deus nos conhece. Não temos de fingir ser algo que não somos.
 
Por fim, tornamo-nos capazes de permanecer animados nas dificuldades. Porque Deus sabe de tudo, os cristãos podem descansar. Podemos orar com confiança, pois temos certeza de que nenhuma oração, nenhum grito por socorro, nem mesmo um soluço ou lágrima escapam ao conhecimento daquele que vê com profundidade nosso coração.
 
Às vezes, talvez nem consigamos orar. No entanto, como está escrito em (Isaías cap.65 vers.24): "e será que, antes que clamem, eu os responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei". Tudo o que é preciso é que tiremos essas verdades da prateleira alta da teologia e as coloquemos para funcionar enquanto vivemos.
 
 
QUE DEUS TE ABENÇOE...
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário