16 agosto 2011

Restaurando a Comunhão - Uma nova atitude 16/08/2011

 
Uma nova atitude

"Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai [...]" (vs18). Uma mudança estava sendo processada no interior daquele rapaz. Antes, só a mesa farta lhe vinha à mente. Agora, a figura do pai já estava presente em seus pensamentos. A casa aconchegante, a mesa farta, o carinho... O pai que ele desprezara era a fonte de tudo em sua vida. Ah, quantas pessoas vivem afastadas de Deus e se lembram dele somente nas horas difíceis, nos momentos de fome. Estão, na verdade, não em busca de Deus, mas da solução para os seus problemas. Porém, num dado momento, num toque do Espírito Santo, elas se voltam verdadeiramente para Deus, como a fonte de todas as coisas.
 Entendem que têm direito às bênçãos do Senhor, mas que precisam, primeiro, buscar o Senhor das bênçãos. "Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." (Mt 6.33.) Ele havia tomado uma atitude: procurar o pai. E o seu coração lhe cobrava outra atitude: a do arrependimento. Ele assumiria o seu erro diante do pai e lhe pediria perdão: "Pai, pequei contra o céu e diante de ti." (vs 18.) Ele estava disposto a enfrentar a sua culpa. Esta postura fez a diferença. Muitos tentam justificar os seus erros, transferir para outros a sua culpa, a responsabilidade nos resultados de suas escolhas.
Não gostam de assumir os seus próprios erros, não são humildes para voltar e dizer que erraram. É preciso ter coragem para rasgar o coração e dizer: "Pai, eu pequei! Pequei contra o céu e diante de ti". Porque o pecado é sempre contra Deus, ninguém peca contra outra pessoa sem primeiro pecar contra Deus. Mas quando assumem seus erros, a situação torna-se  completamente outra. Os princípios de Deus são cumpridos e as bênçãos são liberadas (Mt 5.23- 24; 37). Se ao pecarmos contra o outro, pecamos contra Deus, devemos nos reconciliar com a pessoa ofendida, para nos restituirmos da graça do Pai. Não fique triste se seu pai o ama apenas pelas suas qualidades, ou, se ele não ama por que não vê qualidades em você, embora você as tenha.
Saiba que Deus o ama como filho, não por merecimento, mas pela sua graça. E nem tampouco deixa de amá-lo por causa das suas dificuldades. Guarde no seu coração esta verdade: Deus o ama com o amor incondicional e eterno, e, através de Jesus Cristo, Ele o torna seu filho. Que privilégio tremendo! Deus o ama independente de você cumprir, ou não, os seus mandamentos. O seu amor é incondicional, independe de nossas atitudes. Contudo, as consequencias por não cumprilos serão desastrosas, assim como foram para o filho pródigo. Devemos cumprir todos os seus mandamentos, porque todos eles foram anunciados por amor, para o nosso próprio bem. Nós o amamos porque Ele nos amou primeiro e nos tornamos seus filhos devido à sua grande compaixão e misericórdia.
 Felizmente, o filho pródigo teve tempo para se reconciliar com o Pai, porém muitos morrem sem ter a coragem de voltar ao lar. Portanto, se você está afastado do convívio de Deus, volte imediatamente para Ele enquanto há tempo. Porque haverá um dia em que "andarão de mar a mar e do Norte até ao Oriente; correrão por toda parte, procurando a palavra do SENHOR, e não a acharão" (Am 8.12). Seja prudente e sábio, e não se esqueça: "Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." (Is 55.6.) Ao reconhecer o seu erro, o filho pródigo disse: "Já não sou digno de ser chamado teu filho." (vs. 21.) Ele se julgava indigno de retomar a sua condição de filho, contudo, por mais que ele tivesse pecado, não deixaria de ser filho, porque em suas veias ainda corria o sangue de seu pai.
Não renegue a sua identidade espiritual e volte para o seu amado Pai. Ele o espera de braços abertos! Deixe que esta marca permaneça em seu coração: o Espírito Santo; Ele é o penhor da nossa herança. Foi Deus, o Pai, quem nos amou e "que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração" (2Co 1.22). Se você está longe do Pai, percorrendo caminhos tortuosos, sofrendo as consequências do pecado, padecendo por opressões, pela culpa, pela solidão... Reaja! Você precisa apenas se lembrar qual é a sua identidade. E é a sua identidade de filho de Deus que lhe traz dignidade. Retome o seu lugar e desfrute novamente dos privilégios daqueles que habitam no esconderijo do Altíssimo (Sl 91.1; 1-3).
__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário