31 agosto 2011

Era do homem – Tempo dos Gentios

 
Era do homem – Tempo dos Gentios

Em entrevista na Revista Galileu, cientista diz que humanos alteraram tanto o planeta que deram início a uma nova época geológica: o Antropoceno

Segundo ele a Terra existe há 4,6 bilhões de anos; os humanos, há 195 mil.
Em menos de 0,01% da história terrestre, já alteramos tanto sua química e biologia que especialistas dizem que detonamos uma nova era: o Antropoceno – em grego, algo como "novidade humana".
O período teria começado há 200 anos, com a Revolução Industrial, e dado fim ao Holoceno ("totalmente novo"), ainda vigente na ciência tradicional.
A Comissão Internacional de Estratigrafia, que determina a divisão do tempo geológico, formou um grupo para decidir se estamos mesmo no Antropoceno. Seu diretor, o geólogo inglês Jan Zalasiewicz, diz que ainda é cedo para dizer se o termo será formalmente aceito, mas que não há dúvida: vivemos em um planeta moldado pela ação do homem.

E cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem. Lucas 21.24

Para a Geologia - "Antropoceno, novidade humana" - Era do Homem.
Para a Teologia - "Tempos dos gentios"
Para a História - Tempos Pós - Moderno

Segundo afirma o Geólogo Jan Zalasiewicz que o Antropoceno se diferencia de outros intervalos geológicos porque o estamos causando — e ele pode ser altamente danoso ao planeta e à biodiversidade. Gente de fora da geologia começou a se interessar pelo assunto porque ele nos dá uma ideia de como lidar com isso e proteger o planeta.

http://gtercio.blogspot.com/2011/08/era-do-homem-tempo-dos-gentios.html
__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário