06 agosto 2011

ALCANÇANDO BENÇÃOS DE DEUS.

 
 
ALCANÇANDO BENÇÃOS DE DEUS.
 
"Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou por sua glória e virtude, por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio a perseverança; com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor. Graça e paz vos sejam multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor". (2 Pedro cap.1 vers.3,5,6,7,2).
 
Nesta matéria, vamos identificar e entender quais são os principais meios pelos quais podemos alcançar as bênçãos de Deus. Mas antes vale lembrar que a oração, o estudo da Bíblia e o serviço cristão, estão entre estão entre as prioridades. Todavia, existem também outros 7 meios, e vale a pena considerá-los.
 
1) CONFIANÇA:  Um coração duvidoso, que não crê firmemente que receberá algo, não o receberá, tendo em vista que Deus não pode dar coisa alguma nesse caso. Tal coração é como um vaso que um homem segura movendo-o de um lado para o outro. É impossível derramar algo nesse vaso, por mais que a pessoa queira. Deus quer dar-nos o que desejamos, mas lá estamos, como um pedinte insensato, movendo nosso chapéu para lá e para cá, e querendo que alguma coisa seja colocada nele.
 
Confiar é o ítem primodial na santificação, pois se trata de tomar posse da Palavra de Deus e de saber entender que Ele já começou a obra da salvação em nós. Crendo no Senhor até aqui, podemos crer nele em outras questões. Se estivermos confiantes de que, verdadeiramente, começamos nossa jornada, podemos lidar com ela como deveríamos.
 
2) CONHECIMENTO: Saber de tudo não é essencial para a santificação. Saber o mínimo, entretanto, ajuda. Assim como a confiança é um fundamento prático, o conhecimento de nossa posição em Cristo é a estrada que leva à santidade.
 
O que os cristãos devem conhecer para crescer na vida cristã ??? A pessoa do Espírito Santo e a sua obra; a iniciativa de Deus de conduzir-nos à fé em Cristo; o ministério do Espírito de unir-nos a Cristo, do qual vem nosso novo status diante de Deus; nosso acesso ao Pai por meio da oração; e nossa segurança em Cristo.
 
Se você conhecer seu novo status, poderá tomar posse de certos privilégios. Se souber que o Altíssimo ouve suas orações, poderá ficar na dependência do Espírito Santo para orar e ter suas orações interpretadas. Se tiver segurança em Cristo, poderá até tropeçar ou cair, mas saberá que nada arrebatará você das mãos de Jesus.
 
3) ESTUDO DA BÍBLIA: A Sagrada Escritura é uma fonte de crescimento na vida cristã. Ela proporciona confiança e conhecimento. Contudo, esse meio de receber bênçãos é mais que isso. Pelo estudo bíblico, buscamos conhecer Deus pessoalmente. Na Bíblia, Ele revela a sí próprio e a Sua vontade para nós. Em (João cap.17 vers.17), Jesus Cristo disse em oração: "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade".
 
Se alguém quiser realmente conhecer Deus e a vontade dele para sua vida, o caminho principal deverá ser o Estudo da Palavra. Este estudo é a maneira pela qual Deus fala a nós. Para haver um diálogo com Ele, portanto, precisamos falar com Ele. É aí que entram a oração e a adoração.
 
4) ORAÇÃO E ADORAÇÃO: A oração e a adoração estão intimamente ligadas. Orar é falar com o Altíssimo por meio da adoração, da confissão, da ação de graças ou da intercessão. A adoração é um ato de louvor. Pode dar-se por meio de canções ou da exposição da Palavra de Deus. Por conseguinte, a adoração inclui oração e meditação.
 
Tanto a oração como a adoração se baseiam em nosso conhecimento de Deus por meio das Escrituras. A adoração é para ser exatamente como Jesus Cristo disse em (João cap.4 vers.24) "em espírito e em verdade". Deve fundamentar-se nas verdades concernentes ao Senhor, as quais são reveladas na Bíblia. Ambas são, essencialmente, um encontro com Deus, não um mero ato religioso.
 
A oração é como uma audiência com Deus. É entrar em Sua presença e pedir e receber coisas dele. A percepção desse fato transforma uma vida de oração. Para muitos, a oração é como um dever, muitas vezes, fastidioso. Mas agora, é um dos mais estimados privilégios. Antes o pensamento de muitas pessoas era: ("Quanto tempo devo passar orando ???"). Mas agora é: ("Quanto tempo posso passar orando sem prejudicar outros privilégios e deveres ???").
 
O mesmo pode ser dito da adoração. (Quanto tempo devo passar adorando a Deus sem prejudicar os outros deveres que Ele me concedeu ???).
 
5) COMUNHÃO: Por meio desse gesto, expressamos o novo relacionamento com outros cristãos. Por vezes, os cristãos pensam que o importante é o relacionamento com Deus, não com os homens.
 
Isso é pura ilusão. Todos nós devemos reconhecer nossa necessidade dos outros, bem como os dons que eles têm. Além disso, precisamos ser gratos pela comunhão que temos com eles na Igreja.
 
Quando a Igreja do primeiro século se reunia em Jerusalém, seus membros perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. A comunhão está em igualdade com outro meio de receber as bênçãos divinas.
 
6) SERVIÇO: Para que a vida cristã não seja egoista nem introvertida, deve haver serviço a Deus e aos outros, por meio do evangelismo, da generosidade e de outros atos de compaixão.
 
Hoje, o nosso papel deve ser compartilhar nossos bens materiais, assim como nosso tempo, encorajando e ensinando os outros, evangelizando ou contribuindo com nossos talentos ou habilidades para o crescimento da Igreja de Cristo.
 
"Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade". (Atos cap.2 vers.44,45).
 
7) O RETORNO DE CRISTO:  Um tipo de encorajamento e crescimento na vida cristã é o retorno de Cristo, nossa bem aventurada esperança.
 
Se somos cristãos, sabemos que Deus continuará Sua obra conosco até o dia em que formos como Jesus, por meio da morte ou da Sua segunda vinda. Sabemos que seremos como Cristo: puros, aperfeiçoados no amor e virtuosos.
 
Se crermos nisso, tentaremos ser como Ele o máximo que pudermos. Isso deve afetar todos os aspectos de nossa vida pessoal: nossas orações, nossas escolhas profissionais, nossa ética, nosso uso do tempo livre e nossas preocupações sociais.
 
O poeta inglês Robert Herrick escreveu o seguinte sobre a purificação:
 
"Senhor, confesso que só Tu podes purificar este coração. Os oceanos podem ser a água, e a terra, o sabão, contudo, se Teu sangue não me lavar, esperança não haverá".
 
Não sendo pela graça de Deus, não há esperança para ninguém. Porém, Ele nos concéde os meios que nos possibilitam crescer na graça, no amor e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
 
"Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro". (1 João cap.3 vers.2,3).
 
 
QUE DEUS TE ABENÇOE... 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário