28 julho 2011

Você Tem um Chamado/ Pr Márcio Valadão - Entraves no Corpo 3




 

O irmão que tem o dom da misericórdia ora e chora: "Senhor, abençoe aquele irmão, abençoe o papai daquela criança que está passando por tantas dificuldades". Ele tem a misericórdia, ou seja, ele abraça, acolhe, mas lhe"falta" o recurso. Porém, ao lado dele está assentado o irmão que tem o dom de contribuir. Mas onde está a beleza disso? O irmão que tem o dom de contribuir muitas vezes não chora, é "caladão", tem o semblante fechado. Mas quando exerce o dom que Deus lhe deu, ele completa o outro. Muitas vezes queremos que todo o Corpo seja a orelha.

O Corpo de Cristo não é um único membro. O Corpo de Cristo é belo e multiforme em sua ação e suas funções. O importante é você funcionar no Corpo. O que é profeta, cumpra o ministério de ser profeta. O que tem o dom de contribuir, cumpra o ministério de contribuir. Alguém pode estar frustrado porque muitas vezes queria ser aquele irmão que impõe as mãos sobre a cabeça dos enfermos e faz o paralítico andar. No entanto, o dom dele é de intercessão. Ele vai ao culto, vê alguém e começa a orar por aquela pessoa, intercedendo por ela. Mas diz: "Senhor, esse ministério de intercessor não aparece, ninguém nem fica sabendo".

A beleza da Igreja é exatamente essa. É quando vemos um irmão todo vestido, e só as mãos e o rosto aparecem. Entretanto, existem bilhões de células que estão trabalhando em seu corpo. Você tem que cumprir o seu ministério, o seu lugar no Corpo de Cristo; você deve funcionar no lugar em que Deus o colocou e não desejar, muitas vezes, o ministério que Deus não lhe designou. Outro obstáculo é a auto-suficiência. É quando alguém diz: "Eu sou orelha, então posso escutar Deus sozinho". Você pode até escutar Deus sozinho, mas vai precisar de um outro irmão que seja a boca para falar e transmitir ao resto do Corpo o que Deus disse a você, que é a orelha.

Um irmão é o olho, ele consegue ver, mas não consegue caminhar. É preciso ver a Igreja como um todo, ter a visão do Corpo como um todo. A auto-suficiência não pode existir. Nos versos 20 a 22 de 1 Coríntios 12, Paulo escreveu: "O certo é que há muitos membros, mas um só corpo. Não podem os olhos dizer à mão: Não precisamos de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não preciso de vós. Pelo contrário, os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários." Você é necessário.

Aquele irmão que é "fraquinho" não pode te ensinar a levantar "peso", mas ele pode te ensinar a ter paciência, a ter amor, a ser longânimo, perdoador e misericordioso. A Palavra do Senhor está dizendo exatamente isso:"Pelo contrário, os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários; e os que parecem menos dignos no corpo, a estes damos muito maior honra; também os que em nós não são decorosos revestimos de especial honra. Mas os nossos membros nobres não têm necessidade disso.

Contudo, Deus coordenou o corpo, concedendo muito mais honra àquilo que menos tinha, para que não haja divisão no corpo; pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros." (1 Coríntios 12.22-25.) Há irmãos cheios de honra, de vida, que sabem caminhar sozinhos e têm muito a dar. Porém, há aqueles que precisam de ajuda, de apoio, de carinho, de serem acolhidos. Em uma família com mais de um filho, aquele filho mais "fraquinho" é o que mais recebe cuidados. Quantas vezes chegam à igreja aqueles que são fracos, que precisam de cuidados, de fortalecimento, de amparo?

__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário