05 julho 2011

Você Tem um Chamado/ Pr Márcio Valadão - O Corpo e seus membros 4

 
Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo, por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor. Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo."
(2 Pedro 1.3-8.) Temos catalogados no Novo Testamento cerca de 25 dons espirituais dados por Deus a seu povo para que cada um possa ser exercido com graça e harmonia no Corpo de Cristo. Mais que apenas dons, são capacitações espirituais para que a Igreja funcione plena e perfeitamente. Mas para isso, é imprescindível ao ministério a atuação de cada irmão exercendo o seu dom espiritual. Alguns convencionaram que os dons espirituais são apenas os que estão listados na primeira carta de Paulo aos Coríntios. Nenhuma lista é exaustiva, e você deve tomar essas listas em conjunto. Paulo toca em um ponto importante ao dizer que ninguém pode ou deve ficar esquecido na Igreja. Quando você tem o entendimento, ou seja, a plena compreensão do que é a Igreja, o Corpo de Cristo, então, passa a ter a convicção de que é parte integrante e fundamental do Corpo de Cristo. O Corpo de Cristo é universal. O irmão lá na China é parte do Corpo de Cristo. O irmão americano é parte do Corpo de Cristo. E também tantos outros que estão espalhados por cada cidade e vilarejo dos cinco continentes do nosso Planeta. Entretanto, o Corpo de Cristo se expressa por meio de congregações locais. Existe para cada um desses membros do Corpo de Cristo uma congregação em particular.
Em Hebreus está escrito: "Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima." (Hebreus 10.25.) Existem milhões de brasileiros no País. Entretanto, esses brasileiros não moram todos em um só lugar. Eles estão reunidos por meio de famílias. E cada família é uma célula familiar. Sabemos que o diabo tem atacado, de uma forma terrível, aquilo que Deus tem estabelecido para congregar e unir as pessoas, ou seja, a família, a nação e a Igreja. 
Esses são os alvos do inimigo em uma terrível tentativa para desagregar e destruir: a família, a Igreja e a nação. Neste livro não vamos falar sobre a família e a nação. Queremos falar sobre a Igreja e sobre a visão da Igreja, pois é onde você deve e tem de frutificar. E para você frutificar, você precisa estar "plantado" em algum "terreno". Esse "terreno" é a igreja, uma congregação local, que é parte da Igreja Universal, que é o Corpo de Cristo. Você é parte integrante dessa Igreja. A Igreja é você não apenas no sentido de ser membro de uma igreja local, comparecendo aos cultos e/ou reuniões, mas de estar ali exercendo seus dons e executando as funções que lhes são entregues. Você precisa estar atuante. Ninguém que se encontra na Igreja pode dizer que é uma pessoa esquecida ou desfavorecida, ou simplesmente dizer: "Eu não recebi nenhum dom espiritual". Ao contrário, no momento em que você nasceu de novo, recebeu dons espirituais.
__._,
__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário