04 julho 2011

Você Tem um Chamado/ Pr Márcio Valadão - O Corpo e seus membros 3

 
 
O seu coração precisa começar a entender toda esta beleza que há nesse Corpo, que é o Corpo de Cristo. A beleza está na expressão de cada um de seus membros que atuam nele por meio dos seus dons e talentos. A beleza está nessa "descoberta". Não é um "descobrir" no sentido de procurar e achar, porque o dom ou a função é algo que você faz normalmente e o faz com alegria. Volto a fazer a pergunta: Qual é o seu dom? Não é difícil identificálo, desde que você simplesmente queira. Qual é o seu lugar no Corpo? O seu lugar no Corpo é aquele  onde você tem liberdade e, livremente, sente uma bênção tremenda em estar realizando aquela função no ministério no qual Deus o colocou. Imagino que se a mão pudesse falar, ela diria que sua alegria era saber que os pés a conduz para onde ela precisa estar. Como é importante esse entendimento em nosso coração em relação à nossa função no Corpo de Cristo. Se uma parte do nosso corpo ficasse parada, ela prejudicaria não só a si mesma, mas ao corpo todo.
Quando alguém sofre um acidente e a coluna é atingida, essa pessoa perde parcialmente os movimentos. Com isso, todo o corpo sente a dificuldade, porque agora o restante do corpo tem de suprir a necessidade daquela parte que é insubstituível. No Corpo de Cristo também são insubstituíveis as partes faltantes. Como disse o apóstolo Paulo. Veja o que ele afirma acerca da multifuncionalidade de cada um por meio dos dons espirituais: "A respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso. Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar; a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las. Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo- as, como lhe apraz, a cada um, individualmente."

(1 Coríntios 12.1,7-11.) No contexto desses versículos, Paulo falou de uma lista de dons espirituais. Claro que não são todos, pois os dons dados por Deus são inúmeros.  Veja o que Paulo escreveu em sua carta aos Romanos capítulo 12 versos 4 a 8: "Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros, tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé; se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo; ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria."
Agora veja o que ele disse em sua carta aos Efésios capítulo 4, versos 8 a 14: "Por isso, diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens. Ora, que quer dizer subiu, senão que também havia descido às regiões inferiores da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para encher todas as coisas. E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro." Pedro também comunga da mesma realidade abordada por Paulo acerca dos dons espirituais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário