31 maio 2011

Marta - Trabalhadora

 

__,_._,___
Marta - Trabalhadora
O trabalho é muito necessário, mas sem a COMUNHÃO com Cristo, de nada vale...

s

Verso BÍBLICO: "Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta com muitas coisas" Lucas 10:41.

 

Na Bíblia: Lucas 10:38-42

 


Marta convidou Jesus para seu lar. A hospitalidade era um dos deveres mais sagrados na cultura bíblica. Em um mundo sem pensões, hotéis, restaurantes ou polícia rodoviária, as pessoas só podiam sobreviver enquanto viajavam sese ajudassem mutuamente no caminho. Negar a hospitalidade era um dos pecados sociais mais odiosos. E não dar toda atenção possível a um convidado era motivo de grande vergonha.

Provavelmente Jesus não estava sozinho. Com ele andavam 12 discípulos e outros mais que simplesmente queriam acompanhá-lo. Fazer comida para tanta gente não era fácil. Marta, Maria e Lázaro eram irmãos e moravam juntos, sem a presença de seus pais.

O serviço sobrava todo para Marta, que parecia ser a imã mais velha. Marta era uma pessoa disposta em ajudar ao Mestre. E em outras ocasiões ela parece servindo e ajudando.

Podemos notar que Jesus não repreendeu Marta. Jesus precisa de "Martas", a igreja necessita de "Martas" que se dediquem ao serviço do Mestre. Jesus apenas disse: "Uma coisa te falta". Jesus não dispensou os serviços de Marta. O problema está em querer trabalhar pelo Mestre, sem se assentar aos pés do Salvador para reabastecer o coração.

Para reflexão:
1-      Como você se sente quando se vê trabalhando sozinha, enquanto os outros parecem estar de braços cruzados na igreja, sem fazer nada?
2-      Lutero costumava dizer: "Tenho tanta coisa pra fazer que, se não estudar a Bíblia e orar pelo menos uma hora, não conseguirei dar conta de fazer tudo que preciso hoje". Qual a vantagem de buscar comunhão com Deus, antes de começar o trabalho do dia-a-dia?
3-      Já obteve alguma experiência onde a leitura da Bíblia, a oração e os momentos passados a sós em comunhão com Deus fizeram a diferença no desempenho do seu trabalho para Deus? No desempenho do seu ministério na igreja, qual a importância da comunhão e ação?
4-      Qual sua reação quando a igreja não está realizando aquilo que você acha que deveria fazer?
5-      Com tanta coisa na igreja e na comunidade para serem feitas, e com a proximidade da volta de Jesus, qual a melhor maneira de mobilizar as pessoas para o serviço e desenvolver assim um ministério mais produtivo?

PENSE NISSO:
Jesus precisa de "Martas" que se disponham a servi-Lo. Que sedisponham a trabalhar mais por Cristo. Há muita coisa a ser feita pela Causa de Deus. Ele deseja que você ocupe seu lugar nesta obra. Era costume de Marta servir e trabalhar muito. A igreja necessita de "Martas" que se disponham a ajudar e levar avante Sua obra. Há muito trabalho a ser feito por nós mulheres, como por exemplo no ministério da recepção, visitação, pregação, evangelismo, estudos bíblicos, pequenos grupos, música, oração intercessória, contatos missionários, entrega de folhetos e outros. Porém, as "Martas" devem assentar aos pés de Cristo e sair ao trabalho com a certeza de que serão conduzidas pelo Espírito Santo, para que seu trabalho seja satisfatório, efetivo e produtivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário