17 maio 2011

Olhando para Frente - Parte II

 


"Hipócrita, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi, ou jumento e não o leva a beber?" - Lucas 13:15.



Ontem relembramos o episódio da cura da mulher que durante dezoito anos andou curvada. Graças ao poder de Deus manifestado por Cristo esta mulher endireitou-se. Esta cura foi realizada no sábado, dia que, segundo o quarto mandamento da Lei de Deus, deveria ser um dia de repouso. Ao ver que Jesus havia curado no sábado os líderes da religião judaica demonstraram insatisfação com o ocorrido. Pediram ao povo que não viessem para serem curados no sábado.

Ao ouvir isso, Jesus respondeu da seguinte forma: "Hipócrita, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi, ou jumento e não o leva a beber? E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão a qual há dezoito anos Satanás tinha presa?"

O posicionamento da liderança judaica era uma evidência da degeneração religiosa da época. Jesus, com sua resposta, demonstrou que da forma como a religião judaica estava sendo conduzida os animais recebiam mais atenção e cuidado do que os seres humanos. Cristo neste episódio não apenas ressaltou o espírito do sábado como sendo um dia apropriado para curar e salvar como também mostrou que o grande objetivo da religião não é o cumprimento formal de normas, mas a salvação e restauração do ser humano.

Que hoje tenhamos o mesmo espírito que Jesus tinha. Que nossa obra seja em favor de pessoas que precisam de nossa ajuda.

Oração: Pai querido, obrigado pela vida, pela saúde, pelo trabalho, pelo repouso e, principalmente, pela capacidade que o Senhor me deu para fazer o bem ao meu próximo. Que hoje eu possa esquecer de mim mesmo e priorizar o trabalho em favor do meu semelhante. Dá-me altruísmo, dá-me amor, dá-me espírito de perdão. Que cada pessoa que necessite de mim neste dia eu possa enxergar como sendo um filho teu. Ajuda-me a ajudar. Em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário