23 maio 2011

Cative o coração Dela Lysa Terkeurst Capítulo 24 Sua esposa precisa ser amada nos períodos em que é mais dificil amá-la


 
Capítulo 24

Sua esposa precisa ser amada nos períodos em que é mais difícil amá-la

As mulheres são criaturas emocionais complexas. Não é necessário que você entenda completamente ou mesmo imagine todos os "altos e baixos" que ocorrem na vida dela. Nem ela é capaz de entender tudo sobre si mesma. Mas procurar amá-la, a despeito de tudo, é um objetivo valioso a seguir. Cindy, de Princeville, demonstrou grande sabedoria ao responder minha pesquisa. Ela disse: "Se estou chorando, abrace-me. Se estou sorrindo, abrace-me. Se estou lavando os pratos, abrace-me. Se eu fugir do seu abraço, especialmente então, abrace-me!"
Tenha certeza de que sua esposa precisa ser amada nas ocasiões em que é mais difícil amá-la. Ao tentar explicar isto ao Art, percebi que eu precisava utilizar uma ilustração para ajudá-lo a entender. Ao pensar a respeito de qual exemplo usar para ajudá-lo a entender o que eu estava dizendo, decidi comparar as minhas necessidades emocionais às necessidades sexuais dele.
Sexo – este é um assunto que os maridos entendem muito bem. Pelo menos entendem a necessidade que tem de intimidade sexual de um modo consistente. Sei que se eu não estiver satisfazendo as necessidades intimas do Art, ele estará propenso a ser tentado nesta área. Se Art não estiver satisfazendo as minhas necessidades emocionais, estarei propensa a ser tentada nesta área. Provavelmente lutarei contra a insegurança e a duvida em relação a autenticidade do amor que ele sente por mim, se não estiver se esforçando para me satisfazer emocionalmente. Já enfatizei que a importância fundamental para minha vida vem do meu relacionamento com o Senhor, mas assim como Art precisa de mim sexualmente, preciso dele emocionalmente.
Este é o ponto onde o dilema freqüentemente acontece. Sei que é  mais difícil me amar nos momentos em que me sinto emocionalmente necessitada. Preciso que Art me satisfaça emocionalmente, assim como as minhas necessidades físicas precisam ser satisfeitas com comida. Se eu alimentar o meu corpo de modo consistente, terei energia e me sentirei capaz de trabalhar. Se, no entanto, meu corpo físico estiver faminto, me sentirei irritada, apática e incapaz de despender energia.
Imagine como se sente quando você e sua esposa passam um longo período sem relacionarem-se sexualmente. É assim que ela se sente quando já faz tempo que vocês dois não se unem emocionalmente. Nesta situação ela estará emocionalmente faminta e certamente apresentará os mesmos sintomas que descrevi quando um corpo sente falta de comida. Ela se mostrará irritada e difícil de amar. Mas quando isto acontece é quando ela mais precisa do seu amor.
Efésios 5.25-27 diz: "Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível". Um pouco antes destes versos, Paulo, autor deste livro da Bíblia, aconselha as esposas a obedecerem aos seus maridos (v.22). a Bíblia NIV Life Application Study Bible traz o seguinte comentário a respeito destes versos:

Paulo dedica o dobro de palavras para aconselhar os maridos a amar as suas esposas do que para pedir às esposas que obedeçam aos maridos. Como um homem deve amar sua esposa? (1) Deve estar disposto a sacrificar tudo por ela, (2) dar a maior importância ao seu bem-estar, e (3) cuidar dela como cuida de seu próprio corpo. Nenhuma esposa precisa temer submeter-se a um homem que a trata dessa maneira.

Cristo ama a igreja com o amor "ágape". Este é um amor puro, incondicional e sacrificial. É um amor baseado na decisão de que não importa como, esteja ela agradável ou mal-humorada, você decide amá-la. Este é o amor que faz com que o marido busque constantemente a sua mulher. Este amor procura ativamente saber como amá-la. Esse amor se dá e faz tudo o que é possível mesmo quando está cansado e não se sente em condições de fazer ou se dar. Este é o amor que conduziu Cristo a fazer o que fez pela igreja, dando por ela a própria vida. É assim que Deus quer que cada marido ame a sua esposa.
Em seu livro intitulado A Marriage Without Regrets, Kay Arthur escreve:

Como Jesus amou a igreja?
Ele se humilhou, cingiu-se com uma toalha e lavou os pés empoeirados, para que a igreja pudesse ser limpa. Alem disto, purificou-a com a lavagem de água, pela Palavra.
Ele ofereceu a sua carne para ser ferida por homens maus, para que a igreja se tornasse gloriosa, sem macula, nem ruga, nem coisa semelhante.
Ele morreu em uma rude cruz, para que a igreja se tornasse santa e irrepreensível.
Oh! Querido, o nosso Senhor nos ama com defeito e tudo! Incondicional, sacrificial, pacifica, permanente e afetuosamente. Deus perdoa e não abandona. Leia os evangelhos e veja-o em ação; leia as epistolas e veja-o sendo explicado. Então você saberá como o marido deve amar a sua esposa... Você pode imaginar o que aconteceria em todos os lares de seu país se os maridos começassem a amar suas esposas com este amor ágape? Você pode descrever o que aconteceria com o índice de divórcios? Ele cairia vertiginosamente como a bolsa de valores na Grande Depressão – a única diferença seria que ao invés de uma depressão, o seu país teria o maior crescimento já visto.

Isto é fácil? Claro que não. Vale a pena o esforço? Claro que sim. Haverá dias em que será fácil amar a sua esposa. Haverá dias em que para amá-la você precisará de toda a sua coragem e força. Permita-me deixar-lhe as palavras que o Senhor deu a Josué quando ele estava prestes a conduzir os israelitas à Terra Prometida. Josué também estava cansado. Também se sentiu incapaz. Talvez exatamente como você. Mas ele foi bem-sucedido porque guardou a Palavra de Deus em seu coração guerreiro: "Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares" (Js 1.9).


MELHORIA PARA O LAR – Leia Josué, capitulo 1 e registre os seus pensamentos aqui.










PENSAMENTO PARA O DIA – Posso todas as coisas naquele que me fortalece.
Filipenses 4.13
__.

__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário