20 maio 2011

Cative o coração Dela Lysa Terkeurst Capítulo 23 A tpm é real


 

Capítulo 23

A tpm é real

Art é um homem valoroso, que certamente gostaria de ter tido uma casa cheia de meninos. Porem Deus tinha um plano diferente para nossa família e nós temos uma cheia de meninas. Meninas que, devo acrescentar, têm roubado o coração do meu marido, e ele se deleita nelas todo o dia. Há uma coisa, no entanto, que têm deixado Art um pouco estressado sobre estar cercado por um mar de estrógeno. É a questão do hormônio.
Um dia estávamos tendo uma discussão a respeito das meninas e Art perguntou: "O que vou fazer quando vocês todas estiverem entrando na menopausa ao mesmo tempo?" Eu sorri. Sabia que o que ele estava querendo perguntar era: O que ele faria quando estivéssemos tendo sintomas da TPM ao mesmo tempo? (caso você não saiba, há uma diferença) Expliquei a diferença e então sugeri que quando o tempo chegar, que ele saia com seus amigos por alguns dias, a cada mês.
Em 1983, Niels H. Lauerson, M.D., e Eileen Stukane escreveram um livro intitulado Premestrual Sydrome and You. As seguintes palavras apareciam na capa: "Mais de cinco milhões de mulheres são ignorantes a respeito do serio desequilíbrio hormonal que as influencia 10 dias a cada mês. Sentem-se aterrorizadas pela violenta variação no humor, depressão e ganho de peso e não sabem o que causa tudo isto".
Jean Lush, em seu livro Women and Stress, descreve as fazes emocionais pelos quais uma mulher passa, usando as estações do ano. É uma das melhores descrições da TPM e uma proveitosa leitura tanto para sua esposa como para você. Aqui está um resumo do que ela escreve:

FASE 1: A FASE DA PRIMAVERA

Esta fase começa com o fluxo de sangue do ciclo menstrual e é dominada pelo estrógeno. Durante este período, a mulher se sente radiante e bem disposta como na primavera. (Isto é, depois que as cólicas e dores ligadas à menstruação tiverem parado.) Novas ondas de vida rompem dentro dela. Ela é positiva, assertiva, sociável, feliz, enérgica e bem harmonizada. Pouco a ameaça e ela pode realizar quase todas as coisas. O relacionamento dela com o seu marido e com as crianças está agradável e relaxado. A tensão que ela sente antes do seu período menstrual desapareceu, e a vida passa a ser como um jogo completamente novo.

FASE 2: A FASE DO VERÃO

Este é um período calmo, feliz, positivo e criativo do mês. A mulher tem "sentimentos calorosos" pela sua família, seus amigos, e geralmente se sente satisfeita com a vida. Ela está um pouco menos assertiva do que na fase da primavera, mas é capaz de alcançar muitas realizações. O seu corpo está se movendo em direção à liberação de um óvulo para a fertilização. O estrógeno continua a dominar.

FASE 3: A FASE DO MEIO DO VERÃO

O meio do verão é o curto período durante o qual ocorre a ovulação. O óvulo parte do ovário para uma possível fertilização. A mulher normalmente se sente eufórica, maternal, calma sensual e participante. Todas as coisas na vida parecem absolutamente maravilhosas. Ela ama o seu marido e os seus filhos, que não pode errar. Todos estes sentimentos são influenciados pela produção de progesterona.

FASE 4: A FASE DO OUTONO

Imediatamente depois da ovulação, a mulher começa lentamente a perder suas energias à medida que entra na fase do outono. A leve depressão ou o abatimento se iniciam, e ela não se mostra mais entusiasmada em relação à vida, como há poucos dias. De repente o seu marido e os seus filhos não parecem muito amáveis. A assertividade se torna algo do passado e a sua confiança está enfraquecendo. Geralmente suspeita-se que durante as fases do outono e inverno, as flutuações hormonais sejam responsáveis por estes sintomas indesejáveis.

FASE 5: A FASE DO INVERNO

O inverno começa perto da quarta semana do ciclo menstrual e muitas mulheres se tornam completamente odiosas. Estes são os sintomas típicos associados a esta fase: preguiça, depressão, irritabilidade, supersensibilidade emocional, choro, explosões emocionais, nervosismo, ressentimento explicito, hostilidade, desconfiança, frustração, oscilações repentinas de humor, irracionalidade, fome exagerada, sensibilidade física (e a lista continua). Felizmente, o fluxo menstrual chegará em poucos dias e a mulher se sentirá bem diferente logo que isto comece.

Sim, toda esta situação hormonal é desafiadora. É difícil suportar, mas deixe-me assegurá-lo de que isto também não é simples para as mulheres como passear no parque. Tenho me preocupado se devo estar ficando louca com todas estas flutuações e oscilações de humor. Porem, nem todas as mulheres são iguais. Enquanto estas descrições podem aplicar-se à maioria, a reação de sua esposa às variações hormonais pode ser diferente. De qualquer modo, entretanto, haverá mudanças; para a maioria haverá um período de dificuldade emocional.
Não digo isto para assustá-lo, mas para educá-lo. É importante que você entenda o que está acontecendo com o corpo de sua esposa. Se você estiver informado, poderá ajudá-la durante os períodos difíceis sem deixar-se afetar pelo mau humor dela. Não é algo que você possa concertar, mas você pode ser um auxilio inestimável para a sua esposa. Um abraço e algumas simples palavras de compreensão podem percorrer uma distancia muito grande aplainando a estrada acidentada da TPM.

AQUI ESTÃO CINCO COISAS QUE VOCÊ NUNCA DEVE DIZER À SUA ESPOSA DURANTE A TPM:

  1. Por que você é tão emotiva? Você não pode superar isto?

  1. Você sabe que deveria parar com os doces.

  1. Você é a única mulher que conheço que tem estas explosões emocionais.

  1. Se o seu relacionamento com o Senhor estivesse correto, você não precisaria lutar tanto com tudo isto.

  1. Acho que precisamos procurar um exorcista para você.


AQUI ESTÃO CINCO COISAS BOAS PARA DIZER À SUA ESPOSA DURANTE A TPM:

1.      Querida, eu te amo. Independente de tudo, eu te amo.

2.      Existe alguma coisa que posso fazer por você?

3.      Acho que você merece algum tempo a sós; deixe-me colocar as crianças para dormir.

4.      Mesmo triste você ainda é bonita.

5.      Vamos tomar um sorvete!

MELHORIA PARA O LAR – Entenda o ciclo de sua esposa e as suas reações singulares em cada estação. Peça que ela lhe ajude a maçar em seu calendário as suas datas aproximadas de seus próximos ciclos.


PENSAMENTO PARA O DIA – Todo marido precisa saber que quando os hormônios estão ativos e sua esposa desorientada – é necessário agarrá-la, abraçá-la e dizer-lhe "eu te amo".
Linda [St. Louis]
__._

Nenhum comentário:

Postar um comentário