13 maio 2011

Cative o coração Dela Lysa Terkeurst Capítulo 17 O caminho para o coração de sua esposa


 

Capítulo 17

O caminho para o coração de sua esposa

Ashley veio saltitando até o banheiro quando eu estava dando banho em sua irmã menor. Ela estava radiante ao me mostrar uma fita preta com a qual havia acabado de medir-se. "Veja, mamãe", exclamou orgulhosa. "Sou mais alta que essa fita, e agora inventei uma nova regra. Qualquer pessoa que venha visitar-nos que seja tão alto como essa fita vai ganhar um doce".
Tomei cuidado com minha resposta. Ashley é mais baixa que a maioria das crianças da sua idade. Às vezes isso a afligia, especialmente quando as amigas e a irmã mais velha iam brincar em alguns brinquedos do parque de diversões em que ela não podia brincar por ser muito baixa. Gentilmente peguei a fita e o bastão e segurei o rostinho dela. "Ashley, eu gostei da sua nova regra, de que quem for tão alto como essa fita ganha um doce, mas eu gostaria de acrescentar alguma coisa. Quem não for tão alto como a fita ganha dois doces. Saiba, querida, que a grandeza de uma pessoa não é determinada por sua altura, mas sim pelo seu coração. Você tem um coração terno, por isso você é muito grande aos meus olhos e mais ainda aos olhos de Deus". Ela sorriu e correu de volta para o seu mundinho de bonecas e vestidos de princesas, deixando o aparato de medir para trás.
Dentro de cada garota grande há uma menininha que, como Ashley, se pergunta "Será que estou à altura?" Todas as semanas ela fica na fila da mercearia enquanto é bombardeada pelas imagens de modelos esqueléticas e estrelas de cinema perfeitamente penteadas. Olha para a sua barriga que cresceu um pouco com cada gravidez. Morde os lábios enquanto pensa na época dos maiôs que se aproxima, quando terá que encarar aquelas coxas menos firmes. Algumas vezes, mesmo sem perceber, ela estica a fita e silenciosamente se pergunta se estará à altura.
Ela fez esta pergunta a si mesma desde que era pequena, quando rodopiava e dançava na frente do seu pai e dizia "Olhe, papai, olhe. Eu sou bonita? Sou simpática? Você está me vendo?" De acordo com a reação do seu pai, ela esticou a fita e silenciosamente fez a pergunta a si mesma. Fez a pergunta no ginásio, quando os rapazes começaram a reparar nas garotas. Embora se achasse esquisita e insegura, ela participou do jogo. Novamente ela esticou a fita e fez a pergunta. De repente, já era hora de votar na rinha da festa, já era época de pensar nos namoradinhos do colégio, nas festas de formatura, em entrar na faculdade e nas classificações na escola. Ela esticava a fita e fazia a pergunta. E ela vem se perguntando desde então.
No caso de uma jovem cristã, quanto mais se aproxima do Senhor, cada vez menos esticará aquela fita. Mas ao mesmo tempo em que a comparação com as demais parece ficar mais fácil, as perguntas em seu coração ainda soa uma batalha constante. Mesmo sabendo que em seu interior que Deus a ama e a considera bonita, o seu coração ainda quer ser desejado por um homem... o seu homem... você. Ela quer saber que é bonita, ouvindo isso escapar dos seus lábios e sentindo isso quando você a toca. Ela quer saber que você a considera absolutamente cativante, alguém por quem vale a pena lutar, por quem vale a pena viver.
Em seu livro Wild at Heart, John Eldridge diz:

Ouça o desejo do coração de uma mulher: ela quer ser mais do que simplesmente notada – ela quer ser desejada. Ela quer ser procurada... e toda mulher quer uma aventura para compartilhar [quando se luta por ela...]
E, finalmente, toda mulher quer ter uma beleza para revelar. Não para invocar, mas sim para revelar. Muitas mulheres desde muito jovens, se sentem pressionadas por serem bonitas, mas não é disso que estou falando. Há também um profundo desejo de ser simplesmente e verdadeiramente bonita e alegrar-se com isso.

Infelizmente, John Eldridge continua a contrastar esses desejos com o que muitas mulheres sentem na realidade: "Ninguém está lutando pelo seu coração; não há uma grande aventura para vivenciar; e toda mulher duvida profundamente que possua alguma beleza para revelar".
O rei Salomão sabia que o caminho para o coração de uma mulher passa por seus ouvidos. Ele sabia como se livrar daquela fita medidora de vez por todas. Quando sua amada pensa que é apenas uma flor comum, uma entre tantas, ele responde em Cantares 2.2: "Qual o lírio entre os espinhos, tal é a minha amada entre as filhas". Em outras palavras, ele está dizendo: "Oh, você é extraordinária e rara. Você nem se compara às outras; o seu valor é incalculável".
Olhe para ela quando está ao seu redor. Será que você é capaz de perceber as seguintes perguntas no rosto dela: Você está me vendo? Eu sou a sua princesa? Eu sou a sua beleza? Eu cativo você? Será que o meu coração merece que você lute por ele? Estas são as perguntas que existem no coração de sua esposa. Que respostas ela ouviria?

MELHORIA PARA O LAR – Escreva hoje um bilhete à sua esposa e coloque-o na carteira dela, de um modo que ela certamente o encontre. Diga-lhe que ela é extraordinária e rara.

PENSAMENTO PARA O DIA - Qual o lírio entre os espinhos, tal é a minha amada entre as filhas.
Cantares 2.2
__._,_.

Nenhum comentário:

Postar um comentário