10 maio 2011

Cative o coração Dela Lysa Terkeurst Capítulo 14 Ajude sua esposa a encontrar o seu "eu"


 
Capítulo 14

Ajude sua esposa a encontrar o seu "Eu"

Toda mulher tem sonhos que Deus colocou em seu coração. Por algum tempo em sua vida, esses sonhos são "colocados na prateleira" para que ela possa cuidar de um casamento recente ou de um bebê. Mas quando Deus coloca um sonho em um coração, é mais que simplesmente perseguir as estrelas, é um chamado divino. Algumas vezes o chamado é ensinar suas crianças em casa. Outras vezes, como as mulheres do Ministério Provérbios 34, é trabalhar fora de casa. Em outros casos pode ser envolver-se em algum ministério em sua igreja. Meu chamado foi trabalhar com o Ministério Provérbios 31.
Minhas prioridades continuaram sendo Deus, meu casamento e minhas crianças, mas eu sentia um impulso em meu coração para trabalhar em um ministério voltado as mulheres. Art e eu fizemos uma programação realista para o período em que eu iria trabalhar. Durante o dia eu usava o tempo em que as crianças estavam na escola. Se eu tivesse uma reunião ou uma palestra à noite ou no fim de semana, ele tentaria estar disponível para ajudar com as crianças. Ao longo dos anos, continuei a procura dos conselhos de Art sobre quanto tempo eu poderia dedicar a escrever, dar palestras e a trabalhar no ministério. Ele me deu todo apoio, e seu desejo de permitir que eu pudesse atender a esse chamado significou muito para mim.
Sinto um grande prazer por ser sua esposa. Adoro ser mãe. Mas também adoro ser "eu": uma filha de Deus que Ele chamou para fazer a diferença na vida de outras mulheres. Não consigo lhe explicar quanta alegria encheu meu coração ao saber que Art acredita em mim. Quando me preparava para escrever este capitulo, eu perguntei ao Art por que ele tem tanta vontade de ajudar-me a atender o meu chamado. Isso foi o que ele disse:
"No começo fiz isso por obrigação. Depois, como Deus me iluminou, fiz pelo desejo de ver Deus usando você. E vi como você se sente tão realizada ao fazer aquilo que Deus quis que você fizesse, e sei que sou o beneficiário direto de uma esposa feliz. Eu desafiaria qualquer marido que queira ser um grande marido e lhe diria que, se não estiver procurando uma maneira de valorizar a sua esposa permitindo que ela siga os desígnios que Deus preparou para ela, estará perdendo o seu tempo. O marido precisa ajudar a esposa a pavimentar a estrada para que ela possa lutar pelo sonho que Deus colocou em seu coração".
Um dos meus maiores tesouros é uma carta que Art me escreveu há alguns anos quando estávamos em uma conferencia sobre vida familiar:

Querida Lysa,
Desde o primeiro dia em que eu a vi, consigo me lembrar do quanto lhe achei bonita. Sua capacidade de sorrir até das minhas piores piadas fez com que eu me sentisse especial e necessário. Adoro a maneira como você vive cada dia para sonhar e seguir adiante com paixão. Também adoro a seu genuíno interesse por mim pelo que faço a cada dia. Essas são as qualidades que me atraíram a você.
Depois do nosso casamento e do nosso primeiro ano, me surpreendi com o desejo de tirar os limões de nossa vida e com eles fazer uma limonada. Você permitiu que Deus a fizesse tão transparente aos outros, e isto é simplesmente incrível. Veja como Ele usou os seus limões! O Ministério Provérbios 31 foi a incubadora desse seu crescimento em Deus. Que alegria é poder ver isso como seu marido. Com amor, Art.

Foi um processo. Foi surpreendente que Deus me chamasse para servir em um ministério para encorajar outras mulheres, especialmente em um ministério chamado Provérbios 31. Se você tivesse lido esse trecho das Escrituras e olhado para aminha vida há alguns anos, eu não era nada parecida com a mulher ali descrita. Mal sabia como limpar uma casa, e muito menos como conduzi-la com eficiência. Não sou uma costureira, dei ao meu marido poucas razoes para me elogiar e minhas crianças não tinham idade suficiente para chamar-me de bem-aventurada (leia Pv 31.10-31 caso não esteja familiarizado com essa mulher maravilhosa).
Mas Deus não chama aquelas que estão qualificadas. Ele qualifica as chamadas. Deus usou o incentivo e a paciência de Art para ajudar-me a encontra o meu próprio "eu". Esse "eu" adora ser uma esposa, adora ser mãe, adora conduzir uma casa com eficiência, e se sente satisfeita por servir a Deus através de todas essas coisas – e sente satisfeita por servir a Deus através de todas essas coisas – e através do seu trabalho com o Ministério Provérbios 31.
Quais são os sonhos que Deus colocou no coração de sua esposa?

MELHORIA PARA O LAR – Pergunte a sua esposa quais sonhos que Deus colocou no coração dela. Escreva a resposta aqui.









Se ela teve dificuldades para responder a essa pergunta, recomendo que leia um livro que escrevi para ajudar mulheres a responder essa pergunta: Living Life on Purpose: Discovering God's Best for Your Life (Moody Press). Este livro fala de viver a vida com um objetivo, descobrindo o melhor se Deus para a nossa vida.

PENSAMENTO PARA O DIA – Ele precisa saber quem sou, o que desperta o meu interesse e faz com que me sinta bem. Conhecer os meus talentos e os desejos do meu coração para incentivar-me a ser tudo aquilo que Deus me criou para ser, para que eu tenha o sentimento de satisfação e valor. Saber o que me traz alegria e frustração.
Laura [St. Louis]
__._,_.___
|

Nenhum comentário:

Postar um comentário