05 maio 2011

Cative o coração Dela Lysa Terkeurst Capítulo 11 Dedique tempo à comunicação


 
Capítulo 11

Dedique tempo à Comunicação

Fiquei observando para ver se o que Jenny havia me dito era tão grave quanto ela disse que era. Infelizmente, percebi que ela tinha sido honesta ao dizer que seu marido a ignorava quando estava em casa. Jenny necessitava ter comunicação, interação e conexão. Seu marido, Mike, parecia desatento, na melhor das hipóteses, e desinteressado na pior.
Tudo na vida de Mike girava em torno de si mesmo. Sua agenda, seus problemas de trabalho, suas roupas, suas refeições, sua lista de afazeres e seus compromissos. Jenny e as crianças consideravam que Mike se interessava por elas apenas nas horas livres. Se pudessem se encaixar na agitada vida de Mike sem grandes inconvenientes, ele poderia assumir o papel de chefe de família por algum tempo. Isso diminuía a culpa que ele às vezes sentia e passava uma boa imagem dele para os amigos e vizinhos. Ele relacionava o seu egocentrismo dizendo que o seu papel como marido e pai era ser o provedor, e era apenas isso que ele fazia em beneficio de sua família.
Que mentira horrível. Quão vergonhoso, em nome de ser o "provedor", colocar sua família rumo à destruição. O Dr. Ed Wheat, um medico cristão e terapeuta sexual, diz: "Os maridos deveriam perceber que o silencio traz um resultado negativo. Como conselheiro, tenho visto como o silencio de um marido, a aparente indiferença aos sentimentos de sua esposa, e sua recusa de conversar com ela podem destruir um casamento. Já foi dito: 'O adultério mata mil, e o silencio dezenas de milhares!'"
Mike pode pensar que o silencio é uma boa maneira de evitar conflitos. Entretanto, para Jenny, seu silencio está gritando: "Não me importo com você. Eu queria que você não estivesse aqui. Só continuo aqui com você porque é o que se espera que eu faça". Ele se pergunta porque ela parece infeliz o tempo todo, por que grita com as crianças, por que reage com frieza aos seus toques à noite. Ele e as crianças se tornam uma obrigação ao invés de ser o desejo e a alegria do seu coração. Mike ainda da à Jenny cartões nas ocasiões especiais, algumas vezes acompanhados de um presente ou de flores, mas estes não conseguem emocionar o coração dela. Nenhuma mulher quer ser considerada uma obrigação. Em seu livro Desiring God, John Piper nos apresenta uma frase que ilustra o veneno mortal que a obrigação dissemina em um casamento: "Dar rosas como o cumprimento de um dever é uma contradição".
Eu queria que Mike parasse para imaginar a sua vida sem Jenny e as crianças. Já ouvi pessoas se lamentarem depois da perda de um ente querido, desejando poder ter apenas mais uma conversa para dizer as coisas que nunca havia sido ditos. O dialogo tem um valor inestimável, e é o que muitas esposas desejam de seus maridos.
Em minhas pesquisas, as mulheres imploravam que os maridos reservassem algum tempo de suas vidas atribuladas e se comunicassem com elas. Aqui estão algum dos comentários:

n       "As mulheres precisam ser ouvidas e estimuladas diariamente".

n       "A coisa mais importante que um homem deveria saber para manter uma mulher feliz é saber ouvi-la e abraçá-la".

n       "As mulheres gostam de compartilhar tudo".

n       "Fale mais".

n       "Por favor, escute o que estou dizendo".

Em seu livro Love Life for Every Marryed Couple, o Dr. Wheat da alguns conselhos práticos para os homens que estão tentando comunicar-se com suas esposas e também compreende-la. Ele diz: "Marido, isso significa dar a sua esposa a sua total e completa atenção de modo que ela não tenha duvida de que é totalmente amada; que é por si mesma suficientemente valiosa para garantir o seu apreço e consideração". Ele sugere as seguintes maneiras para melhorar a atenção em relacionamento:

n       Passe algum tempo sozinho com ela – realmente ouvindo a sua esposa porque você quer entende-la melhor. Claro que isso significa desligar a televisão.

n       Olhe para a sua esposa e aproxime-se dela enquanto estiver falando.

n       Planeje ocasiões em que você não será interrompido e então dê a ela o presente de sua atenção e interesse.

n       Encontre longos períodos para isso, de modo que vocês dois possam preparar-se, deixando cair as defesas que ergueram temporariamente, sentindo-se livres para compartilhar os sentimentos mais profundos e íntimos.

n       Preste atenção em sua esposa quando há outras pessoas em volta. Isso significará mais para ela do que você pode imaginar.

Quando estou conversando com Art e ele faz aquela cara de "estou perdido nos detalhes", me sinto enganada e interpreto erroneamente as suas atitudes como desinteresse em alguma coisa que esperei o dia todo para partilhar com ele. Normalmente isso acontece quando ele chega em casa com alguma coisa em mente que não é conversar comigo. Por ser uma pessoa orientada por suas tarefas, as Art fica pensando que tem que cortar grama, a minha conversação abundante é um obstáculo para que ele possa riscar essa tarefa da sua lista. Quanto mais eu insistir para que ele converse comigo ele se sentirá pressionado e aborrecido. Nenhuma conversa boa pode resultar desse ciclo.
Art e eu aprendemos a importância de dedicar um tempo especifico a cada dia para a comunicação. Fazemos isso depois que as crianças vão para a cama e a casa está em silencio. Deixamos de assistir televisão porque isso estava roubando tempo da nossa comunicação. Agora, ao invés de assistir televisão com as mentes vazias, nos olhamos nos olhos e nos engajamos em uma conversa significativa. Art aprendeu a ser um ouvinte maravilhoso. Isso faz com que eu me sinta importante e especial.

MELHORIA PARA O LAR – Ore com sinceridade pedindo que Deus coloque em seu coração o desejo de aprender a conectar-se e comunicar-se melhor com sua esposa:

Senhor, confesso que não tenho dedicado o tempo, a atenção e a prioridade que deveria a comunicação com a minha esposa. Pela fé, eu agora tomo a decisão de modificar as coisas, de fazer do dialogo com ela uma prioridade, de abrir mão de algumas coisas para ficar com ela, porque fiz promessas e votos de que a amaria. É assim que vou amá-la – dando-lhe o meu tempo, ouvindo-a e conversando com ela. Para conseguir reconquistar o romance no nosso casamento, comprometo-me a dedicar minha vida a minha esposa. Farei os ajustes que forem necessários para apoiá-la, como ela me apóia. Através de seu Espírito, dê-me o poder para manter o meu compromisso. Amém.


PENSAMENTO PARA O DIA – As mulheres precisam de mudanças o tempo todo. Comunique-se freqüentemente com sua esposa e pergunte-lhe o que ela necessita.
Mary [Springfield]

Nenhum comentário:

Postar um comentário