03 maio 2011

Cative o coração Dela Lysa Terkeurst Capítulo 9 Você é o príncipe encantado dela


 

Capítulo 9

Você é o príncipe encantado dela

Praticamente qualquer mulher consegue recordar um tempo durante sua infância em que sonhava com um príncipe que se apresentaria montado em um cavalo, entraria em sua vida, a emocionaria e a levaria em direção ao por do sol. Isso aconteceu com Cinderela, Branca de Neve, a Bela Adormecida, e a lista continua. Nossas mentes já são programadas, desde tenra idade, para este acontecimento. Então um dia você, o Príncipe encantado dela, apareceu, possivelmente não montado em um cavalo, mas ainda assim você apareceu.
O único problema é que nos livros de historias o príncipe e a sua princesa cavalgam em direção ao pôr-do-sol enquanto as palavras "... e viveram felizes para sempre" aparecem na pagina. Nunca sabemos como foram as coisas depois disso. A parte em que se apaixonam é divertida, mas o que acontece depois do casamento no livro de historia? Será que eles tiveram que passar pelas diferenças de personalidade e problemas financeiros? Será que algum deles tinha mau hálito pela manhã? Será que ela ganhou uns quilos extras e o cabelo espesso dele se tornou cada vez mais fino? Será que tinham opiniões diferentes sobre a educação dos filhos, a ida à igreja, ou se um biscoito é melhor com pedaços ou com raspas de chocolate?
Possivelmente passaram por tudo isso, e os nossos casamentos também passam. É apropriado chamar a etapa de romance de "apaixonar-se" ou "cair de amores". É isso que nos dá a pista de que nem todo o caminho será fácil. Pense na palavra cair – você já ouviu falar de alguém caindo sem o resultado de algum arranhão ou hematoma?
Por que alguns têm mais arranhões e hematomas que outros? Art e eu tivemos uma cota mais do que suficiente. Uma coisa que aprendemos é a importância de que cada um de nós confie no amor incondicional e constante de Deus. Embora nos amemos profundamente, sempre haverá situações em que o nosso amor parecerá insuficiente. Você sabe, só Deus é perfeito. Se o nosso amor fosse plenamente perfeito e satisfatório, não precisaríamos de Deus. Só Deus é capaz de satisfazer os nossos mais profundos anseios.
Algumas pessoas passam a vida inteira procurando a "alma gêmea" perfeita, julgando que se encontrarem a pessoa certa, todas as suas necessidades estarão satisfeitas e poderão finalmente ser felizes. Em nossa sociedade descartável, muitos casamentos acabam quando um dos parceiros, ou os dois, descobrem que o outro não consegue satisfazer as suas expectativas. Mas nenhum relacionamento humano pode preencher o vazio que todos nós temos em nossos corações – somente Deus é capaz de fazê-lo.
Stan e sua esposa Molly foram nossos amigos por muitos em nossos primeiros anos de casamento. Ativos na igreja, inclusive eram lideres em nossa Escola Dominical, onde Stan liderava um grupo masculino que cuidava da contabilidade e era respeitado por extenso conhecimento bíblico. Externamente o casamento deles parecia perfeito. Tinham um negocio prospero, eram membros dedicados na igreja, tinham uma família e desfrutavam o que parecia ser um casamento feliz.
Mas sem que sua esposa ou alguém de nós percebesse, pequenas rachaduras estavam aparecendo nos alicerces de Stan. Ao mesmo tempo em que El tinha grandes porções a respeito de Deus em sua mente, tinha grandes porções de duvidas em seu coração. Com o passar do tempo, Stan foi tornando-se impaciente, indócil e descontente. Logo empreendeu o caminho em direção aos braços de outra mulher. Não se passou muito tempo e ele deixou Molly, as crianças e o relacionamento familiar que tinha na igreja, pelo amor aparentemente perfeito que havia encontrado. Todos nós ficamos estarrecidos e Molly foi deixada com o coração partido, sentindo-se arrasada.
O que Stan estava procurando? Ele queria ter as duvidas mais profundas do seu coração respondidas e satisfeitas. Durante algum tempo parecia que esse novo relacionamento iria satisfazer as suas necessidades, corrigir tudo o que estava errado e trazer alegria a sua vida. Talvez durante algum tempo os prazeres tenham parecido promissores. Mas então a excitação e a novidade desapareceram, e Stan começou a procurar prazer nos braços de outra mulher.
Eu não sei o que aconteceu com Stan, mas sei o seguinte: ele nunca encontrará o que está procurando até que entre em um verdadeiro relacionamento com Deus. Um relacionamento onde o seu conhecimento intelectual a respeito de Deus se equipare à entrega total de seu coração a Ele. Só Deus pode satisfazer os desejos mais profundos de um homem e provar ser sempre infalível. Beth Moore diz: "A palavra de Deus transmite o sentido de "amor infalível" trinta e duas vezes, e nem uma vez sequer atribuindo-o a humanos. Cada vez que essa idéia é transmitida refere-se a Deus e só a Deus. Por mais rico que possa ser o amor dos outros, só o amor de Deus é infalível".
Você já se surpreendeu pensando se a grama pode ser mais verde em outras pastagens? Você já se sentiu impaciente e descontente? Já passou algum tempo pensando mais nos aspectos negativos de sua esposa do que nos positivos? Esse terreno é perigoso. Satanás está esperando que você caia na armadilha construída por esse tipo de sentimento. Colossenses 3.1-4 diz: "Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória". Você entendeu? Você é um herdeiro do Rei. Você é um príncipe, não a semelhança de um personagem dos livros de contos de fadas, mas a semelhança do Deus Todo-Poderoso. Você aparecerá com Cristo "em glória". Portanto, concentre o seu coração e a sua mente em pensamentos que honrarão a Cristo. Colossenses 3.12-15 nos instrui dizendo: "Revestí-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revestí-vos do amor, que é o vínculo da perfeição. E a paz de Cristo, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos".
Na Bíblia de estudo NIV Application Study Bible o comentário sobre esse versículo diz que a palavra domine vem da linguagem do atletismo: Paulo nos diz para deixarmos que a paz de Cristo seja o arbitro em nossos corações. Os nossos corações são o centro do conflito que é ali que se encontram nossos sentimentos e desejos – nossos temores e esperanças, confianças e desconfianças, inveja e amor. Como conseguimos viver com esses conflitos constantes e, ao mesmo tempo, viver como Deus deseja? Paulo explica que devemos decidir entre elementos conflitantes de modo que a paz domine – qual escolha promoverá a paz em nossas almas?"


n       Quais decisões você está tomando no que se refere ao seu casamento?

n       Você assumirá o lugar de direito como um príncipe do Rei?

n       Você escolherá o coração da sua princesa sobre todos os demais?

n       Você se manterá fiel em sua busca da santificação?


Se for assim, o seu casamento será um belo exemplo de que finais felizes realmente existem.


MELHORIA PARA O LAR – Registre aqui as suas respostas para as perguntas acima:











PENSAMENTO PARA O DIA – Certifique-se de que suas palavras e atos deixam claro para os seus filhos que você ama e respeita a mãe deles. Isso é o que percebo nos adolescentes que são meus alunos. Eles anseiam por um pai que lhe dê um exemplo de como tratar uma mulher.
Brenda [Rockwell]

Nenhum comentário:

Postar um comentário