28 maio 2011

Cristãos sem Igreja


Muitos cristãos tem se decepcionado com a instituição religiosa e escolhido ter um relacionamento solitário com Deus. Dizem que não precisam de igreja para adorar a Deus e se relacionar com Ele. E que estão muito bem assim.
Outros gostam da instituição religiosa e se beneficiam dela. Dizem que sem a Instituição ninguém é salvo e que somente na sua instituição que Deus opera.
Enfim, ambos os lados estão errados biblicamente falando.
Primeiramente, a igreja não é um lugar físico e sim o conjunto de cristãos. Uma igreja se configura como corpo de Cristo, sendo membros uns dos outros. Desta maneira, não existe uma denominação que seja, que possa requerer para si que seja única e exclusivamente Igreja de Cristo (caso da Igreja Católica Romana e algumas neopentecostais, e talvez algumas históricas).
Desta maneira, o primeiro grupo que não vai à igreja e diz ter uma espiritualidade sem necessidade de uma instituição está correto. Porém, é necessário perguntá-los: É possível ter um relacionamento com Deus sem o Corpo de Cristo? Não.
Você pode fazer como Jonas e tentar ir para um lugar onde Deus não quer que você esteja. Porém Deus nos criou para sermos membros uns dos outros, nos suportando em amor, crescendo juntos, edificando uns aos outros, amparando os fracos, consolando os desanimados, admoestando os insubmissos, e sendo longanimos para com todos.
Não existe a possibilidade de um cristianismo solitário. Jesus em momento algum disse que você poderia ficar APENAS no secreto do seu quarto, mas mandou que fosse como LUZ e SAL e que fossem UM.
O cristianismo é sempre coletivo. Não porque Deus não seja adorado no individual e seja apenas no coletivo, mas porque o cristão nunca pensa apenas em si mesmo, mas nos outros.
O que é ser um? É ser solitário, ou caminhar juntos com um único propósito? Como aconteceram avivamentos na história da Igreja? Como era Paulo ou Pedro? Como era a Igreja Primitiva?
Você está insatisfeito com a Instituição Religiosa? Eu também estou. Apesar de estar na Presbiteriana hoje e ser presbítero lá, isso pouco me importa. Não sou presbiteriano, sou cristão, sou bíblico. Mas o que você está fazendo enquanto cristão? Existe muito mais do que uma instituição religiosa no mundo. Seu propósito é glorificar a Deus com sua vida? E desta maneira você está ajudando os fracos? Pregando o evangelho do Reino a todos? Ajudando os pobres? Consolando aqueles que estão desanimados?
Ou sua revolta é tão grande que está te afastando de Deus? Se é este o caso, você está errado! Recomendo que volte atrás onde caiu, volte ao seu primeiro amor. Se apaixone pelo Senhor novamente, e tenha seus olhos nEle e não em homens ou instituições.
Por Daniel Simoncelos do Blog Somente a Graça (http://www.somenteagraca.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário