28 maio 2011

Conhecer sobre Deus ou Conhecer a Deus?


Estava conversando ontem com um amigo que está no Canadá e ele me disse esta frase: “Conhecer sobre Deus é diferente de Conhecer Deus”. Essa frase me marcou.
Saber coisas de Deus, estudar teologia, ler alguns capítulos de livros e falar sobre Deus é muito diferente de caminhar com Deus, passar tempo em oração contemplativa, conhecer Deus e estar sensível e obediente à Sua voz.
Colocamos as coisas em primeiro lugar. Colocamos mesmo o nosso ministério antes de Deus. Achamos que o chamado de Deus para nós é para ganhar o mundo, quando na verdade a principal obra que Deus tem na sua vida é de fazer você ser mais parecido com Cristo.
Conhecer sobre Deus nos leva a uma vida de questionamentos, de nos colocar no centro como se tivéssemos que ter todas as respostas. Jó estava nesta situação. Questionava Deus do por quê tudo aquilo estava acontecendo com ele. E Deus voltou algumas perguntas para Jó e faz para você neste momento que quer entender tudo, conhece sobre Ele, porém seus olhos ainda não O viram:
“Quem é esse que obscurece o meu conselho com palavras sem conhecimento?
Prepare-se como simples homem; vou fazer-lhe perguntas, e você me responderá.
“Onde você estava quando lancei os alicerces da terra? Responda-me, se é que você sabe tanto.
Quem marcou os limites das suas dimensões? Vai ver que você sabe! E quem estendeu sobre ela a linha de medir?
E as suas bases, sobre o que foram postas? E quem colocou sua pedra de esquina,
enquanto as estrelas matutinas juntas cantavam e todos os anjos se regozijavam?
“Quem represou o mar pondo-lhe portas, quando ele irrompeu do ventre materno,
quando o vesti de nuvens e em densas trevas o envolvi,
quando fixei os seus limites e lhe coloquei portas e barreiras,
quando eu lhe disse: Até aqui você pode vir, além deste ponto não, aqui faço parar suas ondas orgulhosas?
“Você já deu ordens à manhã ou mostrou à alvorada o seu lugar,
para que ela apanhasse a terra pelas pontas e sacudisse dela os ímpios?
A terra toma forma como o barro sob o sinete; e tudo nela se vê como uma veste.
Aos ímpios é negada a sua luz, e quebra-se o seu braço levantado.
“Você já foi até às nascentes do mar, ou já passeou pelas obscuras profundezas do abismo?
As portas da morte lhe foram mostradas? Você viu as portas das densas trevas?
Você faz idéia de quão imensas são as áreas da terra? Fale-me, se é que você sabe.
“Como se vai ao lugar onde mora a luz? E onde está a residência das trevas?
Poderá você conduzi-las ao lugar que lhes pertence? Conhece o caminho da habitação delas?
Vai ver que conhece, pois você já tinha nascido! Você já viveu tantos anos! (Jó 38:1-21)
Jó responde no final:
“Sou indigno; como posso responder-te? Ponho a mão sobre a minha boca.
Falei uma vez, mas não tenho resposta; sim, duas vezes, mas não direi mais nada”.
“Tu disseste: ‘Agora escute, e eu falarei; vou fazer-lhe perguntas, e você me responderá’.
Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram.
Por isso menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza”.
Você conhece sobre Deus, ou conhece Deus? A bíblia diz que se você O buscar de todo seu coração, você O encontrará.
Por Daniel Simoncelos do Blog Somente a Graça (http://www.somenteagraca.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário