18 maio 2011

Cative o coração Dela Lysa Terkeurst Capítulo 16 Como construir a auto-estima de sua esposa


 

Capítulo 16

Como construir a auto-estima de sua esposa

Não importa quanto uma mulher seja bonita, ela sempre lutará contra alguma coisa que não gosta em si mesma. Não importa quanto uma mulher pareça confiante, a insegurança ainda a assalta algumas vezes. Não importa quanto uma mulher esteja satisfeita com a sua missão na vida, sempre haverá uma parte dela que se pergunta se ela está à altura. Algumas mulheres lutam mais que outras, mas todas as mulheres querem ter afirmação, apreço e admiração. Além de Deus, não há ninguém que possa fazer algo para construir a auto-estima de uma mulher; exceto o seu marido.
E se eu lhe dissesse que a sua está a caminho de ser o que você pensa que ela é? Se você a diminuir, perder a paciência com ela e constantemente lembrá-la de seus fracassos e assim fizer com que se sinta um "bicho-papão", é isso que ela será. Se você pensar nela como o mais belo tesouro que Deus lhe deu, e lhe der afirmação através dos seus atos e palavras, brevemente terá em casa a mais maravilhosa mulher que já viu, que lhe chamará de amado marido.
Jamais vi exemplo mais claro disso do que na historia de Johnny Lingo e sua mulher-de-oito-vacas. Johnny Lingo era conhecido como um esperto homem de negócios na ilha em que vivia no Pacifico Sul. Mesmo nas ilhas vizinhas todos conheciam esse homem e a sua capacidade de comprar as melhores coisas pelos melhores preços. Então houve muitos rumores quando Johnny Lingo pagou o preço inédito de oito vacas por uma mulher chamada Sarita, que muitos diziam não ser nem um pouco atraente.
De acordo com um relato, a lenda é a seguinte...

Eu sabia o suficiente sobre os costumes da ilha para ficar fortemente impressionado. Duas ou três vacas comprariam uma esposa de regular a razoável; quatro ou cinco, uma altamente satisfatória.
"Oito vacas!", eu disse. Ela devia ter uma beleza de tirar o fôlego.
"A pessoa mais gentil poderia dizer que Sarita era normal", foi a resposta de Shenkin (um gerente de pensão). "Ela era muito magra. Andava com os ombros curvados e a cabeça baixa. Ela tinha medo da sua própria sombra".
"Então como vocês explicam as oito vacas?"
"Não sabemos explicar", disse ele. "E é por isso que os habitantes do lugar se divertem quando falam do Johnny. Ficam especialmente satisfeitos com o fato de Johnny, o mais esperto comerciante das ilhas, foi superado pelo pai da Sarita, o velho bobão Sam Karoo".
"Oito vacas", eu disse sem acreditar. "Eu gostaria de conhecer esse Johnny Lingo".
Assim, na tarde seguinte peguei um barco para Nurabandi e me encontrei com Johnny na casa dele, onde lhe perguntei sobre a sua compra de Sarita por oito vacas. Eu suponho que ele tivesse feito isso por sua própria vaidade e reputação – pelo menos até o momento em que Sarita entrou na sala. Ela era a mais linda mulher que eu já tinha visto. Os ombros erguidos, a inclinação do seu queixo, o brilho dos seus olhos, tudo mostrava um orgulho a que ninguém lhe negaria o direito.
Voltei-me para Johnny Lingo quando ela saiu.
"Você a admira?", ele perguntou.
"Ela... ela é gloriosa", eu disse. "Mas ela não é a Sarita de Kiniwata".
"Há apenas uma Sarita. Talvez ela não tenha a mesma aparência que tinha em Kiniwata".
"Não, realmente não". O impacto da aparência da mulher me fez esquecer os meus bons modos. "Ouvi dizer que ela era muito simplória. Todos caçoam de você por ter se deixado enganar por Sam Karoo".
"Acha que oito vacas foi muito caro?", um sorriso passou pelos seus lábios.
"Não. Mas como ela pode estar tão diferente?"
"Você já imaginou", ele perguntou, "o que deve significar para uma mulher saber que seu marido pagou por ela o menor preço pelo qual ela poderia ser comprada? E mais tarde, conversando com as outras mulheres, todas falam quanto os maridos pagaram por elas: uma diz quatro vacas, a outra talvez seis. Como se sente a mulher que foi comprada por uma ou duas vacas? Isso não poderia acontecer com a minha Sarita".
"Então você só fez isso para que ela fosse feliz?" perguntei.
"Sim, eu queria que a Sarita fosse feliz. Mas eu queria mais do que isso. Você diz que ela está diferente. É verdade. Muitas coisas modificam uma mulher. Coisas que acontecem em seu interior assim como fatores externos. Mas o que mais importa é o que ela pensa de si mesma. Em Kiniwata, Sarita acreditava que não valia nada. Agora ela sabe que vale mais do que qualquer outra mulher nas ilhas".
"Então você queria..."
"Eu queria casar-me com Sarita. Eu a amava e a nenhuma outra mulher".
"Mas..."
"Mas", ele concluiu suavemente, "eu queria uma mulher-de-oito-vacas".



MELHORIA PARA O LAR – Comece a fazer uma lista de coisas que você considera incríveis em sua esposa. Mantenha essa lista em sua Bíblia e freqüentemente acrescente mais itens a ela. Quando você tiver escrito mais ou menos trinta itens, emoldure a lista (escrita com a sua letra) e entregue-a à sua esposa em um dia que seria comum, não fosse por isso. Em breve você também terá uma mulher-de-oito-vacas.

PENSAMENTO PARA O DIA – Toda mulher precisa saber que seu marido verdadeiramente a vê como a mais bela mulher do mundo.
Miriam [Eureka]
__._,_.___

Nenhum comentário:

Postar um comentário