12 abril 2011

Ouvidos que ouvem a Deus

 
"Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; e desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha." Mateus 7:24-25
Vivemos dias difíceis onde os afazeres, as obrigações e as tarefas nos consomem até o último minuto. Tudo acontece muito rápido e temos que tomar decisões, muitas vezes sem tempo para pensar, meditar, ou refletir se é ou não a direção de Deus para nós. Por isso aumenta a nossa necessidade de afinarmos os nossos ouvidos, de modo que estejamos sensíveis para ouví-Lo em todo o tempo e estejamos prontos para obedecê-Lo.
A Bíblia com freqüência nos fala com respeito do bom ouvinte. E este é o que ouve, atenta e obedece, pois uma coisa é não saber, outra é saber e não praticar.
Existe uma filosofia que diz que nós aprendemos mais com os erros do que com os acertos. Há também um ditado popular que diz: "o tolo erra e não aprende com o seu erro, por isso cai no mesmo erro; o inteligente erra e aprende com o seu erro; e o sábio não precisa errar para aprender, pois aprende com os erros dos outros.
A Bíblia está recheada de exemplos, histórias com início, meio e fim, de acertos e de erros. O que mais precisamos para acertar na vida?
Precisamos ser sábios para que possamos obedecer a Palavra sem duvidar, e para que possamos examinar e aprender com cada exemplo citado na Bíblia. E onde encontrar a verdadeira sabedoria? A Palavra nos ensina que:
"se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada." Tg 1:5
Porém, há algo que não podemos esquecer: "O Temor do Senhor é o princípio da Sabedoria..." Pv 9:10a
E vale salientar que este temor não é sinônimo de medo como muitos pensam. E sim, sentimento de respeito ou reverência. E este sentimento, sem dúvida alguma, vem acompanhado do amor. Através do exemplo de vida do rei Salomão podemos ver que a sabedoria sem Deus não é nada, pois a constância da intimidade com Deus é que nos conduz à uma VIDA SÁBIA. Não se trata somente de CONHECIMENTO, mas o TEMOR e o AMOR a Deus nos levam a obedecer a Ele e aos Seus ensinamentos.
"... não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus; corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência, e longanimidade com gozo; dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz;" Cl 1:9-12
Deus está presente em nossas vidas em todos os momentos e está pronto para nos orientar em cada decisão que temos que tomar.
"Quando te desviares para direita ou para esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra dizendo: Este é o caminho, andai por ele" Is 30:21
Porém sabemos que muitas das vezes que sofremos as conseqüências de uma decisão errada que tomamos, geralmente se dá pela falta de entendimento da direção de Deus, ou pela falta de obediência a Sua voz. Deus Pai quer de nós uma constância na intimidade que nos permita ser UM com Ele. Sendo assim, os nossos olhos, mãos, pés, mente, boca, ouvidos serão os dEle para a realização dos Seus planos e de Sua vontade. E qual é a Sua vontade para nós? Vejamos alguns exemplos dados por Ele em Sua Palavra com respeito a Sua vontade:
- Assim como o ramo está na videira, temos que permanecer nEle:
"Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." João 15:5
- Assim como a Sua Glória estava no Tabernáculo constantemente, também promete estar conosco: "...e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos..." Mateus 28:20
- Assim como um casal se relaciona em unidade, companheirismo, cumplicidade e intimidade, assim devemos nos relacionar com Ele:
"Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne. Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja." Ef 5:31-32
- Assim como as ovelhas ouvem a voz do seu pastor e obedecem, assim também nós devemos atentar a Sua voz e obedecer:
"As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;" João 10:27
- Ele quer que sejamos verdadeiros adoradores:
"Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em ESPÍRITO e em VERDADE; porque o Pai procura a tais que assim o adorem." Jo 4:23.
E esta é a verdadeira Adoração: O nosso relacionamento com Deus. À medida que nos humilhamos perante Ele como nosso Senhor e Rei, abrimos o canal pelo qual Ele se comunica conosco e temos, então, a grande oportunidade de responder a Ele com a nossa obediência.
Seja você também um bem-aventurado filho obediente, dentre aqueles que ouvem, atentam e praticam a Palavra do Senhor!!!

Fonte: Mildred Lira



Nenhum comentário:

Postar um comentário