29 abril 2011

Cative o coração Dela Lysa Terkeurst Capítulo 7 Quem diz que a sua esposa é uma princesa


 

Capítulo 7

Quem diz que a sua esposa é uma princesa

Um ex-monge de quarenta e um anos, brilhante e temperamental, e uma ex-freira de vinte e cinco anos que sabe o que quer, que fala diretamente o que pensa. Não é exatamente o que você chamaria de um "feito para o outro".
Quando Martinho Lutero se casou com Katharina Von Bora em 1525, seus amigos e sua família ficaram chocados. Katharina era a ultima de doze freiras que haviam deixado o convento e a quem Lutero estava ajudando a encontrar emprego ou maridos. Lutero continuou tentando encontrar um marido para ela, mas as escolhas dele não agradavam Katie. Ela lhe disse que só via duas opções possíveis: Amisdorf, um amigo de Lutero, ou o próprio Lutero.
Nessa época o estado civil de Lutero estava começando a tornar-se um problema para ele. Os seus inimigos soltavam rumores sobre o seu "harém", sugerindo um comportamento inadequado com as freiras que abandonavam o habito. Os amigos de Lutero pensavam que ele se expunha a criticas desnecessárias e a especulação quando não praticava o que pregava. (Lutero defendia o casamento como uma instituição bíblica e declarava não haver proibição ao casamento para aqueles que trabalham na obra do Senhor.) Até seus pais já velhinhos, desesperados por ter netos, o pressionavam. Não parecia haver esperança: Lutero era obstinado e tinha sido um solteirão toda a vida.
Ele chocou a todos quando decidiu mergulhar no desafio. Três dias após a idéia, Martinho e Katharina se casaram. Não foi um caso amoroso, foi mais um casamento de conveniência para ambos. Como Lutero observou, isso iria "agradar o seu pai, aborrecer o papa, fazer os anjos sorrirem, os demônios chorarem e também selaria o seu testemunho". Ainda assim ele advertiu a sua futura esposa de que poderia ser queimado vivo, e ela com ele. Katie não se atemorizou.
Embora o seu casamento tenha surgido da necessidade, logo o romance desabrochou totalmente. Lutero referia-se apaixonadamente a Katie e aos seus filhos nos seus escritos. Os hospedes percebiam o humor e o calor nos diálogos espirituais entre o casal.
Enquanto era um homem solteiro, Lutero tinha escrito sobre o casamento como sendo necessário para satisfazer as necessidades da carne. Mas depois que se casou, falava de bênçãos espirituais e dos desafios que acompanham o casamento. Passou a se preocupar com os maridos que não demonstravam amor ou carinho por suas esposas.
"Claro que o cristão tem que amar a sua esposa!" Lutero exclamava. "Espera-se que ele ama o seu próximo, e como a esposa é o próximo mais próximo, deve ser o seu amor mais profundo. Ela também deve ser a sua amiga mais querida".
Para um começo tão árido, Martinho e Katie Lutero realmente tiveram um grande casamento. E que grande idéia Lutero teve ao elevar essa freira rejeitada à posição de sua amada esposa. Embora eu tenha certeza de que isso foi um processo, Lutero aprendeu a amá-la como Cristo recomenda, e apaixonou-se mais do que poderia ter imaginado. Eu apenas posso imaginar o que isso fez pela auto-estima e senso de valor próprio de Katie. Ela tinha sido uma ex-freira rejeitada e fugitiva, mas então tornou-se a amada princesa de alguém.
Quando a autora Joyce Landorf perguntou ao Dr. James Dobson, fundador da Focus on the Family: "O que o senhor mudaria nas mulheres se tivesse algum tipo de varinha mágica?", ele respondeu:

Se eu pudesse escrever uma receita para as mulheres do mundo, eu prescreveria a cada uma delas uma dose saudável de auto-estima e valorização pessoal (três vezes por dia até que os sintomas desaparecem). Não tenho duvida de que essa é a maior necessidade delas... Se as mulheres se sentissem genuinamente respeitadas na função de esposas e mães, não precisariam abandonar isso em troca de alguma coisa melhor. Se de fato se sentissem iguais aos homens quanto a seu valor pessoal, não precisariam ser equivalentes aos homens em suas responsabilidades. Se pudessem apenas desfrutar a dignidade e a posição que lhe são concedidas pelo Criador, então a sua feminilidade seria considerada o que tem de mais valioso, ao invés de ser desdenhada como uma roupa a ser jogada fora. Sem duvida, o futuro de uma nação depende de como as suas mulheres são tratadas, e espero que estejam ensinando as nossas meninas a se alegrarem por terem sido escolhidas por Deus para os prazeres especiais da feminilidade.

Posteriormente em uma sessão de aconselhamento com uma mulher que lutava contra a baixa auto-estima, Dr. Dobson perguntou se alguma vez ela tinha exposto seus sentimentos ao seu marido. Em meio as lagrimas ela respondeu: "Estou casada a oito anos, mas meu marido não faz idéia de como me sinto inadequada!" Quando escreveu sobre essa mulher em seu livro que trata daquilo que as esposas gostariam que seus maridos soubessem sobre as mulheres (intitulado What Wives Wish Their Husbands Knew About Women), o Dr. Dobson disse: "A inferioridade é o segredo mais bem guardado do ano, mas ainda assim é o que as esposas gostariam que seus maridos entendesse".
Katie Lutero poderia ter carregado consigo o peso daquele sentimento de ser "indesejada" por toda sua vida, mas isso não aconteceu. Ela prosperou na sua função de esposa de Martinho Lutero. Ela floresceu pelo obvio amor que seu marido sentia por ela. Talvez esse fosse o segredo do seu casamento tão maravilhoso. Ele tornou o seu amor extremamente obvio. Mostrou seu apreço por Katie na forma como a tratava e na forma como a respeitava na vida particular e em publico. Lutero tomou a decisão de ser o marido de uma esposa feliz; e assim foi.
É verdade que o relacionamento da sua esposa com o Senhor deveria ser a única fonte de valor para a sua alma, mas você pode fazer maravilhas a seu favor ao tornar obvio seu amor por ela. Você pode tornar-se o marido de uma esposa mais feliz simplesmente decidindo em seu coração quem ela é. Pergunte a si mesmo, quem é a criatura engraçada que invadiu a sua masculinidade com rabo-de-cavalo, vidros de perfumes, flores e revistas de decoração? Quem é que manda você fazer as compras mais embaraçosas na seção feminina de higiene intima do supermercado? Quem é que passa horas diante do espelho do banheiro debatendo-se com um dos grandes problemas da vida: fazer ou não permanente (tradução: será que ela deve manter o seu cabelo liso ou fazer uma "permanente" para torná-lo crespo)?
Ela é uma filha do Rei dos reis. Ela é uma princesa, criada à imagem de Deus – uma herdeira real do trono eterno. Deus a fez bonita e excepcionalmente dotada. Deus a criou pensando em você, com um coração que anseia o seu amor e aceitação. Ela foi confiada aos seus cuidados para amá-la, honrá-la e apreciá-la "ate que a morte os separe".

MELHORIA PARA O LAR – Peça à sua esposa um retrato dela quando era uma menininha. Guarde-o em sua carteira e olhe-o com freqüência.

PENSAMENTO PARA O DIA – Certa vez ouvi a seguinte frase: "Trate sua mulher como uma rainha, e você será o rei de sua casa".
Diane [St. Peters]

Nenhum comentário:

Postar um comentário