04 abril 2011

Cative o Coração dele Lysa TerKeurst Capítulo 24 e Conclusão

 


CAPÍTULO 24

FELIZES PARA SEMPRE


Os finais felizes ainda existem hoje? Todas as estatísticas nos dizem que em nossos dias é raro um casamento que dure. Domingo passado o meu pastor, Rob Singleton, fez um sermão so­bre o casamento e começou nos dizendo duas palavras que o irritam como poucas: alma gêmea. Ele participou de muitas sessões de aconselhamento com pessoas que estavam deixando os seus cônju­ges porque finalmente tinham encontrado a alma gêmea sem a qual não podiam viver. Em outras palavras, a grama do vizinho sempre é mais verde, e as pessoas querem pular a cerca e abandonar o compromisso do seu casamento. Então ele nos disse a seguinte frase, que eu adorei: "A grama não é mais verde deste lado nem daquele lado. A grama é mais verde onde você a rega e aduba". Que verdadeiro! Não posso imaginar uma maneira melhor de regar e fertilizar o nosso casamento do que agir conforme a Palavra de Deus. As Escri­turas estão repletas de sabedoria no que se refere aos nossos relacio­namentos e ao projeto de Deus de um bom casamento. Na minha Bíblia (a NIV-Life Application Study Bible), há uma lista de muitos versículos ressaltando a intenção que Deus tem para o casamento.1 Ao estudar esses versículos, julguei que seria apropriado partilhar alguns deles com vocês. Pelo fato de a Palavra de Deus ser viva e ter o poder de transformar vidas, eu penso que esses versículos terão um poderoso efeito em sua maneira de encarar o seu casamento de agora em diante. Eles certamente me ajudaram.

O CASAMENTO É UMA IDÉIA DE DEUS: GÊNESIS 2.18,21,22
"E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-Ihe-ei uma adjutora que esteja como diante dele... Então, o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e to­mou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar. E da costela que o Senhor Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão".
De todas as coisas que Deus fez enquanto criava a Terra e tudo o que há nela, a única vez em que o Senhor disse que algo não estava bem foi quando Adão era o único ser humano. Não estava bem porque o quadro não estava completo. Eva veio para comple­tar Adão, fazendo uma bonita imagem da unidade que Deus pre­tendia que vivêssemos em nossos casamentos. O casamento não foi criado para nos trazer problemas nem dor de cabeça, mas como tudo o que existe em nosso mundo imperfeito, os nossos casamen­tos ficaram manchados com o pecado. O egoísmo aparece em am­bos os parceiros e pode destruir um relacionamento. Às vezes, fi­camos desanimados, a ponto de pensar que o casamento é uma pés­sima idéia. Deus nunca teve uma péssima idéia. O casamento é bom porque é uma idéia de Deus. Se o seu casamento não é bom, como o meu não foi por muitos anos, dirija-se a Deus e peça que Ele lhe mostre como torná-lo melhor.

O COMPROMISSO É ESSENCIAL: GÊNESIS 24.58-60
E chamaram Rebeca e disseram-lhe: Irás tu com este varão? Ela respondeu: Irei. Então, despediram Rebeca, sua irmã, e a sua ama, e o servo de Abraão, e os seus varões. E abençoaram Rebeca e disseram-lhe: Ó nossa irmã, sejas tu em milhares de milhares, e que a tua semente possua a porta de seus aborrecedores! "
Houve muitas vezes em que eu não quis responder como Rebeca: que acompanharia esse homem. Na realidade, algumas vezes eu queria correr na direção oposta! A única coisa que me impedia de correr era o meu relaci­onamento com Deus e o meu compromisso de honrá-lo. Estou feliz por ter sido fiel ao meu compromisso por­que, como Rebeca, fui abençoada além do que merecia.
Observe que a bênção não veio antes que ela verbalmente se comprometesse a ir ao encontro de seu homem e começasse a via­gem. Deixe-me incentivar-lhe, mesmo que você se encontre tentando escapar do seu marido e o seu desejo de permanecer com­prometida esteja se enfraquecendo; as bênçãos estão à sua frente, se você permanecer fiel ao compromisso de honrar a Deus em seu casamento. Decida-se hoje a dar o primeiro passo em direção a atitudes positivas.

O ROMANCE É IMPORTANTE: CANTARES 4.9,10
"Tiraste-me o coração, minha irmã, minha esposa; tiraste-me o coração com um dos teus olhos, com um colar do teu pescoço. Que belos são os teus amores, irmã minha! Ó esposa minha! Quanto melhores são os teus amores do que o vinho! E o aroma dos teus bálsamos do que o de todas as especiarias!"
Já lemos estes versículos em um capítulo anterior, mas como são encorajadores! Você não deseja ouvir essas palavras dos lábios do seu marido? Quem sabe foi por isso que você começou a ler este livro, para aprender como conquistar o coração dele, de tal forma que ele diga freqüentemente palavras como estas. Nestas páginas já aprendemos muito sobre como manter vivo o romance em nossos casamentos. Deixe que as idéias continuem fluindo e continue a avi­var as chamas da paixão em seu relacionamento. Seja determinada, tornando-se uma mulher romântica em seu coração.

O CASAMENTO SE BASEIA NA PRÁTICA DO AMOR DE ACORDO COM OS PRINCÍPIOS: Efésios 5.22,25,33
"Vós, mulheres, sujeitai-vos a vosso marido, como ao Senhor... Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igre­ja e a si mesmo se entregou por ela... Assim também vós, cada um em particular ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mu­lher reverencie o marido".
Não é interessante o fato de não existir frases condicionantes cercando estes versículos? Não há frases como "quando o seu mari­do for gentil você deverá respeitá-lo", ou "quando você tiver certeza de que ele está tomando a decisão correta, submeta-se a ele". Deus nos instruiu a respeitarmos o nosso marido e nos submetermos a ele — a praticarmos esses princípios de amor porque eles honram a Deus. Se basearmos nossos atos somente em nossos sentimentos, perdere­mos a meta do plano de Deus para o nosso casamento.
Então, de volta à minha pergunta do início deste capítulo: será que ainda existem finais felizes? Vou deixar-lhe um versículo que considero que nos dá a certeza de que se seguirmos o plano de Deus, os finais felizes certamente existirão: "Ainda se ouvirá a voz de gozo, e a voz de alegria, e a voz de noivo, e a voz de esposa, e a voz dos que dizem: Louvai ao Senhor dos Exércitos, porque bom é o Senhor, porque a sua benignidade é para sempre" (Jr 33.10b, ll).

Construindo o seu relacionamento - Memorize os versículos de Jeremias 33.10,11 para ter coragem. Lembre-se sempre de­les, e cite-os com freqüência.

Pensamento para o dia - Se basearmos nossos atos somente em nossos sentimentos, perderemos a meta do plano de Deus para o nosso casamento.
Lysa TerKeurst


CONCLUSÃO

NENHUM CASAMENTO É UMA FOTOGRAFIA PERFEITA


Pensei que era um pedido simples: uma fotografia. Eu preci­sava de uma fotografia minha para outro projeto, e uma de Art e eu juntos para este livro. Art e eu nos encontramos no estúdio fotográfico e começamos a folhear os livros de amostras do fotó­grafo. "Uau, este tipo de foto parece bom", eu disse mostrando-a ao fotógrafo. Prossegui dizendo: "Eu sou autora de alguns livros sobre casamento, e estamos aqui para fazer uma foto para a contracapa do meu livro".
"Entendo", ele disse com um olhar preocupado. "Vocês não es­tão pensando em fazer uma fotografia externa hoje, estão?"
"Bem, na verdade eu gostaria de uma como esta", eu disse, um pouco abalada quando lhe mostrei a fotografia de um casal em pé em um campo gramado.
"Esse tipo de fotografias precisa de mais planejamento do que a nossa sessão padrão de interiores. Se vocês queriam uma foto como esta, deveríamos ter pensado a respeito com um pouco mais de tem­po", ele disse levantando as sobrancelhas.
"Oh, está bem, então vamos fazer uma fotografia de estúdio". Eu me sentia um pouco magoada e muito desapontada.
"Muito bem, vamos ver quais roupas vocês trouxeram e vamos escolher uma cor de fundo que dê um contraste agradável".
De repente o nó no meu estômago se torceu e cresceu enquanto eu mostrava o que estávamos planejando vestir e o fotógrafo mostra­va claramente sua desaprovação. Enquanto isso Art estava em pé olhan­do-me com aquela cara de "eu te disse", que estava me deixando mais aborrecida a cada minuto. Em primeiro lugar, ele nem queria fazer as fotografias naquele dia. Pensava que precisávamos de algumas sema­nas para planejar as coisas. Para completar, ele precisava cortar o cabelo. Pensei que um aviso com alguns dias de antecedência seria suficiente. O meu plano era ir, sorrir e riscar isso da lista de tarefas. Como agora eu não estava disposta a sorrir, marcamos outro dia.
É por isso que a fotografia que você está vendo na contracapa do livro não é minha e de meu marido, mas na verdade é de um outro casal... estou brincando.
Agendamos novamente a sessão de fotos para a semana seguinte e fomos para o estacionamento. Eu estava zangada. Art está sempre me dizendo que não devemos fazer as coisas na última hora. Na mai­oria das vezes, de alguma forma tudo dá certo, mas não desta vez. Eu estava preocupada, nervosa e magoada. Arrumar o cabelo para a foto leva algum tempo, sem falar dos acessórios e das muitas orações para que não apareçam manchas. A vida não é assim? Queremos que as coisas sejam uma fotografia perfeita, e inevitavelmente não são.
Isso é particularmente verdadeiro com os nossos casamentos. Sonhamos em finalmente conhecer aquele alguém especial que fará a nossa vida maravilhosa e então depois do casamento e de um par de filhos nos sentimos desiludidas e desapontadas. Por quê? Nossos corações foram feitos para o Jardim do Éden, mas a vida parece mais o Jardim do Getsêmani.
Fomos feitos para a paz perfeita, a provisão perfeita, o lugar perfeito e o amor perfeito. Nossas almas sofrem de angústia, e às vezes compreendemos mal os planos de Deus. Ao invés de nos voltarmos a Deus e deixarmos que a sua perfeita paz, provisão e o seu amor encham os nossos espaços vazios, partimos para o conserto. Faze­mos estratégias. Manipulamos. Estabelecemos cronogramas. Procuramos um método de três passos para "mudá-lo".
Nos desgastamos somente para chegar ao fim das nossas reser­vas emocionais e físicas e perceber que apesar de todos os nossos esforços, não há resposta humana. Nossa esperança reside somente em Jesus Cristo e em seus planos para nós. Jesus quer que os nossos casamentos sejam símbolos do seu amor incondicional e sacrificial por sua noiva, a igreja. Não é de admirar que Satanás queira destruir nossos casamentos. Em Efésios 6 somos avisados de que a nossa luta não é contra o sangue e a carne, mas contra as forças do mal.
Pense outra vez naqueles contos de fadas que ajudaram a mol­dar os seus pensamentos sobre o casamento. Eles sempre têm um herói, uma heroína e algum personagem do mal. Assim também é a nossa história. Espero que este livro tenha sido útil para lhe incenti­var e equipar a fortalecer o seu amor por seu marido e frustrar os esforços do mal. Mas isso significa que nunca mais teremos outra discussão conjugal? Não, mas talvez nossa perspectiva será diferen­te e a nossa decisão de continuar será fortalecida.
Recentemente, eu estava dando uma palestra em um retiro da igre­ja, e a esposa do pastor, nesta ocasião, contou-me uma história que sempre me ajudará a continuar. Ela contou-me sobre uma jovem mãe em sua congregação que descobriu que tinha câncer de mama. Lutou com todas as suas forças contra a doença, mas sua condição piorava. Em uma tentativa de salvá-la, os médicos tentaram uma última opera­ção. Durante a cirurgia ela sofreu uma parada cardíaca, e depois de algumas tentativas de ressuscitá-la, os médicos conseguiram trazê-la de volta. Apesar de ter sobrevivido à cirurgia, ao acordar lhe contaram que o câncer tinha se espalhado e que o prognóstico era ruim.
Depois de ouvir o boletim médico, ela reuniu a família e muitos amigos em seu quarto no hospital. Quem estava presente disse que embora o seu corpo estivesse acabado, e fisicamente ela parecesse próxima do fim, o seu espírito estava tão cheio de paz que ela irradi­ava beleza. Quando todos estavam lá, ela lhes disse que havia morrido durante a cirurgia e os médicos tiveram que trabalhar muito para trazê-la de volta. Ela reviveu, mas não antes de ver um relance da eternida­de. Ela lhes disse que não teve permissão de ver o rosto de Jesus, mas tinha visto o suficiente para saber que tudo o que a Bíblia promete é verdade. "É tudo verdade", ela disse sorrindo, e lhes disse adeus.
É tudo verdade, minha amiga. Embora não façam sentido aos olhos do mundo, todas as promessas e todos os ensinos de Deus são verdade. O seu marido é um presente com que Deus lhe abençoou por algum tempo. Agarre-se à Palavra de Deus e ao seu plano para o seu casamento. Você será incrivelmente abençoada enquanto dá ao seu marido o presente de ser uma esposa fiel a Deus, e que procura conquistar o coração dele.
Construindo o seu relacionamento No diário do seu ca­samento, escreva uma carta de agradecimento a Deus, dizen­do-lhe o quanto você aprecia o seu marido.
Pensamento para o dia - É tudo verdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário