01 abril 2011

Cative o Coração dele Lysa TerKeurst Capítulo 22 e 23

 


CAPÍTULO 22

NA ALEGRIA E NA TRISTEZA


"Que bom que agüentei", disse-me a senhora engraçada quan­do me contou como estava apaixonada por seu marido. Ela continuou dizendo: "Há dez anos eu estava pronta para desistir. Ele não tinha nenhuma consideração por mim e tinha me feito sofrer muito. Não se passava sequer um dia sem que ele fizesse algo para me magoar. Algumas vezes eram coisas pequenas e em outros dias eram coisas realmente dolorosas, mas somando tudo eu era muito infeliz, sentia-me miserável. Eu pensava: Não foi esse o acordo - as coisas não deveriam ser assim! Eu sempre tinha sonhado com um casamento de contos de fadas, mas não do tipo em que o príncipe se transforma em um sapo. Em meus livros de contos de fadas aconte­cia sempre o contrário!"
Tive que perguntar a ela como as coisas tinham mudado tão radicalmente, pois ela agora anseia por contar que é louca por seu marido. "Não foi fácil", respondeu depressa, mas orei para que Deus honrasse a minha decisão de honrar o meu compromisso. Quanto mais eu me concentrava em Deus, e não em meu casamento, mais Deus completava os espaços vazios. Deus me deu forças e me aju­dou. Ele me deu coragem quando me sentia desencorajada. Ele me deu forças quando me sentia fraca e cansada. Ele me ajudou a amar meu marido mesmo quando eu não queria fazê-lo. Com o passar do tempo, notei que um milagre estava acontecendo na vida do meu marido. Deus o modificou, o suavizou, e revelou-lhe a manei­ra como deveria me tratar. Sinceramente, não consigo imaginar como seria a minha vida se tivesse desistido. Finalmente encontrei aquele conto de fadas.
Suas palavras me incentivaram porque, para falar a verdade, hou­ve vezes em que eu também quis desistir do meu casamento. Mas eu também vim a perceber que um bom casamento é um processo. Al­gumas vezes pode demorar algum tempo, mas tenho certeza de que se vocês seguirem fielmente a definição de Deus de amar um ao outro, Deus honrará o seu casamento.
Em seu livro How to Act Right When Your Spouse Acts Wrong (que em português poderia ser intitulado: "Como Agir Corretamente Quando o Nosso Cônjuge Age Mal"), Leslie Vernick escreve:
Quando concentramos nosso coração em Deus, aprendemos a reconhecer e aceitar que a sua soberania controla cada circunstância em nossa vida — inclusive o nosso casamento. Deus nunca nos pro­mete que não teremos problemas nesta vida; na verda­de, Ele nos diz exatamente o contrário (Jo 16.33). Ele nunca nos diz que nada irá nos magoar ou que deverí­amos procurar a melhor saída para as nossas dificul­dades. O que Deus promete é: em primeiro lugar, que Ele tomará todas as dificuldades que encontrarmos, inclusive as di­ficuldades em nossos casamentos, e as transformará em algo que nos ajudará a ser mais parecidos com Jesus, o que Ele nos diz que é muito, muito bom (Rm 8.38,39). Em segundo lugar, Ele promete que nada que nos acontecer será capaz de separar-nos do seu amor. Nada! Ele está no comando e sempre sabe de tudo. O Senhor sempre contempla o panorama maior.1
O panorama maior é exatamente o que Deus vê. Deus vê todas as coisas. Ele vê a nossa vida do princípio ao fim e tudo o que acon­tece entre estes dois eventos. Deus pode fazer coisas boas a partir daquilo que nos parece mau, mas nós temos que ter paciência sufici­ente para perceber que Ele sempre faz a sua obra em seu próprio ritmo, de acordo com o seu cronograma. Vivemos em uma "socieda­de de microondas", e queremos que as coisas sejam rapidamente consertadas, na velocidade do serviço "FedEx" ou "Sedex".
Queremos as soluções dos nossos problemas agora. Por que você acha que as capas das revistas femininas sempre contêm respostas rápidas para os problemas que a maioria das mulheres enfrenta? "Caçadores de Dietas: Perca Cinco Quilos em Dez Dias", ou "Reparadores de Relacionamentos: Três Passos Fáceis para a Reconci­liação", ou "Organize a sua Casa em Uma Hora ou Até Menos". Você não encontrará aqui soluções rápidas nem fáceis, porque não somos capazes de encontrá-las na Palavra de Deus.
Em Efésios 4.2 Paulo nos ensina: "andeis... com toda a humil­dade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos ou­tros em amor". Pedro também nos incentiva ao profundo amor mú­tuo: "tende ardente caridade [amor] uns para com os outros, porque a caridade [o amor] cobrirá a multidão de pecados" (l Pé 4.8).
A única maneira de conseguir ser paciente, amar alguém que é impossível de se amar, e ser fiel ao compromisso assumido é ter um coração que se rende e se enche do amor de Deus.
Fácil? De modo algum. Honrar a Deus? Ah, sim. Consertar o casamento? Com certeza. Com Deus tudo é possível.
Em Mateus 5.6, como parte de seu Sermão no Monte, Jesus nos ensinou: "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, por­que eles serão fartos". Se tivermos fome e sede de um marido que sempre aja corretamente, então teremos fome por toda a vida. Se, por outro lado, temos fome e sede de Deus, então nos fartaremos até transbordar. O texto em Provérbios 21.21 nos encoraja: "O que se­gue a justiça e a bondade achará a vida, a justiça e a honra".
A senhora de quem eu falava no começo do capítulo tinha aca­bado de comemorar seu vigésimo aniversário de casamento. Ela me disse: "Se eu tivesse desistido há dez anos, uma outra mulher seria a sua esposa hoje, e se beneficiaria das minhas lágrimas e orações durante todos aqueles anos. E eu teria desperdiçado um excelente casamento".

Construindo o seu relacionamento - Escreva um acordo para que você e seu marido assinem, onde conste que "o divórcio nunca é uma opção". Elimine essa palavra do seu vocabulário.

Pensamento para o dia - O Senhor, Deus de Israel, diz que aborrece o repúdio [ou, como em outra tradução] O Senhor Todo-Poderoso de Israel diz: Eu odeio o divórcio.
Malaquias 2.16



CAPITULO 23

MESMO SE...


Enquanto escrevo estas palavras, os Estados Unidos estão em choque pelos horríveis acontecimentos de 11 de setembro de 2001. Muita coisa aconteceu naquele dia trágico. Muitas recordações estão gravadas nos corações dos americanos. Cenas de explosões e devastação. Cenas de pessoas cobertas de poeira correndo para salvar suas vidas. Cenas de valentes bombeiros e policiais arriscando suas vidas para salvar outras. Cenas de pessoas desesperadas percorrendo as ruas de Nova York à procura dos seus entes queridos. Cenas de filas e filas de fotografias de desaparecidos com números de telefone e ape­los para que alguém, que tivesse alguma informação, telefonasse.
Sentei-me na sala naquele dia terrível e nos dias seguintes pro­fundamente triste pelo país e especialmente pelos milhares que ha­viam perdido pessoas amadas. Quando as histórias pessoais come­çaram a aparecer nos sentimos ainda mais profundamente emocio­nados. Jamais esquecerei o Presidente Bush honrando Lisa Beamer, a esposa de Todd Beamer, um passageiro morto. Ele e outros passa­geiros enfrentaram os seqüestradores e deram suas vidas para evitar que o avião se chocasse contra outro edifício. Quando vi Lisa sendo entrevistada, era óbvio que ela estava triste, mas ela tinha uma pers­pectiva eterna de que veria o seu marido outra vez no céu. Assim ela honrou o seu falecido marido pela maneira como falou do maravi­lhoso caráter que ele demonstrou até o último dia de sua vida. O que me emocionou na história de Lisa foi sua confiante determinação de que essa era a perfeita vontade de Deus e que, continuando a viver a sua vida, estaria honrando o seu marido.
Esse foi o sentimento de muitas famílias de vítimas: apesar de seus corações partidos, a vida teria que continuar. E assim aconte­ceu. A vida continuou, mas nenhum de nós é a mesma pessoa que era antes de 11 de setembro. Pelo menos, eu espero que não. Espero que todas as nossas perspectivas tenham mudado para melhor.
Ao ficar sabendo da tragédia, você sentiu o desejo de imediata­mente reunir toda a sua família em casa e abraçá-la dizendo o quanto a ama? Eu quis fazer isso. Alguma coisa em mim me disse que a vida é curta e frágil. Acho que muitas pessoas sentiram o mesmo. Há re­gistros de um número recorde de pessoas que estavam em processo de divórcio e notificaram os tribunais de que dariam mais uma chance aos seus casamentos. Muitas pessoas deram um passo atrás em suas vidas atribuladas e passaram a pensar sobre o que realmente importa.
O que realmente importa em seu casamento? Penso em algu­mas pequenas coisas que me frustravam, e me pergunto: será que são realmente importantes? Será que realmente importa que ele algumas vezes deixe o assento do vaso sanitário levantado? Será que realmente importa que ele deixe o seu prato sujo ao lado da pia, ao invés de enxaguá-lo e colocá-lo na máquina de lavar lou­ças? Será que realmente importa que tenhamos opiniões diferentes sobre esse ou aquele assunto? As pequenas coisas que às vezes deixamos destruir nosso casamento desapareceriam rapidamente se tivéssemos em mente que estamos abençoados hoje, mas não temos garantido o amanhã.
Uma das pesquisas que recebi dos homens realmente se destaca. Um deles disse: "Eu queria que minha esposa soubesse que todos cometem erros e merecem uma segunda chance".
Outro disse: "Queria que minha mulher entendesse como sou frágil como homem, mesmo que nunca demonstre isto. Quando ela reage e me dá apoio, posso fazer qualquer coisa através de Cristo. Mas quando ela se mostra insensível, sinto-me arrasado. Não o de­monstro, e normalmente a minha reação é "durona"; mas estou cho­rando por dentro. Ela não faz idéia de como a sua confiança e apoio são importantes para mim" (Tim, Tupelo). Este homem está supli­cando para que a sua esposa seja a sua companheira, o seu apoio, a sua amiga, aquela que acredita nele nos bons e nos maus momentos.
O seu marido sabe que se você pudesse fazer tudo de novo, você ainda o escolheria? Mesmo se ele perdesse todo o seu dinheiro? Mes­mo se ficasse paralítico amanhã? Mesmo se tomasse uma decisão errada, você ainda o escolheria? Ser capaz de responder sim a essas perguntas hoje abençoará o seu marido, mas a abençoará ainda mais. Isto é viver de fato sem arrependimentos. Se estes assuntos estão resolvidos em seu coração hoje, então se a tragédia bater à sua porta amanhã, você terá a plena certeza de que se doou, amou e viveu a vida completamente, sem nenhum arrependimento, tendo dado a res­posta correta a todos os "mesmo se..."

Construindo o seu relacionamento Escolha uma árvore de seu quintal e entalhe nela as suas iniciais e as do seu mari­do. Entalhe um coração rodeando as iniciais. Depois do jan­tar dê um passeio pelo quintal deixando que a sua família des­cubra esta doce inscrição.
Pensamento para o dia - Ela não faz idéia de como a sua confiança e apoio são importantes para mim.
Tim [Tupelo]


Nenhum comentário:

Postar um comentário