11 abril 2011

Raabe: Meretriz, Ancestral de Jesus




Raabe: Meretriz, Ancestral de Jesus  |  Pr. Olavo Feijó

Mateus 1:5 - E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé;

Sabemos que a genealogia era o cartão de identidade do cidadão judaico. Por isso, muitos judeus procuravam subterfúgios para tirar da sua genealogia todos os nomes que pudessem comprometer a família. No caso de Jesus, porém, o Evangelista Mateus fez questão de não eliminar o nome de uma meretriz, Raabe, ascendente do Mestre. "E Salmom gerou, de Raabe, a Booz; e Booz gerou, de Rute, a Obede; e Obede gerou a Jessé" (Mateus 1:5).

Um dos pecados dos religiosos fundamentalistas é a discriminação. Para eles, o mundo deve ser dividido em dois grupos: os justos, que são eles, e os pecadores iníquos - isto é, todas as pessoas diferentes deles.

Jesus nunca foi um religioso fundamentalista. Ele convivia com os pecadores, os diferentes, procurando ajuda-los e abençoá-los. Esta a razão pela qual o Espírito inspirou Mateus, levando-o a colocar, na genealogia do Salvador, nomes de mulheres, dentre as quais Rute, uma estrangeira, e Raabe, uma meretriz. O cartão de identidade do Cristo deve ser exemplo para nós - devemos ter os braços abertos para todos os diferentes. Ao invés de discriminá-los, convidá-los para o Reino. Quando nos sentirmos muito orgulhosos, será uma boa ideia lembrarmo-nos de Raabe, ancestral de Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário