Jeremias 29:11-14. Este versículo, que faz parte de uma carta do profeta Jeremias aos exilados israelitas que estavam na Babilonia, é uma mensagem de confiança no propósito divino e na bondade de Deus, mesmo em tempos de dificuldade.
Jeremias 29:11-14 escreve para que o povo de Deus tenha 3 coisas:
A) Confiança em Deus: É um lembrete para os crentes de que podem confiar nos planos de Deus, mesmo quando não os conseguem ver ou entender.
Planos de Paz: Deus garante que os Seus planos não são de calamidade, mas de paz.
B) Esperança em Meio às Dificuldades: Este versículo encoraja a manter a esperança durante as lutas, sabendo que Deus é soberano e deseja o nosso bem.
Um Futuro e Uma Esperança: O versículo promete um futuro e uma esperança, mostrando que os tempos difíceis não são o fim da história, mas sim um período para um novo começo.
C) Um Convite à Fé: É um convite a descansar na certeza de que Deus não abandona o Seu povo, mas está a trabalhar para o nosso bem e crescimento.
A Conexão entre Busca e Esperança: A promessa de um futuro melhor está diretamente ligada à busca e à oração a Deus, que promete ouvir e ser encontrado quando buscado com todo o coração.
Há pelo menos 4 afirmações em Jeremias 29:11-14
1) Deus faz promessas que são boas e pretende cumpri-las (vs 11) Compare com outros versículos
1 Reis 8:56 Bendito seja o Senhor, que deu descanso ao seu povo Israel, conforme tudo o que prometeu; nenhuma palavra falhou de todas as suas boas promessas, proferidas por meio de Moisés, seu servo.
Salmo 105:8 Ele se lembra perpetuamente da sua aliança, da palavra que empenhou para mil gerações.
Jeremias 32:42; Porque assim diz o Senhor: Assim como trouxe sobre este povo todo este grande mal, assim também lhes trarei todo o bem que lhes prometi.
2) Deus ouve seu povo quando eles oram (vs 12)
2 Crônicas 7:12-16 o Senhor lhe apareceu de noite e disse: “Ouvi sua oração e escolhi este lugar para mim, como um templo para sacrifícios. [13] “Se eu fechar o céu para que não chova ou mandar que os gafanhotos devorem o país ou sobre o meu povo enviar uma praga, [14] se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.[15] De hoje em diante os meus olhos estarão abertos e os meus ouvidos atentos às orações feitas neste lugar. [16] Escolhi e consagrei este templo para que o meu nome esteja nele para sempre. Meus olhos e meu coração nele sempre estarão.
Salmos 34:15 Os olhos do Senhor voltam-se para os justos e os seus ouvidos estão atentos ao seu grito de socorro;
Tiago 5:16 b. a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos
3) Deus permite que seu povo o encontre quando a busca (vs 13)
Deuteronômio 4:29 E lá procurarão o Senhor, o seu Deus, e o acharão, se o procurarem de todo o seu coração e de toda a sua alma.
1 Crônicas 16:11 Olhem para o Senhor e para a sua força; busquem sempre a sua face.
Isaías 55:6 Busquem o Senhor enquanto é possível achá-lo; clamem por ele enquanto está perto.
Mateus 7:7“Peçam, e será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta será aberta.
4) Deus resgata repetidamente seu povo do exílio (vs 14)
Êxodo 2:23-24; Deus ouviu o clamor do povo no Egito
Ezequiel 34:10-22; Deus promete que Ele mesmo irá resgatar suas ovelhas
Colossenses 1:13Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado,
Nenhum comentário:
Postar um comentário