TEXTO BIBLICO:
Jó 24:7“Ao nu fazem passar a noite sem roupa, não tendo ele coberta contra o frio.”
INTRODUÇÃO
A descrição feita no texto vai além do literal, ou seja, é uma descrição que aponta para o espiritual.
Ao fazer isto, Jó descrever a triste situação do homem no mundo em nossos dias.
Qual a condição espiritual do homem? Como ele vive? Como está a sua alma? Qual a sua relação com Deus? A resposta a estás e a outras perguntas podem ser extraídas neste texto que foi lido.
A (primeira situação relatada no texto:
Nudez (sem roupa) e a outra situação nos fala do desamparo, ou seja,
E sem proteção (sem coberta).
Este é o triste quadro em que o homem se encontra: exposto pelo pecado e totalmente vulnerável aos ataques daquele que não ama a sua alma.
DESENVOLVIMENTO
Nu – É o homem do ponto de vista espiritual sem a santificação, sem as vestes da salvação.
Porque as vestes da salvação não são adquiridas pelo esforço ou recursos do homem, mas tão somente pelo Profético,pela graça de Deus revelada em Jesus que morreu em nosso lugar para perdoar os nossos pecados.
A santificação está ligada, portanto, a experiência de salvação do homem com o Senhor Jesus, fazendo com que o mesmo busque a cada dia a santificação através da operação do Espírito Santo em sua vida a fim de preservar a benção da salvação que um dia lhe foi dada.
Passar noite – Nos fala do período de trevas que impera neste mundo, onde o pecado tem se alojado no coração e na vida do homem.
Com a noite vêm os temores, as angústias, a insegurança; sentimentos que se tornaram comuns na vida daqueles que palmilham por caminhos sombrios, por não terema luz da revelação.
Somente aqueles que têm a luz da revelação, a direção do Espírito Santo caminhaseguro porque enxerga o caminho que é Jesus, que os leva a eternidade.
Não tendo ele coberta contra o frio -É o homem que não tem o Espírito Santo para o proteger da frieza espiritual que existe neste mundo.
O frio vaiinibindo, ou seja, bloqueando as ações vitais do corpo.
A frieza espiritualvai inibindo na vida do crente: a Fé, a esperança, o temor do Senhor; passa a não crer mais nos Dons, não consulta mais a palavra, essa situação se não for revertidaacaba levando-o a morte espiritual.“Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca”. Apoc 16:3
O recurso do qual a Igreja se utiliza para vencer a frieza espiritual deste mundo: é o clamor pelo sangue de Jesus, ou seja, que o Espírito Santo opere a cada instante no seio dela, afim de que tenhamos vida.
Portanto, a situação do homem neste mundoé o resultado de ter rejeitado a Jesus como Salvadora pobreza em que o mesmo se encontra:
· Sem roupa- sem vestes de salvação;rejeitou o Profético.
· Sem coberta- sem o sangue de Jesus que é o seu Espírito Santo;
Todavia, Deus providenciou um projeto de salvação para a vida do homem e neste projeto estava o envio do seu filho amado Jesus para morrer em favor do Homem.
Na cruz do calvário o Senhor Jesus proveu para o Homem os recursos necessários para asua salvação:
· Vestes de salvação o Profético para cobrir a nudez, o pecado;
· A coberta para aquecê-lo do frio, quando derramou do seu sangue que representava o seu Espírito Santo, protegendo-o assim da frieza espiritual.
A Igreja fiel não sobrevive sem estes recursos oriundos da graça: a salvação e o batismo com o Espírito Santo.
Porque o mundo no qual a Igrejarejeitou a Jesus, vive se caracteriza nesta última hora como um mundo de trevas e de frieza espiritual.
CONCLUSÃO
A noite está aí, o frio também. Não ignoremos que o mundo em que vivemos é de trevas e de frieza espiritual e que é necessário que o homem perceba que a uma ação de Deus em favor da sua vida, entendendoque Deus não o abandonou nem o deixou entregue a própria sorte, mas foi o resultado da escolha. Saiba de queo Senhor tem vestes de salvação para você, saiba que o Senhor quer cobrir-te com o seu Espírito Santo e que a partir daí, será incumbência do Espírito Santo te proteger ede guardar a tua vida até aquele dia glorioso que será o dia do arrebatamento da Igreja fiel.
Josenilson Félix
Nenhum comentário:
Postar um comentário