2 Tessalonicenses 1: 1-12
1. Igreja que reconhece sua posição espiritual
Não teria sido difícil para os crentes de Tessalônica se sentirem distante e distante da vida da Igreja. Eles estavam localizados na Macedônia no limite da missão da igreja, muito longe de Antioquia, de onde o trabalho foi dirigido.
Paulo os incentiva a valorizar sua posição espiritual.
Eles são a igreja do Tessalonicenses em Deus Pai e Senhor Jesus Cristo. (1) Para estar unido à vida do Pai e o Filho deveriam estar em um lugar seguro.
Em 1 Pedro 1:2, lemos: "Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo." Esta é uma imagem da igreja como o povo escolhido de Deus. Somos amados por Deus, e somos destinados a ser santos. Somos chamados a obedecer a Jesus Cristo e a espalhar seu evangelho.
Tempos de pressão dão margem a vozes negativas. Quando o progresso parece lento e
as dificuldades se multiplicam, estamos abertos a críticas. Mas o apóstolo oferece uma diferente perspectiva.
2. Igreja que cresce em Liderança, Fé e Amor
Ele os encoraja a ver que através dessas provações sua fé está crescendo e seu amor um pelo outro está aumentando. (Tess 1:3,4) Na ordem das coisas de Deus, a fé e o amor avaliam mais altamente do que algumas outras qualidades mais visíveis.
Igrejas saudáveis desenvolvem líderes piedosos. Líderes preparados fortalecem a igreja (Tess 1:5) Tito 1 : 5 - 9 Atos 20:28-32, 1 Pedro 5:1-5
- Presbuteros = pessoa idosa; pessoa mais sábia
- Episkopos = supervisor; Gerente; diretor
Líderes da Igreja que estabelecem um padrão para uma vida transformada (ess 1:6-9) Tito 1 : 5 - 9
- Um padrão para viver em casa (Tess 1:6)
- Um padrão para viver em público (Tess 1:7-8)
Hospitaleiro, amante do bem, autocontrolado, piedosos, disciplinado. Um padrão para ensino e doutrina (9)
3. Igreja que espera a volta de Cristo.
Como noiva/esposa de Cristo, quais são as responsabilidades da igreja? Entender o papel da noiva nos ajudará enquanto a igreja cumpre melhor nosso papel.
Devemos nos esforçar para nos tornar a esposa perfeita para Cristo.
A Noiva deve Amar Tito 2:4. O que isso significa para a igreja? Significa que vivemos e defendemos Cristo. Significa que queremos nos entregar completamente a ele e queremos o que é melhor para ele.
Isso significa estar em sujeição. Ef. 5:22-24, Col. 3:18, I Pedro 3:1, 5-6, Tito 2:5.
A igreja então obedece ao que Cristo diz. A igreja não age contrariamente às decisões ou aos desejos de sua cabeça.
Sujeição significa aceitar o papel para o qual a esposa é designada.- Tito 2:5- Guardiães em casa. A Igreja deve manter a família de Deus protegida, obediente e educada. I Cor. 5:1-12, Gál. 6:1-2, II Tim. 1:5
A Noiva deve Honrar Provérbios 31:11-12, 23 O que o mundo vê sobre Jesus através de sua noiva? Lealdade, Amor, Louvor, Bondade, Perdão
É naquele dia que eles verão como Deus é justo. (6)
Todos irão apreciar o poder do evangelho que pode proteger e salvaguardar suas vidas quando o Senhor Jesus é revelado do céu em chamas de fogo e com seus anjos poderosos.
Muitas vezes somos tentados a pensar no evangelho, esta mensagem de um Salvador crucificado contendo pouco poder. Mas isso não é a realidade do evangelho de Cristo. É naquele último dia em que, por meio da obra de Cristo, seremos levados com segurança à presença do Senhor e a glória de seu poder em que apreciaremos o quão potente é esta mensagem.
Jesus amou e morreu pela igreja
Em Efésios 5:25, Paulo diz: "Maridos, ame suas esposas, assim como Cristo amou a igreja e se entregou por ela." Esta é uma imagem poderosa do amor de Cristo por sua igreja. Ele morreu por nós, mesmo quando éramos pecadores. Ele nos salvou de nossos pecados e nos deu vida eterna.
Jesus Edificou a igreja
Em Mateus 16:18, Jesus diz a Pedro: "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não prevalecerão contra ela." Esta é uma promessa de que a igreja de Jesus Cristo nunca será derrotada. Satanás pode tentar nos destruir, mas ele nunca terá sucesso. Jesus está no controle, e sua igreja permanecerá firme.
Os salvos são adicionados a ela
Em Atos 2:47, lemos: "E todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Eles vendiam suas propriedades e bens e repartiam o dinheiro com todos, conforme a necessidade de cada um." Esta é uma imagem da igreja primitiva. Os crentes eram uma comunidade unida, compartilhando tudo o que tinham. Eles eram apaixonados por Jesus, e estavam comprometidos em servir uns aos outros.
Conclusão
O capítulo termina com uma oração. (11,12) Essas orações foram gravadas para que possamos orar um pelo outro. Igreja que ora, cresce. Paulo ora para que Deus cumpra toda boa fé inspirada para o propósito que os tessalonicenses têm.
Qual é o propósito da sua igreja. Seria uma boa oração orar por um outro.
A passagem nos convida a procurar uma oportunidade de encorajar uma pessoa que luta
Cristão. Ele destaca as duas áreas que uma igreja deve ter como missão: fé e amor. A fé cresce à medida que nos tornamos cada vez mais convencido da fidelidade de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário