Is 61:1-3 O Espírito do Senhor JEOVÁ está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos;
[1] - Is 61:1-3 - O ESPÍRITO DO SENHOR JEOVÁ ESTÁ SOBRE MIM. Esta descrição do Messias e da sua unção relaciona-se à sua missão ou ministério ( Is 11:2 diz E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, e o Espírito de sabedoria e de inteligência, e o Espírito de conselho e de fortaleza, e o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR; Isaías descreve mais diretamente o seu caráter e supremacia).
Quando Jesus começou o seu ministério, citou estes versículos e os aplicou a si mesmo (Lc 4:18,19)O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração;
Seu ministério ungido incluía:
(1) pregar o evangelho aos pobres, aos humildes e aos aflitos;
(2) curar os espiritual e fisicamente doentes e quebrantados;
(3) romper os grilhões do mal e proclamar a libertação do pecado e do domínio satânico; e
(4) abrir os olhos espirituais dos perdidos para verem a luz do evangelho e serem salvos. Este quádruplo propósito caracterizava o ministério de Jesus Cristo, e continuará a ser cumprido pela igreja enquanto esta estiver na terra.
Quem tem a unção de Deus?
Todo que aceita Jesus como seu salvador é ungido por Deus, escolhido como Seu filho. Quando uma pessoa se converte, ela recebe a unção do Espírito Santo
(2 Coríntios 1:20-22 -20 Pois todas as promessas de Deus se cumpriram em Cristo com um alto e claro “Sim!”. E, por meio de Cristo, confirmamos isso, de modo que nosso “Amém” se eleva a Deus para sua glória.21É Deus quem nos capacita e a vocês a permanecermos firmes em Cristo. Ele nos ungiu 22 e nos identificou como sua propriedade ao colocar em nosso coração o selo do Espírito, a garantia de tudo que ele nos prometeu.).
Essa pessoa se torna sacerdote de Deus, consagrado e equipado para O servir e proclamar o evangelho
(1 Pedro 2:9-10.- 9 Vocês, porém, são povo escolhido, reino de sacerdotes, nação santa, propriedade exclusiva de Deus. Assim, vocês podem mostrar às pessoas como é admirável aquele que os chamou das trevas para sua maravilhosa luz.10“Antes vocês não tinham identidade como povo, agora são povo de Deus. Antes não haviam recebido misericórdia, agora receberam misericórdia de Deus.” Essa é a unção de Deus.
Na Bíblia unção significa consagração. No Antigo Testamento, pessoas e objetos eram ungidos com óleo para serem dedicados a um trabalho especial. Jesus é o Ungido de Deus, consagrado para Deus e escolhido para nos salvar de nossos pecados. Messias (hebraico) e Cristo (grego) significam "Ungido".
Em Jesus, todo crente é ungido para servir a Deus. Agora nossas vidas são dedicadas a Deus, pelo poder do Espírito Santo. Pertencemos a Deus e somos chamados a fazer sua vontade. Deus protege e cuida de seus ungidos.
Ora, é Deus que faz que nós e vocês permaneçamos firmes em Cristo. Ele nos ungiu, nos selou como sua propriedade e pôs o seu Espírito em nossos corações como garantia do que está por vir. 2 Coríntios 1:21-22
Mas vocês têm uma unção que procede do Santo e todos vocês têm conhecimento.1 João 2:20
Quanto a vocês, a unção que receberam dele permanece em vocês, e não precisam que alguém os ensine; mas, como a unção dele recebida, que é verdadeira e não falsa, os ensina acerca de todas as coisas, permaneçam nele como ele os ensinou.1 João 2:27
No antigo Testamento encontramos o uso do óleo para ungir objetos. Era uma forma de consagrar os objetos para o culto a Deus. (Êxodo 29:36-37; 30:25-29). Os objetos ungidos se tornavam santos ao serviço do Senhor.
O Antigo Testamento também fala da Unção de Pessoas. "Entre os Judeus, a unção era a cerimônia pela qual os profetas, os sacerdotes e os reis eram iniciados nos seus ofícios"
Eram ungidos os profetas, os reis e os sacerdotes.
Unção de Reis: Os reis eram ungidos como libertadores para o povo de Israel e para governar sobre o povo como seu pastor (I Sm 9.16).
Unção de Sacerdotes: Os sacerdotes eram ungidos, de modo a consagrá-los e reconhecê-los como pessoas separadas para servir a Deus através do sacerdócio (Ex 40.13-15).
Unção de profetas: O ofício profético era estabelecido pelo ato da unção. (Is 61.1-3.
Vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”. (I Pedro 2:9.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário