2 Tessalonicenses 1: 1-12
1. Igreja que reconhece sua posição espiritual
Não teria sido difícil para os crentes de Tessalônica se sentirem distante e distante da vida da Igreja. Eles estavam localizados na Macedônia no limite da missão da igreja, muito longe de Antioquia, de onde o trabalho foi dirigido.
Paulo os incentiva a valorizar sua posição espiritual.
Eles são a igreja do Tessalonicenses em Deus Pai e Senhor Jesus Cristo. (1) Para estar unido à vida do Pai e o Filho deveriam estar em um lugar seguro.
Em 1 Pedro 1:2, lemos: "Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo." Esta é uma imagem da igreja como o povo escolhido de Deus. Somos amados por Deus, e somos destinados a ser santos. Somos chamados a obedecer a Jesus Cristo e a espalhar seu evangelho.
Tempos de pressão dão margem a vozes negativas. Quando o progresso parece lento e
as dificuldades se multiplicam, estamos abertos a críticas. Mas o apóstolo oferece uma diferente perspectiva.
2. Igreja que cresce em Liderança, Fé e Amor
Ele os encoraja a ver que através dessas provações sua fé está crescendo e seu amor um pelo outro está aumentando. (Tess 1:3,4) Na ordem das coisas de Deus, a fé e o amor avaliam mais altamente do que algumas outras qualidades mais visíveis.
Igrejas saudáveis desenvolvem líderes piedosos. Líderes preparados fortalecem a igreja (Tess 1:5) Tito 1 : 5 - 9 Atos 20:28-32, 1 Pedro 5:1-5
- Presbuteros = pessoa idosa; pessoa mais sábia
- Episkopos = supervisor; Gerente; diretor
Líderes da Igreja que estabelecem um padrão para uma vida transformada (ess 1:6-9) Tito 1 : 5 - 9
- Um padrão para viver em casa (Tess 1:6)
- Um padrão para viver em público (Tess 1:7-8)
Hospitaleiro, amante do bem, autocontrolado, piedosos, disciplinado. Um padrão para ensino e doutrina (9)
3. Igreja que espera a volta de Cristo.
Como noiva/esposa de Cristo, quais são as responsabilidades da igreja? Entender o papel da noiva nos ajudará enquanto a igreja cumpre melhor nosso papel.
Devemos nos esforçar para nos tornar a esposa perfeita para Cristo.
A Noiva deve Amar Tito 2:4. O que isso significa para a igreja? Significa que vivemos e defendemos Cristo. Significa que queremos nos entregar completamente a ele e queremos o que é melhor para ele.
Isso significa estar em sujeição. Ef. 5:22-24, Col. 3:18, I Pedro 3:1, 5-6, Tito 2:5.
A igreja então obedece ao que Cristo diz. A igreja não age contrariamente às decisões ou aos desejos de sua cabeça.
Sujeição significa aceitar o papel para o qual a esposa é designada.- Tito 2:5- Guardiães em casa. A Igreja deve manter a família de Deus protegida, obediente e educada. I Cor. 5:1-12, Gál. 6:1-2, II Tim. 1:5
A Noiva deve Honrar Provérbios 31:11-12, 23 O que o mundo vê sobre Jesus através de sua noiva? Lealdade, Amor, Louvor, Bondade, Perdão
É naquele dia que eles verão como Deus é justo. (6)
Todos irão apreciar o poder do evangelho que pode proteger e salvaguardar suas vidas quando o Senhor Jesus é revelado do céu em chamas de fogo e com seus anjos poderosos.
Muitas vezes somos tentados a pensar no evangelho, esta mensagem de um Salvador crucificado contendo pouco poder. Mas isso não é a realidade do evangelho de Cristo. É naquele último dia em que, por meio da obra de Cristo, seremos levados com segurança à presença do Senhor e a glória de seu poder em que apreciaremos o quão potente é esta mensagem.
Jesus amou e morreu pela igreja
Em Efésios 5:25, Paulo diz: "Maridos, ame suas esposas, assim como Cristo amou a igreja e se entregou por ela." Esta é uma imagem poderosa do amor de Cristo por sua igreja. Ele morreu por nós, mesmo quando éramos pecadores. Ele nos salvou de nossos pecados e nos deu vida eterna.
Jesus Edificou a igreja
Em Mateus 16:18, Jesus diz a Pedro: "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não prevalecerão contra ela." Esta é uma promessa de que a igreja de Jesus Cristo nunca será derrotada. Satanás pode tentar nos destruir, mas ele nunca terá sucesso. Jesus está no controle, e sua igreja permanecerá firme.
Os salvos são adicionados a ela
Em Atos 2:47, lemos: "E todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Eles vendiam suas propriedades e bens e repartiam o dinheiro com todos, conforme a necessidade de cada um." Esta é uma imagem da igreja primitiva. Os crentes eram uma comunidade unida, compartilhando tudo o que tinham. Eles eram apaixonados por Jesus, e estavam comprometidos em servir uns aos outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário