Postado por Presbítero André Sanchez
Você pergunta: Li alguns textos bíblicos que citavam um tal de Moloque. Quem ele era na Bíblia? Parece-me que Deus falava com muita ira a respeito dele. Poderia nos ajudar dando mais informações sobre o que ele representa na Bíblia, se era algum rei ou algum demônio?
Cara leitora, o mundo sempre foi bastante idólatra, sempre criou deuses para se relacionar com o sobrenatural e, como isso, sempre se afastou do Deus verdadeiro, o criador de todos nós. Um desses deuses é mencionado na Bíblia algumas vezes e tem o nome de Moloque. Vejamos um pouco mais sobre ele:
Quem é o Moloque citado na Bíblia?
(1) Moloque era um deus criado e especialmente adorado pelo povo amonita. Esses amonitas eram um povo pagão que foram descendentes de uma das filhas de Ló que se deitou com o próprio pai (Gênesis 19:38).
A palavra Moloque que aparece na Bíblia vem do hebraico “Molek” e significa “rei”. Não confunda com a nossa palavra no português “moleque”, são duas palavras diferentes e com significados diferentes.
(2) Temos diversas citações bíblicas orientando o povo de Deus e rejeitar drasticamente qualquer contato com esse deus falso: “E da tua descendência não darás nenhum para dedicar-se a Moloque, nem profanarás o nome de teu Deus. Eu sou o SENHOR” (Levítico 18:21).
Apesar de a lei de Deus já proibir qualquer contato com os deuses das nações pagãs, o nome de Moloque é citado e destacado na lei, principalmente pela forma como era cultuado, pois havia o abominável sacrifício de crianças na adoração a ele:
“Também dirás aos filhos de Israel: Qualquer dos filhos de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam em Israel, que der de seus filhos a Moloque será morto; o povo da terra o apedrejará” (Levítico 20:2).
Como era o culto a Moloque?
(3) Devido à proximidade do povo de Deus com nações pagãs, o culto a outros deuses sempre foi um perigo que rondava aqueles que tinham uma fé enfraquecida.
Infelizmente, esse culto a Moloque adentrou as práticas de muitos israelitas. Inclusive o rei Salomão foi reprovado por Deus por ter construído um lugar de culto a esse abominável falso deus:
Nesse tempo, edificou Salomão um santuário a Quemos, abominação de Moabe, sobre o monte fronteiro a Jerusalém, e a Moloque, abominação dos filhos de Amom” (1 Reis 11:7).
(4) Felizmente, mais tarde, o rei Josias destruiu todas essas construções erguidas por Salomão e retirou o culto a esse e a outros deuses dali:
“O rei profanou também os altos que estavam defronte de Jerusalém, à mão direita do monte da Destruição, os quais edificara Salomão, rei de Israel, para Astarote, abominação dos sidônios, e para Quemos, abominação dos moabitas, e para Milcom, abominação dos filhos de Amom” (2 Reis 23:13).
Esse deus Moloque também era chamado de Milcom (veja 2 Reis 23:13; Jeremias 49:1).
Moloque era um demônio ou o diabo?
(5) Não temos nenhuma menção na Bíblia de que Moloque fosse o nome de qualquer demônio. Ele é apresentado como uma divindade adorada pelos povos pagãos, principalmente pelos filhos de Amom (amonitas).
Mas pouco se sabe qual era a forma que ele tinha e de que forma era representado em imagens. O fato é que ele era mais um falso deus usado pelo diabo para enganar as pessoas, usado para fazer as pessoas cometerem crueldades e se distanciarem de Deus. Daí as proibições severas de Deus de qualquer proximidade do Seu povo com esse falso deus e todo o culto que envolvia seu nome.
Nenhum comentário:
Postar um comentário