03 maio 2023

Como Posso Viver Uma Vida Comprometida?

Texto: Daniel 3:16-18
Introdução: "Compromisso" é definido como "o estado ou qualidade de ser dedicado a uma causa, atividade, etc." A palavra "compromisso" não é usada na Bíblia muitas vezes com a ideia de "dedicação". Mas, certamente, a ideia de dedicação, compromisso ou lealdade é apresentada com frequência na Bíblia.

A história da lealdade de Sadraque, Mesaque e Abednego em Daniel 3 deve nos inspirar a maiores alturas de coragem, convicção, comprometimento e lealdade. Vamos observar as três coisas a que estes homens estavam cometidos (v. 16-18) e que vai ajudar-nos a ficar comprometidos nesse nosso mundo não comprometido. Eles estavam comprometidos com....

1. A Palavra de Deus (v. 16)

Isso me diz que Deus já havia falado sobre o assunto. Se Deus falou, não há mais nada a dizer. O Salmo 119: 89 diz: "Para sempre, ó Senhor, a tua palavra está firmada nos céus". João 10:35 diz: "A Escritura não pode ser anulada". A imutabilidade da Palavra de Deus não pode ser alterada ou anulada. Cerca de 80 vezes nas Escrituras a frase "está escrito" é encontrada (16 vezes no Antigo Testamento). Em particular, no Novo Testamento, o verbo está no tempo perfeito, dando a ideia de que está "atualmente e permanentemente escrito".

2. A natureza de Deus (v. 17)

Em primeiro lugar, eles mencionaram o poder de Deus. "Seja forte no Senhor e na força do Seu poder!" (Efésios 6:10). Um outro aspecto da natureza de Deus que incentivou esses homens a permanecerem comprometidos com o Deus do céu foi a Sua bondade. Eles continuaram, "Ele nos livrará da tua mão, ó rei" Isso reflete a boa vontade de Deus (Romanos 8:28). Deus é bom. Ele nunca vai fazer nada que não é do nosso interesse, se somos Seus filhos. Tudo o que acontece conosco, Deus vai fazer com que ele aconteça para o nosso aperfeiçoamento, nosso desenvolvimento e crescimento na imagem e semelhança de Cristo.

3. Suas convicções (v. 18)

Estes homens permaneceram fiel a suas convicções. "Mas se não...", isto é, eles reconheceram que Deus não existia para atendê-los. Ele não era um fantoche em uma corda; Ele não estava no bolso de trás para tirar quando precisavam Dele. Os caminhos de Deus são mais altos que os nossos caminhos e os seus pensamentos mais altos do que os nossos pensamentos (Isaías 55:8).
"Mas se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste" Que integridade! Integridade é permanecer fiel a suas convicções. Ela vem da mesma palavra "inteiro", que significa "um número inteiro". Assim, a integridade significa ser "todo." Isso significa que o seu comportamento exterior reflete suas convicções interiores. Integridade é o oposto de hipocrisia.

Conclusão: Esteja comprometido com a Palavra de Deus, à natureza de Deus e com suas convicções. As recompensas estão fora deste mundo.

Pr. Aldenir Araújo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário