TEXTO: Ec 9.8
OBJETIVO. Alertar sobre o perigo de se cometer erros grosseiros que nos atrapalham na caminhada cristã, pois eles vão se destacar mais do que os acertos e seremos rotulados por eles.
INTRODUÇÃO. Davi o homem segundo o coração de Deus, é mais comentado pelos pecados de adultério e homicídio que cometeu, do que pelos seus acertos e grande reinado à frente da nação de Israel (2Sm 11.2-5, 15). Pedro um discípulo que ressuscitou Dorcas (At 9.36-42). Que a sua sombra curou enfermos (At 5.15). Ficou na história porque negou Jesus. Adão trabalhou no Jardim; dominou sobre aves, peixes e animais (Gn 1.28), deu nomes a todos eles (Gn 2.19), conversava com Deus, mas ficou na história como a origem do pecado no mundo (Rm 5.12).
1. Ressaltar que todos nós erramos, mas há erros que nos marcam, por isso todo cuidado é pouco (1Jo 1.8-10).
2. Tudo o que fizermos de errado suplantará o que fizermos certo.
3. Deixar claro que as nossas obras e realizações serão sufocadas pelos nossos deslizes.
4. Conscientizar de que é preciso tomar cuidado para não cair na língua do povo.
5. As coisas ruins atraem mais a sua divulgação do que as boas, além de virar manchetes rapidamente. Os erros dão mais IBOPE do que os acertos.
6. Precisamos evitar cometer erros, principalmente de caráter.
7. Os erros de execução de um projeto, ainda se aceita, mas os erros de caráter ninguém perdoa, só Deus; mesmo assim haverá prestação de contas.
8. Nunca queira cobrir os seus erros fazendo obras de caridade e distribuindo dinheiro.
9. Por mais lindas que sejam as obras realizadas, elas não surtirão os efeitos esperados se o executor vier a cometer falhas que denigre a sua imagem.
10. Muitos cônjuges que fizeram tanto pelas suas famílias; realizaram sonhos; construíram castelos; criaram os seus filhos, mas sucumbiram frente às tentações da vida, isso não se apagará, ficará a cicatriz.
11. Muitos pastores que dirigiram grandes igrejas; fizeram um bom pastorado; implantaram projetos impecáveis; construíram vários templos, mas cometeram pecados escandalosos que os crentes jamais esquecerão, e até depois de mortos ainda serão lembrados.
12. Muitos políticos que fizeram boas obras; ajudaram as pessoas carentes; aprovaram leis para beneficiar a população; abriram portas de empregos para muita gente, mas cometeram algumas mazelas que ficarão registradas para o resto de suas vidas, e o que fizeram com uma mão, com a outra jogaram na lata de lixo.
13. Coisa triste é a pessoa chegar ao final da vida, olhar para trás e ver que realizou bastante, mas hoje o seu nome está manchado e não é aceito pela opinião pública.
14. É muito triste a pessoa encerrar a sua carreira cheia de interrogações com respeito a sua moral.
15. Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar (2Tm 2.15).
16. Também é necessário que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em opróbrio, enorme vergonha (1Tm 3.7).
CONCLUSÃO. Ninguém vai desprezar a história escrita por alguém; mas se a vida não for digna de honra, não for conservada no altar de Deus e debaixo da graça do Senhor Jesus, a história cai por terra e fica só a lembrança dos enganos e falhas cometidas.
REFLEXÃO. Cuide-se para que o seu ministério não seja censurado pela prática de coisas erradas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário