Introdução
O apóstolo Paulo mencionou nesse versículo o Deus que consola os abatidos. Muitas são as causas que podem abater-nos, atingindo as diversas áreas de nossa vida. Analisemos algumas.
Abatido é:
Debilitado, deprimido, humilhado, desanimado, frustrado.
1. Algum problemas que abatem as pessoas:
1.1 — Enfermidades
Por mais simples que seja uma doença ou um ferimento, dependendo de sua intensidade, pode incomodar o nosso corpo e deixar-nos abatidos. imagine como se sentirá uma pessoa que sofre de uma enfermidade incurável! Se você estiver enfrentando essa situação, toque em Jesus, como fez a mulher do fluxo de sangue (Mc 5.27-29); clame como fez o cego de Jericó (Lc 18.35-43); reconheça o poder do Senhor e humilhe-se perante Ele, como fez o leproso (Mt 8.1-3).
Clique aqui para ler: As 4 amarguras da mulher do fluxo de sangue
Clique aqui para ler: As 4 amarguras da mulher do fluxo de sangue
Experiência de vida
Durante alguns anos, sofri por causa de uma unha encravada, motivada por uma carência de vitaminas. Isso me causava febre, indisposição, e obrigava-me, periodicamente, a um tratamento médico.
1.2 — Problemas relacionados a:
1.2.1 — Família
Se você estiver com a sua família espiritualmente desestruturada, crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa (At 16.3 1).
1.2.2 — Atitudes
São necessárias quando tomamos alguma decisão errada. Se você tem errado em suas decisões, exercite a sua fé e procure consertar a sua vida, como fez Zaqueu (Lc 19.8), ou faça como Paulo: esqueça o passado e avance para o futuro (Fp 3.13).
1.2.3 — Finanças
Se você estiver enfrentando urna crise financeira, confie na provisão do Senhor (Si 104.27-30). Dele provém a vida (At 17.25). Busque o Reino de Deus em primeiro lugar (Mt 6.33).
1.2.4 — Estrutura emocional
Há muitas pessoas cuja estrutura emocional é frágil. São indivíduos instáveis, deprimem-se por qualquer motivo. Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena (Pv 24.10). Não seja pessimista. Jesus falou sobre o modo como percebemos a vida (Mt 6.22,23).
Clique aqui para ler - As crises de Agar
Clique aqui para ler - As crises de Agar
II. O pecado
Em 2 Pedro 2.19, o apóstolo falou: prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-
-se também servo. A pessoa não quer fazer uso de bebida alcoólica, mas termina por ingeri-la, porque está dominada pelo pecado, e o dinheiro é gasto simplesmente para alimentar o vício. Esse é um exemplo seguido de depressão, porque depois o diabo fica acusando a pessoa. Mas a Bíblia diz: Porque sete vezes cairá o justo e se levantará; mas os ímpios tropeçarão no mal (Pv 24.16).
III. O poder de Satanás
Paulo disse: Não deis lugar ao diabo (Ef 4.2 7). Satanás sabe que as doenças emocionais atingem diretamente todas as áreas de nossa vida, então usa estratégias espirituais para nos abalar. Por isso, muitas pessoas vivem sofrendo com problemas emocionais, psicológicos e mentais. A depressão é um deles, e é a mais terrível enfermidade que já se abateu sobre a humanidade. Mas Jesus se manifestou para desfazer as obras do diabo (1 Jo 3.8).
Conclusão
Autor: Pr. Silas Malafaia
Nenhum comentário:
Postar um comentário