Gn 12.1-Êx 18 27. PROMESSA OU PATRIARCAL ALIANÇA ABRAÃMICA Começa aqui a História da Redenção. Dela surge uma idéia vaga pelo tempo, Gn 3.15. Agora, 1963 anos após a criação e a queda do homem, ou seja 427 anos após o Dilúvio, num mundo que desenfreadamente aderiu-se a idolatria e a maldade. Foi aí que houve por objetivo a recuperação e a redenção do gênero humano. A duração desta Dispensação foi de 430 anos, considerada a Dispensação da Promessa, que terminou quando Israel tão facilmente aceitou a Lei, Êx 19.8. A Graça tinha oferecido um Libertador (Moisés), um sacrifício para o culpado, e, por divino poder, libertado Israel da escravidão, Êx 19.17, mas no final trocaram a Graça pela Lei. Separação Para Deus Agora Abraão volta do Egito e vira o rosto para a Terra Prometida. Sua vida de peregrinação é caracterizada por Três Coisas: a Tenda; o Altar e o Poço. Nada lemos sobre altar no Egito. As riquezas que Abraão e Ló acumularam no Egito, foram a causa de contenda e separação', porém Abraão tinha uma confiança em seu Deus. Por isso, deixou que Ló escolhesse primeiro para onde iria. A confiança na proteção Divina faz. com que o homem fique desprovido de qualquer dúvida. Em Gn 14, é mencionado pela primeira vez. o termo Reis. Dois reis encontram- se com Abraão em sua volta vitoriosa: o de Sodoma e Melquisedeque (Tudo que sabemos que está neste capítulo, no SI 110 e Hb 5,6 e 7). Ele é também o primeiro Sacerdote mencionado na Bíblia: um Sacerdote Real e por isso uma figura do Senhor Jesus Cristo. Também aqui pela primeira vez, lemos sobre "O Deus Altíssimo ". Depois da divina bênção, pronunciada por Melquisedeque, vem a tentação material por parte do rei de Sodoma. Há um ditado, que diz: "Cada homem tem seu preço", porém um homem como Abraão não pode ser comprado por um rei mundano, como este de Sodoma. E na volta de Abraão da matança dos reis que a misteriosa figura de Melquisedeque aparece. Ele vem ter com Abraão, traz-lhe p ao, vinho e o abençoa; Abraão dá-lhe o dízimo de tudo. Tanto se fala deste incidente no NT, que devemos estudá-lo. Vamos notar os seguintes pontos, como seguem: 1) Por ser ele o Primeiro Sacerdote mencionado na Bíblia, tem sido escolhido pelo Espírito Santo como tipo de Cristo, um Sacerdote maior que Aarão; 2) Ele era Rei e também Sacerdote. Rei de Salém (da paz) e seu nome significa "Rei da Justiçai Cl 6.12,13; Hb 7.2; 3) Assim, no SI 110.4 está escrito de Cristo: "Tu és Sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque "; 4) Não há alguma menção de seu pai ou de sua mãe, do seu nascimento ou morte; por isso é tomado em Hb 7.3, como um tipo de Cristo: O Sacerdote Eterno. Para estudar o assunto mais detalhadamente, é preciso ler com cuidado Hb 5.7. Promessa de uma Posteridade Em Gn 15.6 , pela primeira vez, a Fé é mencionada, e lemos "E creu ele no Senhor, e foi-lhe imputado isto por justiça"; cf. Rm 4.3; Tg 2.23. Abraão nasceu quando seu pai Terá tinha 26 anos, Gn 11.25. Abraão tinha 75 anos quando foi convidado por Deus a deixar sua parentela e partir para uma terra desconhecida (Canaã). Contava com 80 anos quando encontrou-se com Melquisedeque e foi abençoado por ele. Tinha 86 anos quando nasceu Ismael, fruto de uma fragilidade em sua vida. Persuadido pela esposa, lança mão de outro meio, sugerido pela sua desconfiança quanto a conseguir as promessas de Deus. Toma a serva egípcia de sua mulher e por ela tem seu filho Ismael. Depois desse incidente sua fé foi provada mais 13 anos. Em Gn 17, seu nome foi mudado. Um quadro interessante foi as três vezes que Deus apareceu a Abraão: 1a) u Apareceu o Senhor a Abraão, e lhe disse: Darei à tua descendência esta terra. Ali edificou Abrão um altar ao Senhor, que lhe aparecera '\ Gn 12.7; 2a) "Quando atingiu Abraão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-poderoso: anda na minha presença e sê perfeito", Gn 17.1, 3a) "Apareceu o Senhor a Abraão nos carvalhais de Manre, quando ele estava assentado à entrada da tenda, no maior calor do dia", Gn 18.1. Abraão tinha 90 anos quando Sodoma foi destruída. Contava com 100 anos quando nasceu Isaque e tinha 137 anos quando Sara morreu. Em seguida, casou-se com Quetura, com quem teve seis filhos; morre com 175 anos de idade. Em Gn 18, deparamos com o aparecimento de três visitantes celestiais que falaram com Abraão com aparência de seres humanos: "três varões e dos três um era o Senhor", Gn 18.1-3; Mc 16.5; Jo 5.13. Um acontecimento interessante é quando dois anjos seguem para Sodoma, e Abraão começa a fazer sua célebre intercessão ao terceiro. Esta é a primeira grande oração intercessória registrada na Bíblia. Verificamos como a oração de um justo pode mudar os rumos das coisas: 1) A base da oração é dupla: Primeiro, o reconhecimento de Deus e da liberdade que tinha para falar com Ele. Segundo, o concerto de Deus, Gn 17.19. Abraão tinha sido chamado por Deus a fim de interessar-se por Ele e seus propósitos, referentes ao mundo, e por isso sente liberdade em falar-lhe. 2) Características da oração de Abraão: Discriminação, Gn 18.24,25, entre os justos e os ímpios, e o interesse pêlos dois grupos; Confiança na justiça de Deus, Gn 18.23,25; na Graça de Deus, Gn 18.24, e no Poder de Deus, Gn 18.25; Precisão, Gn 18.28-32. Lembremo-nos que petições em termos gerais não terão respostas precisas; Importunidade. Seis vezes Abraão pede que Sodoma seja poupada e cada vez reforça seu pedido; Humildade, Gn 19.27. Ele jamais se esquece de que fala com Deus; 3)0 êxito da oração de Abraão. Não obteve tudo o que desejava, mas alcançou tudo o que Sodoma tomou possível, (leia Jr 5. l.) Salvação de Ló e a Destruição de Sodoma Notamos que os varões, em Gn 18.2, são anjos. Em Gn 19.1, Ló parece ser tão hospitaleiro quanto Abraão. Veja algumas considerações sobre o nosso amigo Ló: a) Parece ser o tipo do "meio-crente"'. convencido mas não convertido: b) Uma pessoa costuma ser contenciosa; c) Resultado: uma inutilidade ou uma catástrofe. SODOMA: figura o mundo e sua sensualidade; EGITO: simboliza o mundo e sua comunidade (Êx 16.3); BABILÔNIA: simboliza o mundo e sua grandeza (Js 7.21). A história de Ló ensina que embora o cristão mundano possa conseguir para si a salvação, pode contudo perder a família, filhos e filhas, pois, criados no meio da devassidão, podem ser corrompidos. A mulher que olha saudosa para a vaidade do mundo, em pouco tempo não poderá mais trilhar a senda da salvação. "A não observância da Palavra de Deus pode ser funesta para a nossa vida espiritual". Isaque nasce - Ismael é despedido Afinal, nasce Isaque, depois de muitos anos de fé alternada com incredulidade da parte de seus pais, Abraão e Sara. Em Gl 4, o apóstolo encontra um sentido simbólico em cada um dos dois filhos. Na alegoria que Paulo percebe na história de ambos, Hagar representa o monte Sinai e tudo que a lei pode produzir, enquanto que Isaque é o fruto da fé, e mostra o que Deus faz para o crente. Vemos que Ismael, o filho "nascido segundo a carne ", Gl 4.29, persegue o filho da promessa, e é despedido, porque não pode herdar com este. Os que são das obras da Lei, Gl 3.10, não herdarão as promessas dadas a Abraão, mas sim aqueles que têm fé em Cristo, Gl 3.12-14. Uma religião carnal é sempre inimiga da religião espiritual. O altar sobre o monte Este incidente é talvez o mais misterioso e sublime na história de Abraão. Somente após longos anos de preparo espiritual poderia Deus submetê-lo a tal provação de sua fé, com a certeza de que havia de sair triunfante. Era sem dúvida um experiência penosa à vista do mundo cruel. Mas o resultado final havia de ser um notável engrandecimento da vida espiritual de Abraão, e o conhecimento, mediante a sua própria experiência, de verdades bem importantes. Notemos, os seguintes pontos: 1°) Certeza da Palavra Divina. Para agirmos em algum sentido contrário ao sentimento natural, ao procedimento comum, aquilo que nossas convicções e as dos vizinhos aprovam, precisamos ter uma palavra de Deus mui positiva, que não admita dúvidas; 2°) Falta de Explicação. O mandado divino não trouxe consigo um porquê"; contudo, havia um raio de luz nas palavras "a quem amas", revelando que Deus não estava esquecido da forte afeição natural de Abraão para com Isaque; 3°) A Completa Confiança de Abraão. Isto nos faz pensar nas palavras de Jó: "Ainda que me mate, nele esperarei",Jó 13.15. A explicação dada em Hb 11.18, é que Abraão "considerou que Deus era poderoso para até dos mortos o ressuscitar (a Isaque)"; 4°) O Conhecimento de Deus. Fruto de longos anos de experiência da divina proteção e bondade, progrediu até que, afinal, Abraão podia obedecer a Deus cegamente; 5°) A Submissão de Isaque a Vontade do Pai. Um belo tipo da obediência de Cristo até a morte; 6°) A Palavra Profética De Abraão. Disse Abraão: "Deus proverá para si o cordeiro ". Também havia um sentido profético no nome que Abraão deu ao lugar: Jeová-Jireh: "ü Senhor proverá". Em Jo 8.56, permite pensar que ele tinha alguma vaga previsão do "Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo"; 7°) A Lição da Substituição. O carneiro "travado pelas suas pontas num mato ", y j veio a ser o substituto do moço; e quantos seres humanos desde o tempo de p; Isaque têm dado graças a Deus por Ele ter "fornecido um substituto " \ 8°) A maneira maravilhosa como Deus operou em Abraão, uma semelhança a si ^ mesmo. Num dia futuro Deus havia de ceder seu Filho, em sacrifício pelo pecado, Mas então não haveria outro cordeiro para tomar o lugar dele: "Nem mesmo a seu próprio filho poupou, antes o entregou por todos nós", Rm 8.32. A obediência de Abraão era agradável aos olhos de Deus; por isso o mandamento foi dado. A morte de Isaque não teria sido agradável a Deus, visto que o ato da matança foi impedido". ^No Monte do Senhor se Proverá". Os três significados dos nomes desta História Abraão lembrou-se de que já era tempo de o filho contrair matrimônio. Ele marcou duas condições: a noiva havia de ser da mesma parentela, e Isaque não havia de sair da Terra Prometida em procura de esposa. Felizmente, Abraão tinha um empregado fiel e competente para tratar desse negócio. Abraão receava que Isaque se casasse com uma moça de Canaã, ou voltasse para a terra de onde tinha sido chamado. Ainda hoje, às vezes, os pais sabem melhor do que os próprios moços que tipo de casamento será bom para seus filhos. Entre os chineses são os pais que escolhem as noivas para seus filhos, e parece que todos acham essa maneira mais proveitosa. Notemos, em relação ao empregado Eliézer, Gn 15.2, os seguintes pontos: 1. Era um homem de idade e pessoa de confiança. É bem possível que Abraão não tivesse outro a quem pudesse confiar uma tarefa tão delicada; 2. Era um homem prevenido. Levou consigo tudo o que era necessário para o bom êxito de sua missão; 3. Era um homem cauteloso. Pediu um sinal, uma coisa que nem sempre é preciso, e que o Deus misericordioso às vezes fornece; 4. Era um homem piedoso. Orou a Deus pelo serviço que havia de fazer; 5. Era um homem eloqüente. Quando precisava falar do seu Senhor; 6. Era um homem pontual. E não quis perder tempo, Gn 25.54. Eliézer é o servo Modelo'. 1. Não vai sem ser mandado, Gn 24.2-9; 2. Vai para onde o mandam, Gn 24.4,10; 3. Não se preocupa com outra coisa; 4. Ora e dá graças, Gn 24.12,14,26,27; 5. É sábio para persuadir, Gn 24.17,18,21; 6. Fala, não de si, mas das riquezas do amo, e da herança do filho, Gn 22.34-36; At l.8;7. Apresenta o caso sem equívoco e requer uma decisão positiva, Gn 24.49. Eliézer enfeita a noiva com as jóias da casa paterna, mesmo antes dela iniciar a viagem. O Espírito Santo procura enfeitar a Igreja com as lindas regalias da casa do Pai, antes dela ser arrebatada, Gn 24.53. Isaque saiu a orar (meditar sobre o falecimento de sua mãe no campo), Gn 24.63; talvez por falta de sossego necessário na tenda, ali mesmo levanta os olhos e vê chegando Eliézer vindo de regresso. Na oração solitária podemos ver coisas maravilhosas. Vamos agora considerar Rebeca: 1. Era formosa, Gn 24.16; 2. Trabalhadeira, Gn 24.19; 3. Hospitaleira, corajosa, decidida, Gn 24.58, 4. Modesta.Gn24.65. Significado dos Nomes: 1. Isaque (hb - riso) representa Cristo. 2. Rebeca (hb - corda com laço) representa a Igreja. 3. Eliézer (hb - meu Deus é auxílio) representa o Espírito Santo. Caro Aluno, aqui citarei alguns personagens da História e que fazem parte desta Dispensação: Esaú e Jacó; Jacó e seu Tio Labão e José do Egito. QUESTIONÁRIO: TERCEIRA E QUARTA DISPENSAÇÃO 1) Por quanto tempo durou a Dispensação do governo humano? 2) Com quantos anos morreu Abraão? 3) O que significa Sodoma? 4) Qual o significado do nome Isaque? 5) Com quantos anos Abraão estava quando nasceu Isaque? 6) O que simboliza o Egito? 7) Quantos filhos Abraão teve com Quetura? 8) Com quantos anos morreu Sara? 9) Qual o significado representativo de Rebeca? 10) Quanto tempo durou a Dispensação Patriarcal? 11) Qual foi a duração da Dispensação do Governo Humano? BIBLIOGRAFIA: Apostila FAETEL 2000 OLSON, Nelson Lourenço. Plano Divino Através dos Séculos. McNAIR, S. E. A Bíblia Explicada. HALLEY, Henry H. Manual Bíblico. São Paulo: Vida Nova. TOLEDO, Alcino Lopes. Apostilas das Sete Dispensações, Faetel, São Paulo. Autor: Pr. Alcino Lopes de Toledo |
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