16 fevereiro 2023

A Fé Começa Em Casa - A Comunicação Eficaz

 “De onde vêm as lutas e as brigas entre vocês? Elas vêm dos maus desejos que estão sempre lutando dentro de vocês. Vocês querem muitas coisas; mas, como não podem tê-las, estão prontos até para matar a fim de consegui-las. Vocês as desejam ardentemente; mas, como não conseguem possuí-las, brigam e lutam. Não conseguem o que querem porque não pedem a Deus.” (Tiago 4:1,2)

Em nossa época temos experimentado um desenvolvimento sem precedentes da ciência. Meu filho mais novo, por exemplo, sequer chegou a conhecer o videocassete. Quando mostrei a ele uma fita VHS ele achou engraçado e disse:

— Como é grande! Deve caber muito mais que num DVD, né?

Para nós isto soa engraçado, mas para ele fazia todo o sentido. Da mesma maneira, há situações que hoje são consideradas totalmente diferentes de antigamente. Por exemplo, usar uma carroça num grande centro urbano. Muitos pensariam que não há a necessidade disto, pois existem inúmeros outros meios de transporte.

Da mesma forma que nos transportes, nas telecomunicações houve avanços incríveis e hoje a grande maioria usa um celular e isto é muito natural.

Observem que estes avanços sempre se somam aos anteriores e há progresso nisto.

Por outro lado, quando observamos as relações humanas e a comunicação entre nós, parece-nos que os avanços não existiram ou foram muito pequenos. Ao observarmos uma pessoa adulta nascida no início do século XX e outra pessoa adulta de nosso tempo, não veremos tanta diferença nos aspectos da comunicação interpessoal.

Todos os avanços que uma pessoa obtém durante sua vida, acabam ficando com ela mesma ou no máximo com as pessoas que estão próximas a ela.

E, para que um relacionamento conjugal dê certo, é necessário uma boa comunicação. Telma e eu temos encontrado muitos casais que enfrentam dificuldades somente porque se comunicam mal, sendo isto fonte de discórdias e até de separações. Amam-se, mas não se entendem.

Precisamos aprender princípios práticos que possam nortear nossas vidas, sempre com o trato do Espírito Santo, que nos ajuda em tudo.

Jesus é para nós um exemplo no trato interpessoal, mas apesar Dele ser o Príncipe da Paz, Ele nos disse que neste mundo teríamos aflições e dificuldades. Nos disse também que havia passado por isto, vencido e conquistado uma posição de destaque.

Todas as questões de relacionamento que passamos e vencemos são assimiladas em nosso interior, crescemos, amadurecemos e prosseguimos em nossa caminhada. Mas quando perdemos a batalha em determinada área, passamos a ser presas, e quanto mais alimentamos a situação, mais complicados ficamos.

O próprio Jesus nos garantiu que nos deixaria sua paz. Uma paz com características, condições e poder de derrubar barreiras e dissenções entre as pessoas.

Se temos esta paz, precisamos então desenvolver em nosso interior a intenção de ter um bom relacionamento.

Já vi alguém com a intenção de ser bem sucedido ter dificuldades, mas também os vi sendo vitoriosos sempre, pois nunca desistiram de reiniciar.

A bíblia sempre trata de relacionamentos questionando nossas atitudes interiores e as características das pessoas envolvidas. Nós, por outro lado, somos acostumados a nos relacionar dando ênfase aos atos externos e às ligações afetivas que temos com as pessoas.

Portanto, o bom relacionamento sempre vai exigir determinação, esforço e algumas habilidades, e por isso mesmo vai demandar tempo.

Mesmo entre cristãos, a boa comunicação não acontece automaticamente. É necessário que haja desejo de entender-se bem. Para isto, é preciso ouvir cuidadosamente, observar, compreender a si mesmo e ao outro.

Começar a conversa querendo ganhar algo ou a discussão, já começou mal. É preciso evitar comentários maldosos que visam somente machucar o outro e não levará a nenhuma melhora na comunicação.

Também devemos evitar as explosões emocionais, procure ter autocontrole, freie sua língua um pouco e se comunique corretamente. Isto tudo vai demandar um aprendizado, mas vocês serão abençoados e desfrutarão de um outro nível de relacionamento, que vale a pena ser vivido.

PARA EXERCITAR COM SEU CÔNJUGE

  • Nosso nível de comunicação está adequado?
  • No que precisamos aperfeiçoar nossa comunicação?

“Pai celestial, que eu possa me comunicar bem com meu cônjuge e com todos à minha volta. Ensina-me a crescer e amadurecer nesta área para que possa conquistar uma posição de vitória no meu relacionamento conjugal. Amém!"

http://www.ichtus.com.br/dev/2015/03/16/a-fe-comeca-em-casa-a-comunicacao-eficaz/

Nenhum comentário:

Postar um comentário