Postado por Presbítero André Sanchez
Responda a essas perguntas: sua vida é organizada? Você consegue ter tempo em seu dia para dar atenção a todas as suas principais prioridades (Deus, família, igreja, trabalho, etc.)?
alvez uma pequena parcela da população consiga fazer isso satisfatoriamente. A maioria das pessoas têm grandes dificuldades em ter uma estrutura corretamente montada em seu dia para atender tudo aquilo que é importante.
A má notícia é que tudo que fazemos fazemos dentro de nosso tempo. Não há como fugir disso. Se não fizermos algo que era importante naquele dia, não há como voltar atrás.
Por isso, a única forma de termos dias bem estruturados, onde todas as nossas principais prioridades estejam contempladas, é trabalhando em frequentes reestruturações, de forma que consigamos uma administração cada vez mais competente do nosso tempo disponível.
A boa notícia é que é possível ter um dia mais estruturado no qual cheguemos ao fim e nos alegremos por ter feito tudo aquilo que é importante.
Por isso, quero compartilhar sete segredos que vão te ajudar a reestruturar seu dia e o seu tempo, e conseguir extrair o melhor para toda as áreas importantes da sua vida, com foco em sua vida espiritual.
Reestruturando seu tempo para crescer espiritualmente
(1) Defina as prioridades
Imagine a seguinte situação: você está trabalhando tranquilamente e recebe uma ligação. É um parente informando que sua mãe acaba de sofrer um grave acidente e precisa de você. O que você faz?
Noventa e noves por cento das pessoas certamente sairiam correndo para dar atenção a mãe, pois ela é prioridade. Prioridades são assim.
São coisas que merecem a nossa atenção acima de outras. Mas se você não conhece bem quais são as suas prioridades, abrirá espaço para uma série de outras coisas tomarem o lugar que deveriam ser delas. Por isso, defina claramente quais são suas prioridades.
Deus é sua prioridade? Então organize sua vida para que isso seja uma realidade! Sua esposa é sua prioridade?
Então organize sua vida para que ela, de fato, ocupe esse lugar. Dessa forma, como no caso da mãe que sofreu o acidente, você saberá focar suas energias naquilo que é realmente importante em sua vida.
(2) Diga não ao que atrapalha as suas prioridades
Ainda com o exemplo da sua mãe que se acidentou, imagine que ao informar o seu patrão do ocorrido, ele lhe diga que precisa muito de você ali naquele momento e que é melhor você ligar para que outra pessoa cuide de sua mãe. Qual a sua reação?
Apesar do exemplo exagerado, podemos notar que diversas coisas se apresentam diante de nós para receber o nosso sim e tentar nos fazer dizer não para as nossas prioridades (como esse patrão maldoso).
Quando você diz que Deus é sua prioridade, mas deixa de orar, certamente está dizendo não para Deus (sua prioridade) e dizendo sim para outras atividades que tomaram o lugar Dele.
O grande segredo é aprender a dizer não para aquilo que quer destruir o nosso empenho de valorizar as nossas prioridades. Identifique essas coisas para os quais você tem dito sim, mas que deveria estar dizendo não.
(3) Organize as atividades do dia em uma folha de papel
Definidas as prioridades, é preciso agora organizá-las dentro de seu dia. Uma simples folha de papel é suficiente para que você crie uma pequena lista que possa levar no seu bolso.
Essa lista poderá ser consultada várias vezes ao dia, e você poderá ver o andamento das suas ações diante das suas prioridades. Por exemplo:
- Oração e leitura da Bíblia
- Trabalho
- Brincar com as crianças
- Fazer atividade física
- Pagar as contas do mês
- Conversar com a esposa
Observe como uma simples lista dá clareza ao que você precisa fazer no dia. Você escreve suas prioridades e trabalha para que elas sejam realizadas.
(4) Não procrastine, mantenha o foco
Ter uma lista ajuda, mas não é a única coisa a que temos que nos ater. Temos muita facilidade de perder o foco. Por exemplo, você pode estar brincando com as crianças e, facilmente, pegar seu celular e se entreter com outras coisas, deixando as crianças sem a sua atenção.
Por isso, é preciso foco na realização das tarefas. Outro grande inimigo é a procrastinação, que é aquela preguiça que nos dá e nos faz ir adiando as tarefas importantes.
Programe suas tarefas e, ao menos que algo urgente aconteça, as faça com muito foco e vencendo a preguiça e o desejo de deixar para depois, se for necessário.
(5) Tenha um plano para enfrentar as emergências
Quem não passa por imprevistos? Dias atrás programei acordar por volta das 6 da manhã para minha corrida costumeira, mas minha filha teve febre a noite.
Tive que cancelar algumas prioridades, pois a prioridade maior era ela naquele momento. Passamos a madrugada no hospital. O importante nesses momentos é se reorganizar e não ficar frustrado.
São dias especiais que merecem organizações especiais. Nesse dia reorganizei toda minha lista, mantive apenas o que era muito necessário e inadiável e foquei no descanso da família.
Diante das emergências, trabalhe para resolvê-las e depois se reorganize para voltar à rotina assim que possível.
(6) Não tenha listas com muitas atividades
Um grave erro é fazer listas grandes demais e que tomam praticamente todo o seu tempo. É preciso ser razoável para que não haja esgotamento do seu tempo e da sua energia.
Uma lista de tarefas que exige que a pessoa esteja focada e alerta das 6 da manhã às 10 da noite tem tudo para dar errado.
Reflita no tempo que cada atividade vai te exigir e monte suas listas baseado na capacidade que você acha que tem de realizar aquelas tarefas. Prefira colocar cinco itens e cumprir com louvor a colocar quinze itens e tudo ficar mal feito.
(7) Separe tempo para descansar e se divertir
A sua lista de atividades pode ser uma bênção, mas pode ser uma maldição. Se sua lista conter apenas atividades e mais atividades estressantes e nunca tiver atividades de descanso e lazer, logo você ficará estafado, cansado ao extremo. Isso te levará ao estresse, a ansiedade e problemas psicológicos e físicos.
Por isso, não esqueça de você mesmo em seu dia. Separe momentos de descanso, relaxamento, diversão. Por isso, vou corrigir a lista anterior, para que fique mais adequada a um dia saudável de atividades:
- Oração e leitura da Bíblia
- Trabalho
- Brincar com as crianças
- Fazer atividade física
- Pagar as contas do mês
- Conversar com a esposa
- Tempo livre para relaxar
- Passear com a família na praça do bairro
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