DESARMONIA COM A BÍBLIA
No trato com as doutrinas da Bíblia, podemos dividir os argumentos da seguinte maneira:
Argumento Bíblico; Argumento extra bíblico; Argumento anti-bíblico.
O argumento bíblico é aquele extraído da Bíblia, em uma interpretação correta e lógica. Jesus usou esse argumento em uma sinagoga em Nazaré acerca de sua missão: Lc 4:16-30.
O argumento extra bíblico é o argumento que não tem base na Bíblia, entretanto não se choca com os seus ensinamentos.
O argumento anti-bíblico é aquele que fere, torce, subtrai, acrescenta ou se choca com as verdades ensinadas na Palavra de JESUS. Aqui encontramos as heresias que são anti-bíblicas. Algumas são fundamentadas em versículo ou uma expressão isolada da Bíblia quando basta um pequeno conhecimento dos princípios auxiliares da Hermenêutica para refutá-las.
UNILATERALIDADE DE APRECIAÇÃO DOUTRINÁRIA
Em muitos casos a heresia é caracterizada pelo fato de "escolher" uma doutrina para nela descarregar suas atenções em detrimento das outras. Isto é, afirma a divindade de Cristo abandonando sua humanidade, preocupa-se com o corpo do homem e se aquece da sua alma ou do seu espírito.
CONTRADIÇÃO COM OS FATOS
História e doutrinas baseadas em fatos que não fornecem base para tal; incredulidade para com ensinamentos baseados em fatos reais, bíblicos ou com raízes bíblicas.
Muitos bons cristãos tem sido enganados (qualidade, sorte, laia).
INCOERÊNCIA LÓGICA
Nada impede que o bom senso e a razão sejam usados em matéria de religião. A maioria das heresias não resiste a um confronto lógico com a história, ciência, Bíblia ou com a religião propriamente dita.
A Bíblia prevê o surgimento e a evolução das heresias como um sinal dos tempos.
Transcrito Por Litrazini
http://www.kairosministeriomissionario.com/
Graça e Paz
Nenhum comentário:
Postar um comentário