27 outubro 2021

𝟓 𝐕𝐄𝐑𝐃𝐀𝐃𝐄𝐒 𝐒𝐎𝐁𝐑𝐄 𝐒𝐀𝐓𝐀𝐍Á𝐒

 

 


𝟓 𝐕𝐄𝐑𝐃𝐀𝐃𝐄𝐒 𝐒𝐎𝐁𝐑𝐄 𝐒𝐀𝐓𝐀𝐍Á𝐒

Descubra 5 verdades sobre Satanás para você conhecer o diabo e vencer a batalha espiritual. Quanto mais você souber as estratégias do diabo, mais chances terá de derrotá-lo.
Quando uma nação declara guerra contra a outra, a primeira coisa que ela precisa saber é quem é o inimigo que ela está prestes a enfrentar. Suas características, seus planos e objetivos, seus pontos fortes e os seus pontos fracos... Enfim, é impossível entrar em uma batalha sem ter o mínimo de informações sobre quem estará lutando do outro lado, caso contrário, a derrota é quase certa.
E assim como um exército precisa conhecer e estudar as características de seus inimigos, nós também precisamos saber quem estamos enfrentando diariamente em nossas vidas. A Bíblia diz que estamos em meio a uma batalha espiritual contra Satanás e seus demônios. Veja o que o apostolo Paulo escreveu:
“A nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.” (Efésios 6:12)
Perceba que este versículo não fala que essa é uma luta de Deus contra o diabo, mas sim, que nós é que temos que lutar contra as forças espirituais do mal. Ou seja, estamos em guerra e, por isso, precisamos saber quem é Satanás! Para derrota-lo, temos que descobrir de onde ele veio, quais são os seus objetivos aqui na Terra, como ele agiu contra outros homens de Deus do passado e como pode agir em nossas vidas. Sem essas informações, fica impossível montar uma estratégia de batalha espiritual para vencer esse inimigo.

1) Saiba de onde Satanás veio

De acordo com a Bíblia, no segundo dia da criação, depois de já ter feito o dia e a noite, Deus criou o céu. Nesse mesmo dia, surgiram os anjos. Um deles, que impressionava por sua beleza e sabedoria, era Lúcifer. Ele foi o ser mais exaltado de toda a criação e tinha acesso a sala do trono onde Deus habita. A Bíblia diz que ele foi ungido como um querubim guardião, e era perfeito, até que um dia ele se tornou orgulhoso por causa de sua beleza e sua alta posição na hierarquia celeste (Ezequiel 28:13,15). A partir daí, Lúcifer decidiu que queria construir seu trono acima de Deus e convenceu cerca de um terço dos anjos a apoiá-lo.
Então uma batalha espiritual foi travada no céu (Apocalipse 12:7-9). O lado do bem foi comandado pelo arcanjo Miguel, que derrotou Lúcifer e seus aliados, expulsando-os do céu. Veja o que a Bíblia conta sobre essa história:
“Como você caiu dos céus, ó estrela da manhã, filho da alvorada! Como foi atirado à terra, você, que derrubava as nações! Você que dizia no seu coração: ‘Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assembleia, no ponto mais elevado do monte santo. Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altíssimo’. Mas às profundezas do Sheol você será levado, irá ao fundo do abismo!” (Isaías 14:12-15).
A partir daí, Lúcifer e seus anjos foram lançados na terra (daí o termo “anjos caídos”). E, depois dessa punição, Lúcifer, que agora é conhecido como Satanás, continua se rebelando contra Deus, ao procurar destruir o ser humano, que foi feito à imagem e semelhança do Altíssimo.

2) Saiba quem é Satanás

Seu nome em hebraico significa “acusador”, “adversário”. Ele é o grande inimigo de Deus e do Seu povo, por isso não podemos esperar alguma coisa boa dele. A Bíblia diz que Satanás pode até se transformar em um “anjo de luz”, porém, é para enganar as pessoas (2 Coríntios 11:14), então tome cuidado para não cair nas suas ciladas. Na Bíblia, normalmente ele é chamado de “diabo” ou “Satanás”, mas também é conhecido como o grande dragão, a antiga serpente, o enganador do mundo inteiro (Apocalipse 9:11; 12:9). Ele também é chamado de “o acusador de nossos irmãos” (Apocalipse 12:10); o maligno (Mateus 13:19); mentiroso, assassino (João 8:44); o deus deste mundo (2 Coríntios 4:4); o tentador, entre outros nomes.

3) Saiba qual é a missão de Satanás

O principal objetivo de Satanás é impedir os planos de Deus de todas as maneiras possíveis. E isso acontece de diversas formas. Às vezes, seus ataques são muito claros e óbvios, mas muitas vezes, ele opera de maneiras bem mais discretas, procurando enganar as pessoas e afastá-las de Cristo.
Jesus disse que o ladrão veio para matar, roubar e destruir (João 10:10). Isso quer dizer que nenhum de seus planos é bom. Se você ligar a TV agora e acessar os sites de notícias, você verá o quanto ele tem trabalhado para destruir vidas, famílias e até a nossa nação.
Satanás também é especialista em oferecer propostas tentadoras e caminhos que parecem bons, mas na verdade são armadilhas para nos destruir, nos tornar escravos do pecado e nos causar muito sofrimento. Ele é um mestre do engano e por isso Jesus o chamou de “pai da mentira” (João 8:44).
E por falar em mentira, uma das missões de Satanás é fazer com que as pessoas acreditem que ele não existe; que é apenas fruto da imaginação humana. Mas por que ele faz isso? Porque, se as pessoas acreditarem que ele não existe, deixarão de vigiar e viverão de acordo com os seus desejos, desobedecendo, assim, a Palavra de Deus e as afastando da presença dEle. E com essas pessoas longe de Deus, fica muito mais fácil para o inimigo atacar e destruir essas vidas. Foi por isso que o apóstolo Pedro disse:
“Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.” (1 Pedro 5:8)

4) Saiba como Satanás agiu no passado

Um dos segredos dos exércitos antes de iniciar uma guerra contra um inimigo é conhecer como ele se comportou em batalhas passadas, porque, dessa forma, ele consegue se prevenir de possíveis ataques e contra-atacar em áreas que o outro já demonstrou ser mais frágil. Da mesma forma, quando estamos em uma batalha espiritual, temos que saber como Satanás já agiu no passado para não permitir que ele faça o mesmo contra nós. Por isso, veja alguns exemplos na Bíblia de como o diabo agiu na vida de homens e mulheres de Deus:
- Satanás enganou Eva e Adão
Em Gênesis capítulo 3, o diabo aproveitou o momento em que Eva estava caminhando sozinha, e despertou nela o desejo de comer o fruto proibido, e que não tinha “nada demais” desobedecer a ordem de Deus. E, assim que pecou, ela também influenciou o seu esposo Adão a fazer o mesmo. Tudo aquilo era armadilha do diabo, e como conseqüência dessa desobediência, o casal perdeu a comunhão com Deus e foi expulso do Jardim do Éden. Essa foi a primeira vitória que o inimigo teve em uma batalha espiritual na vida de um ser humano.
- Satanás atacou a vida de Jó
Nenhum outro livro do Antigo Testamento dá tanto destaque ao inimigo quanto o livro de Jó. Isso porque o diabo quis tanto destruir a vida desse homem que chegou a pedir a Deus permissão para atacá-lo. E para provar a fidelidade de Jó, o Senhor permitiu que o inimigo tirasse tudo o que ele tinha e ainda o deixou muito doente, mas, mesmo assim, Satanás perdeu aquela batalha espiritual, porque Jó não abandonou a sua fé em Deus em nenhum momento.
- Satanás tentou Jesus no deserto
Assim como a serpente seduziu Eva, ele tentou fazer a mesma coisa com Jesus no deserto (Mateus 4:1-11). E por que ele fez isso? Porque sabia que se Cristo caísse em tentação e pecasse, Deus não poderia mais oferecer a vida do Cordeiro sem mancha em sacrifício pelas nossas vidas. Como resultado disso, Satanás teria a raça humana em suas mãos para sempre.
- Satanás atacou a saúde física de uma mulher
A Bíblia conta em Lucas 13 que uma mulher judia sofria há mais de 18 anos com uma doença na coluna que fazia com que ela vivesse encurvada e não conseguisse se endireitar para caminhar. Jesus disse que aquela mulher vivia naquela condição porque Satanás a mantinha presa (Lucas 13:18). E, em seguida, Cristo se encheu de compaixão e curou aquela mulher.
- Satanás quis matar Pedro
Pedro era um dos discípulos favoritos de Jesus e um dos principais pregadores do Evangelho após a morte e ressurreição de Cristo. Como sabia que a Palavra salvaria milhões de pessoas em todo o mundo, o diabo foi até o Senhor e pediu para que a vida do apóstolo lhe fosse entregue. Veja o que Jesus disse a seu amigo:
"Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo. Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos". (Lucas 22:31,32)
Estes são apenas alguns exemplos de como o inimigo tenta destruir nossas vidas, principalmente quando somos fiéis a Deus.

5) Saiba que Satanás não é invencível

Por mais forte que possa ser, nós podemos vencê-lo com a nossa fé em Cristo, oração, jejum, leitura da Palavra e obediência. A Bíblia diz:
“As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas.” (2 Coríntios 10:4)
Então, se você usar a armadura de Deus, você está protegido e não precisa ter medo. A Bíblia diz que o poder do diabo é limitado (Jó 1:12; 2: 6); se você entregou sua vida para Jesus, ele não pode te tirar das mãos do Senhor (João 10:28), e quando você obedece ao Senhor e resiste aos ataques do inimigo, ele foge de você (Tiago 4: 7).
Por isso, meu irmão, o segredo para vencer a batalha espiritual contra Satanás é “não ignorar que ele existe e o que ele pode fazer”, mas, ao mesmo tempo, você tem que saber que o poder do diabo é limitado e que ele já foi derrotado por Jesus na cruz.
Se você se arrependeu de seus pecados e creu em Jesus como seu Senhor e Salvador, agora você está do lado do Vencedor e nenhum dos planos do Senhor pode ser frustrado!

Autor: Pastor Antonio Junior. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário