Nenhum ser humano é igual ao outro. Cada um de nós tem sua própria característica, suas preferências, suas qualidades e seus defeitos. Mas existem duas coisas que todo cristão tem em comum: a fé em Cristo e o desejo de descobrir se está no caminho certo em sua vida espiritual.
Seja sincero: quantas vezes você se perguntou se está indo na direção certa? Eu faço essa pergunta para mim quase todos os dias, e estou sempre tentando entender o que Deus está me dizendo e para onde Ele quer me guiar. E não há lugar melhor para encontrar estas respostas do que na Bíblia. É na Palavra de Deus que conseguimos compreender qual é a vontade do Senhor para nós. Veja o que está escrito:
“Sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.” (Jeremias 29:11)
Você sabe o que Deus espera de você? Você deseja ouvir a voz do Senhor para receber as repostas que tanto busca? Acredito que sim, afinal, todos nós queremos isso. Por isso neste vídeo eu vou te mostrar cinco passos importantes para você crescer espiritualmente e fortalecer o seu relacionamento com Deus.
1) Mantenha o foco em Deus
Se você deseja desenvolver a sua fé e descobrir quais são os planos que o Senhor tem para a sua vida, é preciso que você se desligue um pouco das distrações a sua volta e mantenha o seu foco em Deus. Me responda com sinceridade: quanto tempo você dedicou à oração no dia de hoje? E se você ainda não orou, qual foi o motivo tão importante que te impediu de falar com o Pai por pelo menos 5 minutos?
Muitos de nós responderíamos a essa segunda pergunta com várias desculpas. Vamos dizer que é por causa do trabalho, por causa dos problemas em casa, da correria do dia a dia ou qualquer outra coisa. Mas está na hora de acabar com essas justificativas vazias, assumir nossos erros, e buscar colocar Deus no centro de nossas vidas. Veja o convite que Ele faz a cada um de nós:
“Clame a mim e eu responderei e lhe mostrarei coisas grandes e ocultas que você não conhece”. (Jeremias 33:3)
Deus quer um relacionamento íntimo com Seus filhos e a oração é a melhor maneira de se comunicar com Ele. O Senhor conhece o nosso coração, os nossos desejos e tem planos para nossa vida, mas ainda assim, Ele deseja e espera que você e eu O busquemos de todo o nosso coração para que Ele possa responder as nossas orações.
2) Aprenda a ouvir a voz de Deus
Uma das perguntas que eu mais ouço é essa: “Pastor, será que Deus está falando comigo ou é coisa da minha cabeça?” Eu sei que é difícil acreditar que o Deus Todo-Poderoso pode falar conosco, mas se aceitamos Jesus como nosso Salvador, o Espírito Santo de Deus mora dentro de nós e Ele deseja guiar a nossa vida.
Ao contrário do que muitos pensam, Deus não fica sempre em silêncio. Ele ainda fala nos dias de hoje, mas talvez não do jeito que pensamos. Deus é criativo e fala de muitas maneiras diferentes, por isso é muito importante aprendermos a ouvir a Sua voz. Por exemplo, Ele pode falar pela Bíblia, por meio de outras pessoas, nos seus pensamentos, sonhos e por meio de profecias que alguém te entrega.
E, é muito importante que você obedeça ao ouvir a voz de Deus, pois assim você estará cada vez mais íntimo Dele.
3) Confie no poder da oração
Quantas vezes você já ouviu alguém dizer que a oração tem poder? Essas pessoas não estão dizendo isso da boca pra fora. Elas estão dizendo isso porque viram o impacto da oração em suas próprias vidas. A oração é uma ferramenta poderosa para nos auxiliar em nosso crescimento espiritual e também nos ajudar a encontrar a força e a esperança que precisamos.
A oração é como a nossa respiração. Quando você respira, você não percebe que está respirando. Da mesma forma é ao orar; isso deve ser uma expressão natural do quanto você depende de Deus. E da mesma forma que a respiração é fundamental para você sobreviver, você tem que entender que a oração é tudo na sua vida; sem ela não é possível crescer espiritualmente. Veja o que a Bíblia diz:
“Elias era humano como nós. Ele orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio. Orou outra vez, e o céu enviou chuva, e a terra produziu os seus frutos” (Tiago 5:17,18).
A maioria das pessoas sabe que é importante orar, mas têm dificuldade em falar com Deus porque acham que Ele não as ouve. Elas oram uma, duas, três vezes, e como não veem uma resposta imediata, desistem e ficam frustradas. Mas este versículo mostra que Elias era uma pessoa normal, exatamente como você, mas ele persistiu na oração até que o milagre aconteceu. Por isso creia que, desde a primeira vez que você apresentou uma causa ou um pedido a Deus, Ele está trabalhando em seu favor e fará o que for melhor, de acordo com a vontade dEle.
4) Concentre no que realmente importa
Outra chave para alcançar o avanço espiritual é eliminar o que não importa em nossas vidas e focar no que importa. Muitos de nós paralisamos em todas as áreas de nossas vidas, inclusive na espiritual, porque perdemos muito tempo com coisas de pouca ou de nenhuma importância e deixamos de nos preocupar com aquilo que realmente vale a pena. Vamos ver o que o apóstolo Paulo escreveu:
“Já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória.” (Colossenses 3:1-4)
Quantas vezes na vida você se distraiu pensando nos problemas e nas coisas dessa terra? Quando estamos focados em coisas e pessoas que não são importantes para nosso crescimento e nossos objetivos, isso só nos atrasa e nos deixa mais distantes das promessas de Deus. E o diabo sabe muito bem disso, por isso vive criando situações em nossa vida para atrapalhar o nosso foco e nos fazer perder tempo com coisas que não têm valor algum.
Por isso, quando um desafio surgir em sua vida, concentre-se no que realmente importa. Confie em Deus, que sabe o que é melhor para você, mesmo se você não tiver certeza do que Ele está fazendo ou para onde Ele está te conduzido. Analise se tem algo impedindo o seu crescimento espiritual e, depois de remover essas distrações, você estará no caminho certo para viver da melhor forma possível.
5) Creia que tudo é passageiro
Independentemente das circunstâncias que enfrentamos e das lutas que surgem em nosso caminho, devemos saber que elas, mais cedo ou mais tarde, acabarão passando e que tempos melhores virão.
Enxergar a vida dessa maneira é muito importante, pois nos ajuda a desenvolver a nossa fé. Por mais que sua situação esteja dolorosa, creia que isso vai passar e o que ficarão são as lições que Deus te ensinou durante esse momento difícil.
O rei Davi sabia muito bem disso, pois passou por problemas em que eram praticamente impossíveis de ter algum tipo de esperança. Mas ele sabia que Deus era maior do que qualquer dificuldade e que o Senhor não o abandonaria. Veja o que ele escreveu no Salmo 30:
“Cantem louvores ao Senhor, vocês, os seus fiéis; louvem o seu santo nome. Pois a sua ira só dura um instante, mas o seu favor dura a vida toda; o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. Quando me senti seguro, disse: ‘Jamais serei abalado!" (Salmos 30:4-6)
Isso significa que não importa a provação que enfrentemos na vida, Deus ainda é o mesmo. Não importa o quão difícil seja a situação, ela será passageira. Se você crer, Deus encherá seu coração de alegria e você encontrará força para seguir em frente.
Conclusão
O crescimento espiritual vem por meio da oração, leitura da Palavra, jejum, renúncia de nossas vontades, etc. Mas não é tão simples crescermos espiritualmente, pois a nossa carne luta contra o Espírito e precisamos perseverar se quisermos vencer. Veja o que a Bíblia diz:
“A carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam.” (Gálatas 5:17)
Esse conflito sempre vai existir na sua vida. Todos os dias você terá que fazer uma escolha: satisfazer as vontades da carne ou satisfazer o seu espírito. O seu espírito deseja as coisas de Deus, mas a carne deseja fazer o que é mal e praticar o pecado. E você pode sim vencer a sua carne, quando você decide orar em todo tempo, priorizar o reino de Deus e ler a Palavra de Deus. Então, esse é o meu convite para você: a partir de hoje, decida viver em vitória. Decida vencer aquilo que vem te matando, aquilo que vem te deixando para baixo. Tome uma posição com Cristo. Creia que Deus te chamou e que Ele vai te capacitar. Assim como Ele fez comigo, eu desejo que Ele faça com você. Que Ele te faça mais do que vencedor em todas as circunstâncias.
Autor: Pastor Antonio Junior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário