"Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu *Deus* de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo." (Mateus 22: 37-39)
O que é ser cristão?
A palavra cristão quer dizer pequeno cristo, ou seja, cópia/discípulo do *Verdadeiro*. A designação não está relacionada à religião de alguém, mas sim, à identidade que essa pessoa tem com a pessoa de *Jesus Cristo*.
O que vemos nos dias atuais é que se declarar cristão virou um tipo de "status", há alguns anos atrás ser cristão era sinônimo de honestidade, hoje já não é mais, e não porque aqueles que não são cristãos acusam os que são de ladrões ou coisas piores, infelizmente vemos pessoas públicas, dentro da igreja, da política, do meio artístico, futebolístico, etc., que se proclamam cristãos, mas, na verdade são um péssimo exemplo para a sociedade.
Então o que é ser cristão? Ser cristão é, primeiramente, obedecer os mandamentos que *Jesus* nos ensinou. Mateus 22: 37-39 é um dos principais, mas temos vários outros.
*Deus*, não procura grandes pessoas espirituais, *Deus* procura aqueles que tem um coração puro, amoroso, obediente, voltado para o bem, etc e etc.
Ser cristão é sentir grande tristeza em ver uma pessoa perdida nas drogas, na bandidagem, na prostituição, na corrupção ativa ou passiva, no crescimento financeiro a qualquer custo, ver pais matando filhos, filhos matando pais, pessoas dormindo e morando nas ruas, injustiças...
Ser cristão é estar pronto para ajudar, independentemente da religião que a pessoa professa, das preferências políticas, futebolísticas, etc e etc
Leiam a declaração do Apostolo Paulo, isso é um belo exemplo do que é ser cristão: "... Entretanto, alegre e livremente me tornei servo de todos, a fim de poder ganhá-los para *Cristo*. Quando estou com os judeus, pareço-me um deles, para que eles escutem o Evangelho e eu possa ganhá-los para *Cristo*. Quando estou entre os gentios que seguem as cerimônias e costumes judaicos, não discuto com eles, embora não concorde, porque desejo ajudá-los. Quando estou com os pagãos, concordo com eles tanto quanto possível, com a exceção naturalmente de que, como cristão, eu devo fazer sempre o que é correto. E assim, concordando com eles, posso ganhar sua confiança e ajudá-los também. Quando estou com aqueles cuja consciência facilmente os inquieta, não ajo como se eu soubesse tudo e não digo que eles são tolos; o resultado é que assim eles estão dispostos a me deixar ajudá-los. Sim, qualquer que seja o tipo de pessoa, eu procuro achar um terreno comum com ela, para que me permita falar-lhe de *Cristo* e permita a *Cristo* salvá-la. Faço isso para levar o Evangelho a eles e também pela bênção que eu próprio recebo, quando os vejo ir a *Cristo*." (Bíblia Viva - I Coríntios 9: 19-23)
Será que o nosso amor pelas pessoas consegue quebrar as barreiras das tradições e da religiosidade? Vamos ficar até quando discutindo coisas banais dentro das nossas igrejas, como, vestimentas, estilos musicais, se a minha versão da Bíblia é a que esta certa, se a ministração do outro não é a mais correta...
Infelizmente, muitos dos que se dizem cristãos e tem influencia sobre um grande número de pessoas procuram cada vez mais apresentar os defeitos dos outros, para encobrir os seus próprios, não temos que ficar apresentando defeitos de ninguém, temos que mostrar como é bom ter uma vida totalmente dependente de *Jesus Cristo* e deixá-los ver o quanto somos abençoados por isso. Vemos cada vez mais as nossas igrejas cheias, isso é muito bom, mas não é só dentro da igreja que devemos estar, devemos levar a *Palavra de Deus* a cada canto da sociedade, *devemos ter um testemunho exemplar* para que através da nossa vida as pessoas possam ver o quanto é bom seguir e servir a *Jesus Cristo*, na maioria das vezes, os nossos atos falam muito mais do que palavras.
Para ser de verdade um cristão, devemos viver como *Jesus Cristo* viveu, andar como *Jesus Cristo* andou e principalmente amar como *Jesus Cristo* amou. *Jesus Cristo* esteve aqui e as pessoas o seguiam pelo que Ele era e fazia. Quantas pessoas será que confiariam a sua vida em nossas mãos? Quantas pessoas colocariam a mão no fogo por nós? Pense bem nisso, você é embaixador do *Reino de Deus* na terra (II Coríntios 5: 20), como embaixador você deve se preocupar em representar, muito bem, esse *Reino*.
Que sirva essa mensagem para que possamos pensar em como temos agido como cristãos e não para servir de acusação para essa ou aquela pessoa, para essa ou aquela denominação, a Bíblia diz que somos o corpo e *Jesus* o cabeça desse corpo, então façamos a nossa parte mesmo que outros não façam as suas.
*Deus* te abençoe e a todos na sua família com uma ótima sexta-feira e com um final de semana maravilhoso na presença dEle.
Um abraço do amigo,
Frank Medina
Nenhum comentário:
Postar um comentário