14 junho 2021

𝟓 𝐦𝐨𝐧𝐬𝐭𝐫𝐨𝐬 𝐝𝐚 𝐁í𝐛𝐥𝐢𝐚 𝐪𝐮𝐞 𝐯𝐨𝐜ê 𝐩𝐫𝐞𝐜𝐢𝐬𝐚 𝐜𝐨𝐧𝐡𝐞𝐜𝐞𝐫






Conheça esses 5 monstros assustadores da Bíblia, descritos nos livros de Apocalipse e Jó. Algumas dessas criaturas são apenas metáforas usadas por Deus para explicar coisas espirituais que acontecerão no fim dos tempos; outras, ao que tudo indica, realmente habitaram na terra.

---
A Bíblia é cheia de histórias fantásticas. Fatos surpreendentes e milagres grandiosos podem ser encontrados tanto no Antigo, quanto no Novo Testamento. Ela também narra história de pessoas comuns que, graças ao amor e o poder de Deus, tiveram suas vidas transformadas e se tornaram um exemplo vivo do que Deus pode fazer em nossas vidas.

Mas você sabia que a Bíblia também fala sobre criaturas bem diferentes, como dragões, bichos com várias cabeças e monstros marinhos? Algumas dessas criaturas são apenas metáforas usadas por Deus para explicar coisas espirituais que acontecerão no fim dos tempos; já outras, ao que tudo indica, realmente habitaram na terra. Sendo reais ou não, eu tenho certeza que esses animais vão mexer com a sua imaginação.

1) Dragão

A passagem que trata sobre este animal está em Apocalipse 12:7-9: “Houve então uma guerra no céu. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão, e o dragão e os seus anjos revidaram. Mas estes não foram suficientemente fortes, e assim perderam o seu lugar no céu. O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançado à terra.”

É claro que não existem dragões voando pelos ares. Nem hoje, nem no passado. O Livro de Apocalipse é um conjunto de revelações que Deus deu ao apóstolo João a respeito do fim dos tempos. E uma das figuras dessas revelações é o dragão, que representa Satanás. A Bíblia relata que esse dragão é a antiga serpente que engana a todos. Além disso, ele tem sete cabeças e dez chifres (Apocalipse 12:3) e persegue os seguidores de Cristo para tentar destruí-los (Apocalipse 12:17). Depois da volta de Jesus, esse dragão será preso e lançado no lago de fogo, onde permanecerá por toda a eternidade.

2) Besta

Outra criatura citada pelo apóstolo João no Livro de Apocalipse é a besta. O relato sobre ela está no capítulo 13: “Vi uma besta que saía do mar. Tinha dez chifres e sete cabeças, com dez coroas, uma sobre cada chifre, e em cada cabeça um nome de blasfêmia. A besta que vi era semelhante a um leopardo, mas tinha pés como os de urso e boca como a de leão. O dragão deu à besta o seu poder, o seu trono e grande autoridade.” (Apocalipse 13:1,2)

A besta é associada ao anticristo. Ela surgirá sobre o mar, receberá seu poder de Satanás e sairá para conquistar o mundo. Assim como o dragão, a besta terá sete cabeças e dez chifres. O Livro de Apocalipse ainda mostra que seu corpo será uma mistura de um leopardo com um leão e um urso - esses animais representam agilidade, poder e força.

Já nos versículos 11 a 14 do mesmo capítulo, vemos uma segunda besta. Esta terá dois chifres semelhantes aos de um cordeiro e falará como dragão. Essa criatura maligna sairá da terra e agirá como falso profeta, fazendo grandes sinais, enganando as pessoas e obrigando-as a adorarem a primeira besta.

3) Gafanhoto do abismo

Além do dragão e das duas bestas, outra criatura mencionada na Bíblia para relatar fatos do fim dos tempos é o gafanhoto do abismo. De acordo com o apóstolo João, esses animais surgirão logo depois que uma das trombetas do Apocalipse for tocada. Em Apocalipse 9:1-3 diz:

“O quinto anjo tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que havia caído do céu sobre a terra. À estrela foi dada a chave do poço do Abismo. Quando ela abriu o Abismo, subiu dele fumaça como a de uma gigantesca fornalha. O sol e o céu escureceram com a fumaça que saía do abismo. Da fumaça saíram gafanhotos que vieram sobre a terra, e lhes foi dado poder como o dos escorpiões da terra”.

As características dessa criatura são assustadoras (Depois leia na sua casa: Apocalipse 9:7-10). Segundo a profecia, esse animal se parecerá com um cavalo de guerra, sua face será como a de um ser humano, seus cabelos serão como os das mulheres e seus dentes como os de um leão. Além disso, haverão coroas de ouro em sua cabeça. Sua cauda será como a de um escorpião e sua ferroada será tão dolorida que as pessoas desejarão morrer, porém, a morte fugirá delas. Esses gafanhotos representam o pecado e atormentarão aqueles que não tiverem o selo de Deus.

4) Leviatã

O leviatã foi um dos animais que, de acordo com o Livro de Jó, podem ter existido de verdade um dia. Em todo o capítulo 41 vemos as suas características. Veja alguns relatos sobre ele:

"Você consegue pescar com anzol o leviatã ou prender sua língua com uma corda? (...) Das suas narinas sai fumaça como de panela fervente sobre fogueira de juncos. Seu sopro faz o carvão pegar fogo, e da sua boca saltam chamas. Ele faz as profundezas se agitarem como caldeirão fervente, e revolve o mar como pote de unguento. Deixa atrás de si um rastro cintilante; como se fossem os cabelos brancos do abismo. Nada na terra se equipara a ele; criatura destemida!” (Jó 41:1,20,21)

O leviatã era um monstro marinho muito grande, que soltava fogo pela boca e fumaça pelas narinas. Ele era tão grande e forte que as águas do mar se agitavam quando ele passava. O Salmo 104 confirma que realmente existiu esse monstro das águas. Veja o que está escrito:

“Eis o mar, imenso e vasto. Nele vivem inúmeras criaturas, seres vivos, pequenos e grandes. Nele passam os navios, e também o Leviatã, que formaste para com ele brincar” (Salmos 104:25,26)

Algumas versões da Bíblia tratam o leviatã como se ele fosse uma espécie de crocodilo, mas se lermos todo o capítulo 41 do Livro de Jó, veremos que suas características são bem diferentes das de um crocodilo ou jacaré.

5) Beemote

O beemote também é mencionado no Livro de Jó. No capítulo 40, o próprio Deus fala a Jó sobre essa criatura: "Veja o Beemote que criei quando criei você e que come de capim como o boi. Que força ele tem em seus lombos! Que poder nos músculos do seu ventre! A cauda dele balança como o cedro; os nervos de suas coxas são firmemente entrelaçados.” (Jó 40:15-17)

O beemote era um animal herbívoro muito grande que vivia próximo aos rios - tão grande e forte que nem uma forte correnteza era capaz de incomodá-lo. Porém, ele era um herbívoro que não costumava atacar outros animais - desde que não fosse atacado primeiro.

Algumas versões traduzem “beemote” como hipopótamo ou elefante, mas essa criatura não possuía características de nenhum desses animais. A Bíblia indica que o beemote tinha uma cauda grande e potente, que era comparada com o cedro - uma árvore alta, forte e resistente, bem diferente dos hipopótamos e dos elefantes.




Autor: Pastor Antonio Juior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário