08 abril 2021

Sete Advertências



Texto: Deuteronômio 6.1-19


Texto para memorização: “Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força” (Deuteronômio 6.4,5).

Introdução: Esse maravilhoso texto fala de princípios estabelecidos pelo Pai, que se observados trazem recompensas.

Vejamos abaixo:

1. Não se esqueça de Deus:
O Pai precisa estar em primeiro lugar em todas as áreas da vida de cada um de nós.
“Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força” (vs. 4,5).
“Havendo-te, pois, o Senhor, teu Deus, introduzido na terra que, sob juramento, prometeu a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó, te daria, grandes e boas cidades, que tu não edificaste; e casas cheias de tudo o que é bom, casas que não encheste; e poços abertos, que não abriste; vinhais e olivais, que não plantaste; e, quando comeres e te fartares, 12guarda-te, para que não esqueças o Senhor, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão” (Dt 6.10-12).

2. Não ande em jugo desigual com os infiéis:
Jugo desigual: Fazer aliança com infiéis. Veja o que o Senhor diz em Isaias 42.8: “Eu sou o Senhor, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura”.
“Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?” (2 Co 6.14).


3. Não procure agradar as pessoas a qualquer custo:
Decida a dizer não para tudo o que é contrário aos princípios estabelecidos na Palavra de Deus. Muitos se perdem, pois se esquecem de que é de Deus que vem todas as coisas, que é Ele que abre e fecha portas, que dá a vida e pode tirar a vida e quem nos abençoa e procuram agradar a homens.
“Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo” (Gl 1.10).
“E enviaram-lhe discípulos, juntamente com os herodianos, para dizer-lhe: Mestre, sabemos que és verdadeiro e que ensinas o caminho de Deus, de acordo com a verdade, sem te importares com quem quer que seja, porque não olhas a aparência dos homens” (Mt 22.16).


4. Não se enrede nas filosofias humanas:
A Palavra de Deus é a nossa fonte de vida e sabedoria. Volte-se para o Pai e a sua Palavra.
“Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo” (Cl 2.8).
“Não vos deixeis envolver por doutrinas várias e estranhas, porquanto o que vale é estar o coração confirmado com graça e não com alimentos, pois nunca tiveram proveito os que com isto se preocuparam” (Hb 13.9).

5. Não se envolva com a idolatria:
A Idolatria é uma maldição e considerada por Deus como uma abominação (sentimento misto de ódio, desprezo e horror).
“Filhinhos, guardai-vos dos ídolos” (1 Jo 5.21).
“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas” (Mt 6.24).

6. Não iluda a você mesmo:
Os dons espirituais usados com motivações erradas não têm qualquer valia diante de Deus. Construa em Deus, isto é, sobre a rocha, que é Cristo, a sua casa, sua vida, seus sonhos.
“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade. Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína” (Mt 7.21-27).

7. Não seja avarento:
A avareza sinaliza que o homem ama mais as posses deste mundo do que o doador de todas as coisas. Para Deus a avareza é idolatria, que é abominação.
“Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui” (Lc 12.15).
“Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria” (Cl 3.5).
“Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei” (Hb 13.5).

Conclusão: Tendo o Senhor como único Deus, amando a Ele com todas as forças, ensinando o seu amor aos filhos e não se esquecendo dele, teremos direito a um território e suprimento que jamais faltará. É a recompensa para os fiéis.

Pr. Josué Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário