17 dezembro 2020

Como Transformar Seguidores Passivos em Líderes Apaixonados

 

Você já imaginou ser um dos 72 discípulos que Jesus enviou? Ao ler Lucas 10 e me colocar no lugar deles, foi maravilhoso!

Jesus é maravilhosamente específico, além de brilhantemente vago, e é intencionalmente. O que segue são as gemas de desenvolvimento de liderança que Jesus usou ao transformar um grupo passivo de seguidores em líderes apaixonados. Abaixo está o que você precisa fazer por aqueles que está desenvolvendo:

1. Ajude-os a Abraçar o Porquê

Jesus começa (v.2) com o porquê da missão. Este “porquê”, para esses líderes não provados, é vital.

"A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos ..." É por isso que estou lhe enviando. Quando parecer duro ou difícil, lembre-se porquê e você conseguirá superar.

Garanta que aqueles que lideram saibam por que estão fazendo o que fazem. É por isso que isso tem que ter importância eterna e aplicação imediata.

2. Dê a Eles Algo Para Liderar

Ele começa com uma palavra que tendemos a não proclamar na igreja, "Ide!" (V.3). O desenvolvimento da liderança começa com o movimento. Um líder não pode começar a aprender e crescer se não estiver liderando. Então, quando Jesus diz "Ide", ele cria movimento para que o aprendizado possa ocorrer.

Desenvolva líderes enquanto eles lideram alguma coisa, não para liderar alguma coisa.

3. Compartilhe o Essencial

Jesus segue isso assegurando que aqueles que Ele está enviando para a batalha conheçam o essencial! Eles tiveram que entender o que Ele estava pedindo que eles fizessem, e assim Jesus facilita para eles.

Ele diz a eles para serem cautelosos, o que levar, para onde ir, quem procurar e o que fazer se não estiver dando certo (v.4-7). Claramente, Jesus está bastante confiante em Suas instruções. Eu acho que Sua confiança é ainda maior naqueles que Ele está enviando, porque Ele não os acompanha e Ele nunca considera que eles podem não ir.

Dê a seus líderes todas as informações essenciais que eles precisam para liderar de uma maneira que lhes seja natural.

4. Encarregue-os de Expandir o Reino

Geralmente, os enviados são avaliados com base nas instruções com as quais foram enviados. Eles pegaram uma bolsa? Eles pararam no caminho? Eles se certificaram de que receberam a saudação corretamente?

Parece que o mais importante é que o reino se aproximou (v. 8-9) daqueles que estavam sendo liderados por aqueles que os lideravam. 

“Também, em qualquer cidade em que entrardes, e vos receberem, comei do que puserem diante de vós. Curai os enfermos que nela houver, e dize-lhes: É chegado a vós o reino de Deus”.

Se aqueles que estamos desenvolvendo como líderes, queimarem com essa medida dentro deles, o Reino de Deus se expandirá.

Ajude seus líderes a pensar constantemente: Como faço para aproximar o Reino de Deus daqueles que lidero?

5. Celebre a Fidelidade Deles Mais do Que o Sucesso

Em uma reviravolta brilhante no final, Jesus lhes diz (v.16): “Quem vos ouve, a mim me ouve; e quem vos rejeita, a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou”.

Jesus está dizendo, se você for contar a eles sobre mim, seu trabalho está feito. O que eles fazem com isso é entre eles e eu. Com que frequência medimos o desenvolvimento de líderes pelos resultados que eles trazem?

Jesus não faz isso.

Ele mede Seus resultados por uma prerrogativa central, cujo sucesso depende do movimento do Espírito, e não da carne sendo glorificada. Ele poderia ter dito: "E quem cumprir melhor a minha vontade, será aquele que falará a maioria das pessoas".

Ele não diz isso. Em vez disso, ele diz a eles para aproximar o Reino dos outros. Ao fazer isso, o Espírito Santo pode se mover.

Incentive a fidelidade a Deus naqueles que você lidera, não a fidelidade a um conjunto de resultados que você precisa.

Onze dos doze líderes que Jesus desenvolveu mudou o mundo. Aja de acordo com essas cinco ideias e deixe-nos saber como você está se desenvolvendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário