13 janeiro 2019

Gideão e a lei da aceitação Pessoas aceitam primeiramente o líder, depois, a visão (Jz 6.11—8)


Em seminários de liderança, percebi que se faziam muitas perguntas sobre visão. Invariavelmente, alguém vem mim durante o intervalo, dava-me uma breve descrição de uma visão envolvente e perguntava: "O senhor acha que as pessoas aceitarão a minha visão?" Sempre respondo da mesma maneira: "Primeiramente, me diga o seguinte essas pessoas aceitam você?"
Muitos acreditam que, se a causa é suficientemente boa, pessoas automaticamente aceitarão a mesma e a sua liderança Mas não é assim que a liderança funciona. Pessoas não seguem primeiramente causas dignas; elas seguem líderes que promovem causas dignas. Pessoas aceitam primeiro o líder, depois, a
visão do líder. Ouvintes filtram cada mensagem através do mensageiro que a anuncia. Você não pode separar o líder da causa que ele promove. Não é proposital ; ambos sempre andam de mãos dadas.
Quem teria escolhido Gideão como líder? Certamente, não Gideão; nem ele mesmo se via como líder.   Gideão disse ao anjo que lhe falava que Deus quis usá-lo para derrotar os midianitas. "Eis que a minha tribo a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai" (Jz 6.15).
Apesar das dúvidas de Gideão, Deus o usou. O povo se aglomerou em volta dele, e ele conduziu Israel para a mais assimétrica em toda a história do povo.
A anatomia da aceitação
Gideão se desenvolveu de um discreto membro de uma pequena família em um líder das tribos do Norte, líder, seu crescimento passou por vários estágios:
1. Começou em casa (caráter)
Um bom líder dá provas, primeiramente, de si mesmo para as pessoas que lhe são próximas. Gideão conversou com dez servos de sua casa. Com a ajuda deles, destruiu um altar de Baal, construiu um altar novo para ofereceu o sacrifício exigido por Deus.
2. Conquistou um influenciador importante (carisma)
Os homens de Ofra ficaram furiosos com Gideão quando descobriram que ele havia destruído o alta de baal "Leva para fora o teu filho," ordenaram ao seu pai, Joás, "para que morra" (Jz 6.30). Mas Gideão conquistou um poderoso aliado na pessoa de seu pai. joás defendeu o seu filho e poupou a vida de Gideão.
3. Expandiu seu círculo (credibilidade)
Gideão conquistou a sua cidade porque conquistou a influência de Joás. Em seguida, conquistou rapidamente abiezritas (o povo da região) juntamente com as tribos que se encontravam além: Aser, Zebulom e Nafta ' o povo de Efraim juntou se a Gideão. Quando um grupo-base de pessoas aceita a sua liderança, é possível; o círculo de influência.
4.Avançou no tempo certo (culminância)
Tantas pessoas aceitaram a liderança de Gideão de Deus teve que mandar para casa muitas delas
 (Jz 7.2| reduziu o número de seguidores de Gideão para 300.
Mas, quando lutaram sob a liderança de Gideão, obteve uma grande vitória, e Deus recebeu a glória.
Sete qualificações que seguidores esperam num líder
Pessoas sempre perguntam: "Por devo seguir você?" Líderes devem compreender que eles estão expostos  tenham a chance de expor a sua visão.
Quando os seguidores obtêm confiança no líder, também sentem cor-": visão.
Observe sete qualificações que atraem pessoas a um líder:
1. Chamado
Poucas coisas são tão marcantes quanto o chamado claro do líder.
Anteriormente, Gideão vivia com medo de si e pediu inúmeros sinais para confirmar a sua missão. Mas, depois que abraçou a sua missão, paixão e cc encheram o coração dele.
2. Intravisão
Pessoas respeitam o líder que tem visão, sabedoria para ver as questões e visão para perceber o que se era frente. Deus deu a Gideão intravisão no coração dos midianitas. Na ocasião em que Gideão chamou seus à batalha, ele compreendeu que Deus havia assegurado a vitória.
3. Carisma
As pessoas gostam de fica perto de líderes que fazem com que ela se sintam bem consigo mesmas. Quando Gideão convidou o povo de Efraim, para participar na prossecução dos midianitas, eles reagiram com indignação. Mas Gideão ajudou a ver a importância do seu papel, lembrando-lhes que haviam capturado e matado os príncipes de Midiã .
4. Talento
Não há nada que a indústria do entretenimento ponha mas em evidencia de que os fãs se aglomeram ao redor de pessoas talentosas. Nos não sabemos muito sobre Gideão e suas habilidades naturais, o anjo o chamou de "homem valente", e instruiu-o a "vai nessa tua força ( 6:12.14). fica evidente que Gideão possuía uma enorme força física e coragem.
5. Habilidade
As pessoas sentem uma atração natural por alguém que consegue fazer varias coisas. Gideão não consegue convence os efraimitas a até que ele havia provado sua capacidade.
6. Comunicação
Um líder que não consegue se comunicar o seu desejo e visão tem dificuldade em convence as pessoas aceitarem a sua liderança. Sempre que Gideão se comunicou com o seu povo, mas ele se comunicou varias vezes seguidas.
7. Carater
É preciso ter caráter para ganhar e manter a confiança. Gideão quando começou tinha um caráter forte e seguiu adiante enquanto os outros não tinha. Ele demostrou coragem diante de inacreditáveis obstáculos. Mas no final. uma falha no seu caráter fez as pessoas que o seguiam se sentissem traídas. Após suas vitórias.
Gideão criou um ídolo e o adorou em Ofra: "Desse peso fez Gideão uma estola sacerdotal e a pôs na sua cidade, em Ofra; e todo o Israel se prostituiu ali após ela; a estola veio a ser um laço a Gideão e á sua casa. (Jz 8-27) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário