11 fevereiro 2016

Esboço de Sermão

Esboço de Sermão


José: Um Homem Humilde Para Uma Missão Celestial

Posted: 10 Feb 2016 09:29 AM PST

José: Um Homem Humilde Para Uma Missão Celestial
Texto: Mateus 1:18-25
Introdução: Quando Deus se moveu no momento de enviar o Seu Filho Jesus ao mundo, Deus escolheu o vaso perfeito quando Ele escolheu a virgem chamada Maria. Uma vez que o nascimento de Jesus deveria ser um nascimento virginal, não haveria necessidade de um varão humano como pai da criança. No entanto, porque Jesus estava vindo a este mundo como um bebê indefeso, e uma vez que Deus estava enviando o Seu Filho ao mundo para viver na pobreza e não no esplendor, haveria uma grande necessidade de alguém para suprir as necessidades desta criança. Portanto, Deus escolheu o homem José para ser o provedor terreno de Seu Filho celestial.

Eu gostaria que nós por um momento esta noite observasse esta passagem. Eu quero apontar alguns detalhes da vida de José e marcá-lo como um homem que Deus poderia usar. Eu quero pregar hoje sobre este pensamento: José, um homem humilde para uma missão celestial. 

I. A tragédia que marcou sua vida. V. 18-19

A. A tragédia de descobertas chocantes. V. 18
B. A tragédia de sonhos despedaçados. V. 18-19
C. A tragédia das decisões dolorosas. V. 19 

II. A tarefa que marcou sua vida. v. 20-23

A. A tarefa envolveu revelações divinas. V. 20
B. A tarefa envolveu requisitos definidos. V. 20-21
C. A tarefa envolveu realizações encantadoras. V. 21-23 

III. O testemunho que mediu sua vida. V. 24-25

A. Um testemunho do cumprimento incondicional. V. 24
B. Um testemunho do compromisso inabalável. V. 25
C. Um testemunho de conclusão infalível. V. 25
 
Conclusão: Você sabia que Deus usou José na vida de Jesus de uma maneira poderosa? Sem dúvida, José estava muito envolvido na vida e na formação de Jesus como um homem jovem. Deus tomou um pobre, humilde carpinteiro e usou-o para realizar uma importante missão celestial.

A Alegria da Vida Cristã

Posted: 10 Feb 2016 09:23 AM PST

A Alegria da Vida Cristã
Texto: Salmos 51:12
- Quando estamos estressados ​​e angustiados pelo estado de nossas vidas, nós nos encontramos em estado patético:
- Ficamos irritado até mesmo os menores inconvenientes e problemas,
- Raramente sorrimos,
- Somos rápidos para tirar as pessoas,
- Nós cair na cama toda noite, exausto,
- Não temos alegria em nossas vidas.
- É esta última questão que é de particular preocupação para nós nesta noite, porque eu acredito que há uma estreita relação entre a presença do estresse em nossas vidas e a ausência da alegria em nossas vidas.
- Muitos cristãos têm desistido da alegria em suas vidas e presume que um ritual religioso seco é o máximo que se pode esperar. O que Jesus diria para aqueles cuja alegria da vida cristã acabou?
- Nossa primeira preocupação é....

O que a alegria tem a ver com seguir a Jesus?

1. A vida cristã não é sinônimo de cara fechada, enrugada, igual ameixa seca.
- Muitos têm uma imagem do "cristão sério" como um puritano que nunca sorri cuja falta de humor é a evidência de sua piedade. Na realidade, Paulo disse que a alegria era uma das evidências de que o Espírito está ativo em nossas vidas (Gálatas 5:22-23).
2. Jesus vivia em festas (que é outra maneira de dizer que Jesus era cheio de alegria).
- Jesus era uma pessoa que os pecadores realmente queriam em suas festas. Quantos pregadores dos dias de hoje você pode dizer isso? De quantos Cristãos hodiernos você pode dizer isso?
- Mateus 11:19, Lucas 7:39, e Lucas 19:7 são alguns exemplos do desejo que os pecadores tinham de estar perto dele.
- Além disso, considere que o primeiro milagre de Jesus fez foi um para manter uma festa em andamento (João 2:1-10). (Considere também que, na história do filho pródigo, a primeira coisa que o Pai fez no retorno do filho pródigo foi uma festa (Lucas 15:22-24)
3. Embora não sem problemas, a vida cristã normal deve ser cheia de alegria.
- Lucas 2:10, Mateus 13:44 e João 17:33 são alguns exemplos da alegria que Jesus deseja transmitir em nossas vidas. Há também, é claro, a passagem de Gálatas 5.

De onde é que esse tipo de alegria vem?

1. A alegria mais profunda não é encontrada no poder, posição ou posses, mas sim nos relacionamentos.
2. Não nos relacionamos com Deus através de uma religião, mas sim através de um relacionamento.
- Em João 15 (ver especialmente o v. 11), Jesus compartilha a ideia simples, mas profunda que uma vida de alegria e fecundidade vem por permanecermos n'Ele. Ou seja, é a proximidade do relacionamento que mais importa.
- Sua relação com o Pai era a fonte primária da alegria de Jesus (Ele até se refere a ele como seu "pão").
- Portanto, a nossa maior fonte de alegria é um relacionamento. . . Com Deus.
3. A segunda maior fonte de alegria de Jesus veio dar-se a Si Mesmo por aqueles ao seu redor.
- Se a alegria principal de Jesus era seu relacionamento com o Pai, o próximo na linha era Seus relacionamentos com aqueles ao seu redor.
- A única vez que Jesus é descrito nos Evangelhos como "cheio de alegria" (NVI) é em Lucas 10:21. A ocasião? Primeira tentativa de fazer o trabalho do Reino por conta própria dos discípulos. Jesus estava cheio de alegria por sua vitória (que Ele, é claro, tinha feito possível).
- Hebreus 12:2 diz que Jesus suportou a cruz "pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz". Que alegria é essa? A alegria de poder estar eternamente em relacionamento conosco.

Como posso ter esse tipo mais profundo de alegria em minha vida?

1. Decida se você está satisfeito onde você está ou se você quiser que o seu vaso cheio.
- Salmo 51:12 contém uma oração para você a orar.
- Você nunca vai chegar a alegria mais profunda, a menos que você decida que está insatisfeito com onde você está agora.
2. Reconhecer que a alegria aumenta quanto mais perto você chegar de Deus.
- Você não pode estar distante de Deus ou preocupado com outras prioridades em sua vida e ainda esperar desfrutar de uma alegria mais profunda.
- Chegar mais perto de Deus não é sobre ser "religioso"; trata-se de permanecer na plenitude da alegria do Senhor. Trata-se de receber a vida abundante que Ele quer dar (João 10:10).
3. Procure maneiras de fazer aqueles ao seu redor felizes.
- Pare de acreditar na mentira de que a alegria virá quando você se colocar à frente dos outros. Alegria virá em sua vida através de dar àqueles em torno de você.
- O que você pode fazer hoje que iria trazer um sorriso na face do seu cônjuge? O que você pode fazer esta semana que faria com que os seus filhos dissessem: "Legal!" Ponha um sorriso em seus rostos e haverá um no seu. Por quê? Porque você está investindo nesses relacionamentos importantes.
4. Rejeite as tentações da "felicidade instantânea", que são, na verdade, imitações patéticas da alegria mais profunda de Jesus.
- A atração da pornografia ou se tornar um shopaholic inclui a promessa de que tais coisas vão fazer você feliz. Cuidado com o gancho nessas iscas! Essas tentativas rasas de felicidade são um substituto pálido e patético para a alegria duradoura e mais profunda que Jesus oferece.

Conclusão:

- Você está cansado de viver sem alegria? Dê um passo em direção a Deus, esta noite, crendo que Ele é a fonte de alegria mais profunda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário